No momento de criar os filhos, é necessário se atentar e tomar cuidado com os problemas da criação tradicional, como os julgamentos, culpa e críticas violentas. Para resolver isso, a criação consciente promove uma comunicação mais saudável e respeitosa.

Neste conteúdo, explicaremos o porquê e a importância da criação consciente ser implementada no momento de educar os pequenos.

Comunicação sem violências

Um dos primeiros fatores para que uma criação consciente seja feita está em utilizar a comunicação não violenta, envolvendo um modo de se comunicar em família mais gentil e sem nenhum tipo de ação de culpa.

Dessa forma, se torna possível obter uma visão mais empática com os filhos e com os próprios pais, fazendo com que todos entendam seus limites e necessidades e se expressem de forma assertiva.

Com o auxílio de um educador parental, a comunicação não violenta pode ser aplicada de forma gradativa para uma boa criação consciente.

Educação emocional

As gerações passadas foram ensinadas a reprimirem sentimentos e emoções, o que gerou ansiedade, hiperatividade e uma menor empatia por parte de outras pessoas. Isso diante da geração de uma nova vida faz com que seja difícil acolher e saber lidar corretamente com os pequenos.

Muitas vezes os próprios pais não compreendem as próprias emoções, e um ambiente onde isso acontece não se torna saudável para as crianças, fazendo com que reprimam os seus sentimentos e necessidades, se tornando adultos reprimidos.

Educação respeitosa para com a criança

A criação consciente implica no acolhimento das emoções dos filhos, sabendo agir com respeito e sensibilidade para que eles saibam identificar seus sentimentos e aprendam a lidar com eles.

Como resultado, utilizar da criação consciente com o apego seguro faz com que se promova uma boa saúde mental nas crianças, respeitando as necessidades dos próprios pais para saberem compreender e lidar de forma respeitosa com seus filhos, independente de como agiram com os pais em suas épocas de infância.

Desconstrução de mitos e compreensão do mundo infantil

Outro ponto que envolve seguir a criação consciente está em possuir um maior entendimento sobre o que as crianças procuram comunicar com sentimentos, ações e formas de agir.

Isso desmitifica comentários populares que reforçam que o choro não deve ser correspondido ou que as crianças se vitimizam ou manipulam, ampliando a forma de consciência ao procurar entender o que elas querem dizer.

Ações de um educador em criação consciente

Promovendo a criação consciente nas famílias, os educadores possuem o objetivo de aplicar uma metodologia de educação que procura contribuir aos pais e responsáveis um entendimento para educar as crianças em situações mais desafiadoras, sem perder a empatia e o respeito de modo a não ultrapassar limites.

Assim, esses profissionais que seguem a criação consciente possuem um forte papel para fazer com que as famílias tenham uma convivência mais saudável, sem problemas de comunicação e promovendo uma boa saúde mental não somente aos filhos, mas para os pais que não tiveram uma boa criação, aprendendo com a convivência e o respeito familiar.

Para os profissionais e educadores, é também interessante conhecer sobre a educação parental, leia mais sobre isso!