Conhecer mais sobre a Inteligência Emocional e a Inteligência Espiritual ajuda as pessoas a se desenvolverem, assim como levar uma vida muito mais equilibrada e saudável psicologicamente. Leia abaixo e entenda no que consistem e a diferença entre elas.

O que é Inteligência Emocional

A Inteligência Emocional (IE) foi um conceito desenvolvido nos anos 90 para determinar a habilidade em conseguir analisar as próprias emoções, associá-las aos nossos pensamentos de forma que seja possível entendê-las e controlá-las de forma mais saudável conosco e com outras pessoas.

Segundo os psicólogos que desenvolveram o conceito da Inteligência Emocional, existem quatro bases e formas de domínio sobre nossa capacidade de ter uma percepção emocional mais completa.

A primeira é entender melhor as emoções e suas origens, de forma que sua motivação fique mais clara. Outro domínio importante na IE é raciocinar por meio das emoções empregando as informações disponíveis para que o entendimento seja mais fácil.

Nesse entendimento, terceiro pilar da Inteligência Emocional, se busca compreender nossas variações emocionais mais profundamente para saber suas origens. Por último, a capacidade de gerenciar as emoções. Isso inclui saber lidar melhor com elas e perceber o impacto que causam nas pessoas ao seu redor.

Goleman, o primeiro autor que publicou sobre o assunto, detalha em seu livro que um bom desenvolvimento da Inteligência Emocional ajuda as pessoas a se entenderem melhor e permite que os sentimentos sejam demonstrados de forma mais equilibrada e eficaz na relação com autoconhecimento e no convívio com outras pessoas.

A importância disso ainda está relacionada com o bom desenvolvimento da inteligência das pessoas desde pequenas, ficando claro com esse assunto deve ser considerado desde cedo, principalmente para os pais que desejam desenvolver a Inteligência Emocional nas crianças.

Importância de Desenvolver a Inteligência Emocional

Desenvolver nossa Inteligência Emocional traz muitos benefícios no processo de entender nossas emoções e lidar com elas de forma saudável.

Ela ajuda a lidar melhor com conflitos e problemas do cotidiano, desenvolver uma comunicação mais sincera, ajuda a evitar discussões e possíveis competições que não são necessárias.

Desenvolvendo essa competência, também é possível canalizar melhor nossas emoções e controlar impulsos prejudiciais, lidar melhor com desafios, proporcionar uma educação e convívio mais saudável com os filhos e tomar atitudes ou decisões com mais assertividade sem a influência de seus sentimentos não compreendidos.

O que é Inteligência Espiritual

A Inteligência Espiritual pode parecer ter relação com a espiritualidade, mas está relacionada a como as pessoas lidam com questões essenciais e as ajudam a viver as emoções e sentimentos de maneira equilibrada.

Esse conceito está relacionado a estudos que mostraram como uma área do cérebro, chamada de “ponto de Deus”, está relacionada a capacidade de buscar valores e significados para nossas vidas.

Desenvolvendo a Inteligência Espiritual é possível lidar melhor com o perdão, ter mais sensibilidade e compaixão consigo e com os outros, além de até nos ajudar a sermos mais criativos.

Assim, podemos enxergar e lidar melhor com todos os acontecimentos que se passam em nossa vida, encontrando soluções mais facilmente sem perder o controle emocional, equilibrando nossa ração, nossos valores e crenças já formados. Isso tudo é fundamental na busca de um propósito em nossas vidas.

Benefícios de Desenvolver sua Inteligência Espiritual

Os benefícios de desenvolver a Inteligência Espiritual são muitos, focados não somente em lidarmos com nossa consciência e pensamentos internos, mas como nos relacionamos com outras pessoas.

É possível se conhecer intimamente de maneira mais clara e sincera, achar outros significados para acontecimentos negativos, diminuir nossos medos, acreditarmos mais em nós mesmos, ser mais flexível, compreender melhor as pessoas, ser mais motivado e ajuda até a lidar melhor com nossa zona de conforto.

Para os que são pais, a Inteligência Espiritual, aliada a uma boa percepção da educação parenta, colabora muito na criação de outros seres humanos mais conscientes e equilibrados.

Os benefícios são muito vastos e andam lado a lado com a Inteligência Emocional. Entenda um pouco sobre a diferença entre esses dois conceitos.

Diferença entre Inteligência Emocional e Espiritual

Ainda que relacionadas, podemos entender que a Inteligência Emocional está mais relacionada a como interpretamos melhor nossas emoções através de pensamentos associativos que ajudam a entender o porquê nos sentimos de determinada maneira.

Além de entendermos melhor a nós mesmos, a IE ajuda no processo de lidar com essas emoções para saber lidar com as diversas situações e desafios em nossa vida.

Entretanto, a Inteligência Espiritual está mais focada em buscar um equilíbrio, entender melhor nossos propósitos e criar direcionamentos para nossos objetivos enquanto lidamos com os “problemas” que podem surgir no caminho de forma saudável. Isso ajuda a desenvolver melhor nossa percepção de mundo, sermos mais criativos e encontrarmos soluções mais facilmente.

Leia também sobre outros assuntos relevantes sobre o desenvolvimento pessoal, familiar e na criação de filhos, ou visite nosso site para informações completas sobre nossos cursos.