Tratar da educação de uma criança não é um processo fácil. Alguns pais possuem mais dificuldades do que outros. Nesse aspecto, a educação parental pode ser um caminho para superar esse desafio tão importante que é educar um filho. Nesse artigo da Parent Coaching você vai saber tudo o que precisa sobre os principais desafios de um educador parental. Acompanhe.

Educação parental

O conceito de parentalidade é importante quando falamos no ambiente em que as crianças crescem e se desenvolvem. A sobrevivência das crianças e, principalmente, o seu sucesso depende da presença e da convivência com os seus pais. Porém, atualmente esse processo é desafiante. Isso porque não existe preparação, escola, orientação e suporte para se tornar um pai.

Desenvolver a função parental é um processo em constante transformação. Isso porque o lugar da criança na sociedade e o papel da família apresentam vários desafios. Constituir uma família não é apenas uma função social, mas também um processo psicológico para que os adultos se tornem bons pais.

Parentalidade é o conjunto de processos e atividades necessários para proteger, cuidar e orientar as crianças para que se assegure o bem-estar, a sobrevivência e o desenvolvimento integral dos filhos. Assim, alcançar a qualidade na educação parental é quando a criança se desenvolve da melhor maneira possível.

Enfim, podemos entender a parentalidade como essas interações no ambiente familiar entre crianças e pais e aborda, principalmente, o comportamento desses pais junto aos seus filhos. Essa relação influencia muito no desenvolvimento da criança.

Profissional da educação parental

A pessoa que atua nessa área é conhecida como educadora ou educador parental. O profissional é responsável por elaborar um plano de ação para ajudar pais e/ou responsáveis a apreenderem as competências corretas para a construção de famílias e de uma sociedade saudável como um todo.

O educador parental proporciona aos pais conhecimento, apoio e recursos que são fundamentais para o desenvolvimento de laços parentais e isso melhora a convivência da família e da criança.

As técnicas também são utilizadas para se propor estratégias que propiciem uma melhora no ambiente doméstico. Isso faz as crianças se sentir preparadas emocionalmente, fisicamente e cognitivamente para os desafios futuros que estão por vir.

O impacto do trabalho de um educador parental é muito positivo para o relacionamento social das crianças. Ele contribui para o desenvolvimento intelectual e emocional além de transmitir uma maior sensação de segurança, atenção, saúde e capacidade de concentração.

A atuação do profissional da educação parental também reduz o risco de a criança ser negligenciada e abusada e encoraja a prática de atitudes parentais positivas. Ele desenvolve programas que ajudam os pais a perceberem melhor o desenvolvimento e as necessidades das crianças. Além disso, os próprios pais evoluem e aprender a melhor maneira de potencializar os resultados positivos dos seus filhos.

Desafios do educador parental

Essa área de atuação possui vários desafios, mas a Parent Coaching preparou uma lista com os 5 maiores desafios do educador social:

1 – Ser visto como um especialista

Um dos principais desafios do educador parental é ser reconhecido como aquela pessoa que possui todas as respostas para todas as perguntas. Que o educador parental vai trazer a fórmula mágica para resolver todas as questões familiares. Não existe truque.

Essa alta expectativa pode ser diminuída quando o educador parental consegue demonstrar que a mudança é um processo e que começa dentro dos pais que querem mudar. Deve ser encarado como uma porta que abre de dentro pra fora. O educador parental pode trazer diversos aspectos, mas são possibilidades e não garantem a totalidade do sucesso. O papel do educador parental é convidar para a autorreflexão e auto avaliação ao trazer vivencias, estratégias e as mudanças para os pais que serão necessárias.

2 – Expectativa dos pais e mães

Todos são humanos e o processo da educação parental é muito difícil de ser colocado em prática. O educador parental apresenta ferramentas que são muito diferentes daquilo que os pais estavam acostumados. A mudança exige muita prática e vontade. Existe a frustação natural de não conseguir implementar o método com sucesso desde o início, já que é um processo complexo. Então, retirar dos pais essa expectativa de solução certa para todos os problemas é um grande desafio.

3 – Autocobrança por conta do trabalho

O educador parental não deve pensar que deva ser uma pessoa sem nenhum problema só porque resolve as situações dos outros. Achar que os seus relacionamentos tem que ser perfeitos e que você precisa ter respostas para tudo. Tem casos que são possíveis resolver de maneira rápida e casos muito mais delicados que exigem soluções complexas. Assim, a educação parental é mais um trabalho e deve ser encarado como tal.

4 – Sabedoria por meio da análise sem julgamentos

Conhecer o seu público e conhecer a si mesmo, esse é um dos grandes desafios do educador parental. Definir qual o melhor formato e quais tipos de públicos pretende trabalhar também é importante, pois não se pode querer trabalhar com todo tipo de pessoa e é preciso se especializar. Se você tem mais facilidade com pais de crianças ou de adolescentes, por exemplo, escolha apenas um público. Autoconhecimento para separar os desejos dos pais com a verdadeira necessidade dos filhos a partir da observação e do estudo do caso.

5 – Se posicionar no mercado

É um grande desafio saber para quem vai ensinar, o que vai ensinar, como, quando, entre outras dúvidas nesse sentido. O educador parental precisa ter em mente como divulgar o seu trabalho para se diferenciar e se destacar no mercado. A profissão é antiga, mas é uma novidade no Brasil o uso de suas técnicas. Outra questão é que ela ainda não é regulamentada por aqui e não existe uma formação única e exclusiva para se tornar um educador parental. Assim, é preciso sempre demonstrar como o seu público, os pais e mães, podem se beneficiar do seu trabalho.

A profissão de educador parental é apaixonante e muito desafiadora. Por isso precisa de muito estudo e dedicação. Aqui no site da Parent Coaching você pode encontrar outros conteúdos de extrema importância para compreender ainda mais sobre essa profissão.

Baixe o Manual do Educador Parental Gratuitamente. Clique Aqui 

Leia também: Educação Parental, o que é

aprenda tudo sobre ferramentas de parent coaching