Em primeiro lugar, parentalidade positiva para algumas pessoas é um grande desafio, pois sabemos que não existe uma solução mágica que torna tudo mais fácil. Atualmente, existem diversos estudos e informações, mas, na prática, nem tudo ocorre da forma que planejamos.

O desejo de todos é oferecer às crianças uma educação baseada em gentileza e firmeza, sem ser necessário o uso de punições físicas ou verbais, porém nem sempre isso é tarefa fácil.

Apesar disso, hoje existe uma abordagem que pode ajudar nesse caminho, a chamada parentalidade positiva. Esse meio tem por ponto principal teorias da psicologia e psiquiatria, desenvolvidas pelos especialistas Alfred Adler e Rudolf Dreikurs.

Afinal, o que é a parentalidade positiva?

Em suma, o conceito de parentalidade positiva, pode ser exemplificado como ações voltadas para a promoção do respeito na relação entre pais e filhos, e em uma educação mais construtiva, sem o uso de violência. O principal ponto é ter firmeza e empatia, pensando sempre no melhor para o desenvolvimento da criança.

Em outras palavras, essa é uma filosofia que permite aos pais olharem para seus filhos, como seres humanos em desenvolvimento, que precisam de constante atenção e auxílio. Confira abaixo como fazer o uso desse conceito.

Não usar violência

De acordo com alguns especialistas, o uso da violência para repreender ou ensinar a criança, pode acarretar aspectos negativos em sua vida ao longo dos anos, podendo se tornar um adulto violento ou reprimido.

Por isso, na parentalidade positiva não é permitido o uso de xingamentos ou ofensas, e sim, o aconselhamento sobre o porquê a atitude da criança está errada, porém, sem colocá-la como o problema.

Evitar julgamentos

Do mesmo modo, para colocar a parentalidade positiva em prática, é preciso evitar julgamentos, por mais que naquele momento a criança esteja errada, o que é totalmente normal acontecer em fase de desenvolvimento.

Desta forma, é importante demonstrar aos pequenos que é totalmente normal errar, porém, aconselhá-lo a como melhorar e acertar da próxima vez.

Entender os sentimentos

Antes de tudo, é necessário entender que a cada nova fase da vida, a criança para por novas experiências e precisa lidar com sentimentos nunca provados antes, por isso é normal a confusão e estresse.

Assim, é preciso que a criançada tenha espaço para se comunicar e expressar seus sentimentos, sem esperar por julgamentos ou repreensão. Com o uso da parentalidade positiva, é possível estabelecer uma relação de amor, empatia e amizade no ambiente familiar.

Conclusão

A parentalidade positiva consegue auxiliar e oferecer vários benefícios para a criança em fase de desenvolvimento, e também para a fase adulta, criando pessoas mais felizes e estáveis psicologicamente.

Pois, desde cedo é motivada a entender que pode escutar o próximo e também ser escutada, tudo isso com tranquilidade e estabilidade, usando o respeito como base para sua vida.

Deseja saber mais sobre a parentalidade positiva ou sobre outros assuntos similares a esse? Continue conosco e leia outros artigos em nosso blog, ou se desejar entre em contato conosco.