O Educador Parental desempenha um papel muito valioso na vida dos pais e dos adolescentes, e pode impactar de uma forma muito positiva desenvolvendo inúmeras habilidades. Mas quais são as ferramentas que podemos utilizar para trazer esse impacto positivo? Vamos falar sobre isso no artigo de hoje! Confira.

Ter um acompanhamento com Educador Parental nessa fase da vida é fundamental. Nós, Educadores Parentais, precisamos estar antenados para entendermos as complexidades da adolescência e fornecer o devido suporte com base em tudo aquilo que aprendemos. 

Podemos começar oferecendo insights sobre o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos adolescentes, bem como estratégias eficazes de comunicação.

É importante lembrarmos que o acompanhamento com o Educador Parental não é voltado apenas para os pais que estão enfrentando os problemas com os filhos, mas o contrário também é a chave para tornar o círculo de relação mais saudável. 

Sabemos que nessa fase, a comunicação com os adolescentes pode ser desafiadora, e se olharmos com olhos de impaciência, encontraremos uma fase complicada, pois eles estão passando por várias mudanças, e todas elas ao mesmo tempo. 

Sua identidade está sofrendo uma mutação e estão experimentando novas emoções, assim, podemos ajudar os pais a aprimorarem as suas habilidades de comunicação com os adolescentes, e com isso, ensinar estratégias para tanto. 

1. A empatia

A empatia é uma roupagem que nos cabe bem sempre, independente da fase da vida que estamos. Mas, nesse momento de grandes transformações, ela desempenha um papel fundamental. 

Com a empatia vinda por parte dos pais, a qual foi acessada com a ajuda do Educador Parental, o processo de descoberta, de quem o adolescente está se tornando, se torna muito mais suave e leve. 

Os conflitos entre pais e adolescentes são comuns, mas o que precisa ser melhorado é a forma de lidar com eles. Com uma comunicação mais assertiva, com uma escuta ativa os pais podem lidar com os conflitos de uma forma construtiva, evitando confrontos destrutivos e promove o entendimento mútuo.

Quando falamos sobre a empatia, precisamos lembrar sobre a comunicação. Estar disponível para ouvir os sentimentos e preocupações dos adolescentes. Estabelecer um ambiente que eles se sintam confortáveis para compartilhar as suas experiências, os medos e aspirações. Mostre interesse genuíno em entender as suas perspectivas.

Através da empatia nós validamos os sentimentos dos adolescentes. Reconheça esses sentimentos, mesmo que você discorde com eles. Validar os seus sentimentos é uma maneira eficaz de mostrar empatia e isso só fortalece a relação. 

Evite o julgamento precipitado, as críticas negativas. Tente entender o que está por trás do comportamento ou das decisões que você julga serem erradas. Pergunte sobre as razões das tomadas de decisões e ouça as respostas. 

1.1 Como Demonstrar Empatia

Demonstrar empatia não é ser conivente com tudo, mas é expressar compreensão e apoio, mesmo quando não concordam com a mesma coisa. Você pode mudar a forma de dizer as coisas, como por exemplo: “Eu entendo que você se sente frustrado com isso…” ou “Eu percebo que isso é importante para você”. 

Estabeleça limites e regras, explicando os motivos por trás dessas regras, ouça as preocupações do adolescente, pois isso constrói uma compreensão mútua e adicionamos a empatia nesses diálogos. 

Se você sabe dos momentos difíceis que o adolescente está passando, mostre-se compreensivo e esteja disposto a ajudar a encontrar as soluções para os desafios que ele enfrenta, assim você oferece conforto e segurança, além de firmar ainda mais a confiança dele no relacionamento de vocês. 

É preciso lembrar que a empatia na criação dos adolescentes é um processo contínuo,  que exige paciência e compreensão. Cada adolescente é um ser único e pode responder de maneira diferente à empatia. Manter um canal aberto de comunicação é cultivar um ambiente de apoio que ajuda a fortalecer os laços familiares e o desenvolvimento saudável dos adolescentes.

