O Novo Ensino Médio é uma proposta educacional estabelecida através da Lei 13.415/2017. A proposta modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e também o formato que conhecíamos do ensino médio. Acompanhe este artigo da Parent Coaching para descobrir tudo o que você precisa saber sobre a implementação do Novo ensino médio e como está o processo de implementação no Brasil.

Mudanças no Ensino Médio

A principal alteração do Novo Ensino Médio diz respeito a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Antes da mudança, o currículo era formado pelas disciplinas isoladas, por exemplo, Matemática, Português, História, Física, Química, Filosofia, Educação Física, entre outras. Cada uma tinha uma carga horária específica.

A partir de agora, serão três disciplinas obrigatórias: Matemática, Língua Portuguesa e Inglês. As outras matérias serão incorporadas em cinco grandes áreas do conhecimento, os itinerários formativos: Matemática e suas tecnologias; Linguagens e suas tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Ciências da Natureza e suas tecnologias e Formação Técnica e Profissional.

Outra mudança importante é que o próprio aluno vai escolher qual das 5 áreas do conhecimento ele deseja cursar. Essa escolha será feita com base em um projeto de vida dos estudantes onde poderá ser discutido os desejos e as possibilidades de cada aluno.

A escola deverá fomentar essa discussão ao demonstrar quais as possibilidades que os estudantes terão para escolher a partir dos seus próprios interesses. Por se tratar de uma escolha que irá impactar para o resto da vida de um aluno ela deverá ser feita de maneira consciente e responsável, por isso é importante que a escola prepare o estudante e crie espaços de discussão sobre os itinerários formativos.

O principal benefício do novo ensino médio é aliar a necessidade com as expectativas dos jovens e fortalecer o protagonismo juvenil. A partir da escolha, o estudante poderá aprofundar os seus estudos em uma área do conhecimento que mais se identifique e isso irá despertar o seu interesse como um todo para com a educação.

Quando o Novo Ensino Médio será implantado?

Cada Estado brasileiro está em um ritmo diferente. Porém, até março de 2022, as escolas deverão pelo menos garantir a carga-horária total de 3.000 horas. No Estado de São Paulo, por exemplo, o novo currículo já foi aprovado pelo Conselho de Educação Estadual. No Pará, o processo ainda está em fase de consulta pública.

Cada escola terá a liberdade de definir um modelo próprio. Porém, esse modelo deve estar de acordo com a rede local. É improvável que alguma escola consiga oferecer os cinco itinerários formativos.

Principais dúvidas sobre o Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio não exclui disciplinas do currículo. Os conhecimentos só estão organizados de maneira diferente. O currículo de referência é estabelecido pelas redes e as escolas, através do seu projeto pedagógico, vão organizar como será aplicada as disciplinas no dia a dia.

A forma de organização do ENEM também deverá mudar conforme avança a implantação do novo modelo. Mas isso não é tratado especificamente pela LDB. Assim, as alterações devem ocorrer de forma gradual.

O que você acha desse Novo Ensino Médio? A Parent Coaching tem outros conteúdos interessantes e tudo o que você precisa saber sobre os mais variados temas educacionais. Acesse o nosso site e confira.

aprenda tudo sobre ferramentas de parent coaching