Uma escola que não possui uma cultura de coaching desperdiçará a oportunidade de trabalhar para criar uma percepção positiva única, que atenda tanto aos alunos quanto aos professores.

Solicite uma proposta

Desenvolvido pela Parent Coaching Brasil o método CCE – Cultura de Coaching Escolar – tem exercido o papel principal de desafiar educadores e alunos a alcançar o seu pleno potencial. Com uma abordagem centrada nas pessoas, o coaching escolar apoia a ideia de aprendizagem personalizada e da autorresponsabilidade, fornecendo uma perspectiva diferente tanto dos alunos quanto do corpo docente.

O método CCE é um meio extremamente eficiente para desenvolver a liderança com inteligência emocional. Diante de todo o cenário de mudanças da educação mundial, o processo de coaching surge como um espaço seguro onde o potencial do corpo docente pode ser explorado e nutrido, tomando forma e força.

Para alunos

O coaching pode reduzir o estresse, melhorar as habilidades sociais e emocionais, além do desempenho acadêmico.

Para professores, líderes e administradores educacionais

O coaching ajuda com as transições para novos papéis, a criação de um ambiente colaborativo, um maior senso de pertencimento, o desempenho da equipe e a criação de uma cultura baseada em valores.

Para as organizações

O coaching é também utilizado eficazmente para melhorar habilidades de ensino e desempenho, assim como para aproveitar a energia e o pensamento positivo dos membros da equipe

Para a relação professor/aluno

O coaching traz o aumento das percepções e dos sentimentos positivos do aluno acerca do professor, influencia fatores como o seu ajustamento psicológico, a sua integração social, o desenvolvimento de competências sociais, o envolvimento do estudante com a escola e a qualidade do seu desempenho acadêmico.

O método CCE (Cultura de Coaching Escolar) engloba todos os pilares da educação e é dirigido pelo desejo de fazer a diferença na aprendizagem do aluno e minimizar os pontos de tensão. Como princípio geral, o coaching entende que todos têm algum potencial para aprender e desenvolver, por isso não é papel do coach o de fornecer respostas ou dar conselhos.

O principal objetivo do coaching, assim, é apoiar o desenvolvimento do pensamento e da aprendizagem do profissional ou do aluno e criar uma atmosfera propícia para que todos os talentos individuais se transformem em combustível para a sustentação da cultura de coaching no ambiente escolar.

Uma escola que não possui uma cultura de coaching desperdiçará a oportunidade de trabalhar para criar uma percepção positiva única, que atenda tanto aos alunos quanto aos professores.

Um projeto escolar que não envolve verdadeiramente a escola inteira não utiliza todo o seu potencial de transformação e impacto. Ano após ano, observamos situações semelhantes em diversas escolas, por falta de alinhamento dos significados individuais em torno de um senso comum compartilhado por professores, alunos e liderança.

Um estudo realizado pela Fundação Annenberg para a Reforma Educacional[1] (2004) relatou uma série de descobertas que oferecem validação poderosa para o coaching:

Incentiva a prática colaborativa e reflexiva e permite que os professores apliquem seu aprendizado com maior profundidade, frequência e consistência do que aqueles que trabalham sozinhos.

Apoia os professores para melhorar sua capacidade de refletir e aplicar seus aprendizados ao seu trabalho com os alunos e também no trabalho deles.

Promove mudanças culturais positivas. As condições, os comportamentos e as práticas exigidas por um programa de coaching eficaz podem afetar a cultura de uma escola ou sistema, proporcionando esforços mais amplos para melhorar a cultura e as condições escolares.

Também foi relacionado ao aumento do uso da metodologia para medição dos resultados pelos professores. Programas eficazes de coaching respondem às necessidades específicas sugeridas pelo método e permitem que os professores direcionem melhor as questões e os desafios da escola para criar coerência dentro dela, concentrando-se em áreas estratégicas de necessidade que foram sugeridas por evidências, e não por opiniões individuais e às vezes conflitantes.

Promove a implementação do aprendizado e a responsabilidade recíproca. Coaching é um suporte integrado que tenta responder às necessidades dos alunos e professores de forma contínua, consistente e dedicada. A probabilidade de usar novas responsabilidades de aprendizagem e compartilhamento aumenta quando os colegas, guiados por um coach, trabalham juntos e se responsabilizam por melhorar o ensino e a aprendizagem.

Apoia a liderança coletiva em um sistema escolar. Uma característica essencial do coaching é que ele usa as relações entre coaches, diretores e professores para criar a conversa que leva a mudanças de conhecimento, comportamentais, pedagógicas e de conteúdo. O coaching distribui liderança e mantém o foco no ensino e na aprendizagem. Esse foco promove o desenvolvimento de habilidades de liderança, aprendizado profissional e suporte para professores que visam maneiras de melhorar os resultados dos alunos.

[1] Dados do Annerberg Foundation. Disponível em: https://www.annenberg.org/annenberg-now/pennsylvania-high-school-coaching-initiative-offers-change-secondary-education-ellen.

NOSSAS SOLUÇÕES


Implantação Completa da Cultura de Coaching Escolar
Processo de Coaching para desenvolvimento de Professores, líderes ou equipes
Coaching Vocacional para alunos do ensino médio
Coaching para adolescentes (desenvolvimento de competências)
Day Training para Professores e lideranças
Workshop e Palestras para Pais

SOLICITE UMA PROPOSTA


Preencha o formulário contando qual é a atual demanda/desafio da sua escola, o público alvo, quantas pessoas vão participar e que formato de treinamento a escola se interessou.

Se você é professor e tem o desejo de levar o projeto para a escola onde trabalha, deixe o contato dos responsáveis para que possamos apresentar o projeto.

1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by