2. O conhecimento

O conhecimento nesse momento é a base para tudo aquilo que o Educador Parental precisa para transmitir aos pais e colocar em prática com o adolescente. Toda bagagem adquirida até aqui é importante.

Mas sobre conhecimento também me refiro sobre a família que se coloca diante de nós.

Quais são as questões, os questionamentos, as dificuldades e problemas, e também tudo aquilo que une essa família e todos os acertos. 

Os adolescentes aprendem muito com o comportamento dos pais e ser um modelo de empatia e respeito, demonstrar isso em suas próprias interações também é muito importante. 

A promoção de comportamentos saudáveis, adotando hábitos de vida saudáveis como, por exemplo, uma boa alimentação, exercícios físicos e a gestão do estresse servem para eles como exemplo, e isso tudo faz parte do conhecimento.

Demonstrar responsabilidade e ética sobre como lidar com as responsabilidades, desde financeiras até as morais, de uma forma positiva, sempre incentivando o aprendizado contínuo, valorizando o aprendizado e interesse com a educação e crescimento pessoal. 

Desta forma, estamos impactando positivamente a vida dos adolescentes, visando construir um relacionamento baseado em empatia e conhecimento, além de estarmos construindo adolescentes seguros e capazes de navegarem com sucesso pelos desafios da fase da adolescência e de qualquer outra fase da vida.

Com a ajuda de Educadores Parentais, e dos pais, os adolescentes hoje se tornarão amanhã, adultos saudáveis e equilibrados.

3. A inovação

A inovação gera um impacto muito benéfico na vida dos adolescentes e os ajuda a criar uma carreira sólida no futuro. 

Podemos destacar o desenvolvimento de habilidades, onde a inovação está constantemente remodelando o mercado de trabalho e exigindo ainda mais essas novas habilidades. Com a ajuda de um Educador Parental o adolescente pode se destacar desenvolvendo o pensamento crítico, a criatividade, a resolução de problemas, competências interpessoais, e dentre várias outras. 

A inovação muitas vezes está relacionada ao empreendedorismo, e sem dúvidas o educador parental pode trazer um estímulo para o adolescente explorar as suas ideias empreendedoras e apoiar o desenvolvimento de planos de negócio e fornecer orientação sobre como criar e gerenciar um negócio próprio bem-sucedido. 

Além da orientação que o educador parental pode trazer para o adolescente, abre caminhos para que haja um apoio emocional durantes os desafios e decisões difíceis que os adolescentes enfrentam ao ingressar no mundo do trabalho, dos negócios e da educação de ensino superior.

A inovação está sempre em evolução e consequentemente o adolescente se depara com essa nova realidade, assim, ele precisa de um norte para entender a importância da adaptação contínua, e o educador parental faz essa ponte de auxílio, ajudando a desenvolver uma mentalidade de aprendizado ao longo da vida, para que estejam preparados para as mudanças que ocorrerão não somente em suas vidas pessoais, inclusive no mundo do trabalho.

Conclusão

O educador parental desempenha um papel incrível na sociedade, trazendo muitas melhorias e ajustes na vida das pessoas. 

Com o trabalho do profissional as pessoas conseguem manter um equilíbrio interno, aprendem muitas técnicas e adquirem as ferramentas necessárias para apoiar seus filhos e famílias.

Os três pilares mais importantes para um impacto significativo na vida do adolescente, são empatia, conhecimento e inovação, e sem dúvidas eles farão dos nossos adolescentes, adultos sadios. 

Trazer esses três fundamentos como base para cuidar do adolescente é pensar no futuro de adultos emocionalmente saudáveis.

Sem dúvida, seguir com empatia, conhecimento e inovação na caminhada da vida é o que nos torna ainda mais humanos, mais equilibrados e prontos para os desafios da vida.

Aproveite para me seguir nas redes sociais para mais conteúdos sobre Educação Parental e Adolescência!

Instagram: @jacqvilela

YouTube: @ParentCoachingBrasil