No mundo do coaching muito se fala sobre definição de metas ou objetivos SMART. Mas o que é e como aplicar no coaching parental? Neste artigo, explicaremos em detalhes o poder dessa ferramenta para a realização dos seus sonhos.

Segundo o Portal Administradores, apenas 8% da população consegue alcançar seus objetivos e realizar sonhos e projetos, enquanto que a imensa maioria das pessoas não os alcança. Você já parou para pensar os motivos que levam as pessoas a continuarem frustradas e com sonhos engavetados?

Objetivo

“Sonho que não está no papel é sonho morto.” 

Esta é uma frase impactante e muito verdadeira porque existe um padrão nocivo nessa grande parcela de pessoas que não realizam os seus sonhos: elas não fazem ideia do que realmente querem e muito menos planejam ações para conseguir caminhar em direção ao que desejam.

Da mesma forma, existe um padrão na pequena parcela de pessoas bem-sucedidas e que materializam seus sonhos: elas entendem o mecanismo do jogo e passam a usá-lo a seu favor. 

Se você quer entender a melhor forma de tirar sonhos e projetos do papel, este artigo chegou no momento certo. Vamos começar?

De onde vêm os nossos sonhos

Sonhos

Nossos sonhos vêm dos nossos valores. Valores (do latim “valore”) dizem respeito à relação entre as necessidades básicas (respirar, comer, viver, se relacionar, segurança, entre outras) e os estados emocionais que buscamos sentir ao ter essas necessidades atendidas (liberdade, espiritualidade, prazer, poder, saúde, realização, entre outros).

Para viver constantemente um valor, criamos um desejo de buscar cada vez mais esse estado emocional nas coisas, objetos ou serviços. 

Então, de onde vêm os nossos sonhos? Dessa busca da satisfação do valor. 

Por exemplo, se o seu sonho é conseguir comprar um imóvel, talvez você tenha a necessidade de segurança e esteja buscando satisfazê-la comprando um apartamento. Se você gosta muito de viajar, pode ter o valor liberdade e busca vivenciá-lo conhecendo lugares novos.

O fato é que os nossos valores criam desejos (sonhos), os quais despertam em nós a intenção de realizá-los.

Desejar

Se ficarmos só na intenção, muitos sonhos estarão fadados a não sair do papel. Quantas pessoas você conhece que sonham em ter uma vida diferente, mas não conseguem se movimentar para alcançar esse sonho? Talvez, neste momento, os seus próprios sonhos estejam apenas na esfera da intenção, sem qualquer plano de ação ou perspectiva de realização.

Transformar um sonho em um objetivo é um grande passo para tirá-lo finalmente do papel, mas você realmente sabe definir objetivos?

A intenção e os objetivos SMART

Os objetivos são a materialização das nossas intenções. Eles direcionam a atenção e a ação de uma pessoa para realizar os seus sonhos.

Todas as grandes invenções e feitos da humanidade começaram com um sonho que virou um objetivo e se concretizou. No entanto, apenas traçar objetivos não é suficiente, é preciso ter um planejamento estratégico e certificar-se de que eles podem ser alcançados, e para isso utilizamos a ferramenta chamada SMART.

O que significa SMART?

Metas

Specific (Específico): A meta deve ser específica. O que exatamente você deseja alcançar? Qual o número de clientes que deseja atingir? Como se pretende aumentar as vendas? Quanto mais específica for a descrição, maior será a chance de o cliente obter exatamente isso.

Measurable (Mensurável): Como esse objetivo será mensurado? Quais serão as evidências de que ele foi atingido? 

Attainable (Alcançável): Você realmente pode alcançar o objetivo? Trata-se de pesar o esforço, o tempo e as perdas para alcançar o seu objetivo e compará-los com as prioridades que você tem na vida. É também avaliar se o que se deseja está nas suas mãos (responsabilidade) ou se o objetivo depende mais de terceiros do que de você. Todos os envolvidos estão de acordo?

Relevant (Relevante): As metas precisam ter um nível alto de importância. Qual é o real motivo por trás de querer alcançar esse objetivo? Atingir esse objetivo é relevante para você? 

Timely (Temporal): A definição de metas necessita de um prazo. Os prazos são o que faz a maioria das pessoas entrar em ação. Essa linha de tempo precisa ser realista e flexível, assim, garantirá a motivação elevada.

Exemplos de Metas Smart: 

Economizar R$ 15 mil fazer uma viagem de férias até agosto de 2020

Específica: determina a quantia necessária para realizar a viagem

Mensurável: conhecendo a renda mensal e a necessidade de economia no período, consegue-se planejar e mensurar o atendimento à meta

Atingível: Valor e prazo que considera viáveis

Relevante: sua família precisa de um carro novo, então, a meta é relevante para todos

Temporal: estabelece agosto de 2019 como prazo de realização da meta.

Melhorar as notas escolares para obtenção da média (nota 7) no próximo bimestre.

Específica: sim, se considerarmos a obtenção de melhores notas e em um bimestre específico.

Mensurável: se há uma nota mínima a ser atingida, é porque o desempenho pode ser mensurado

Atingível: com esforço e dedicação, a meta pode ser realizada

Relevante: para não perder o ano letivo, essa aprovação pode ser fundamental

Temporal: como fala no próximo bimestre, a relação temporal está presente

E qual é a diferença entre sonhos, objetivos e metas?

Os sonhos são desejos abstratos, vindos da nossa necessidade de satisfazer um valor: “Eu queria tanto ter mais harmonia na minha família”.

Objetivos são descrições mais concretas do sonho, compreendendo toda a sistemática de ser SMART: “Daqui 6 meses (temporal), eu quero estar sentada na sala da minha casa, tendo uma conversa com o meu filho adolescente, sem brigar e sem perder a cabeça com ele (mensurável). Eu serei mais capaz de me controlar e não gritar e estarei voltando 100% da minha atenção para entender as necessidades dele (alcançável). Eu finalmente estarei sentindo que tenho a harmonia da família (relevante) e isso me deixará realizada (valor)”.

Perceba que o objetivo correto materializa o que significa ter “mais harmonia em família”. 

As metas são as pequenas tarefas diárias necessárias para que o objetivo seja alcançado. O mesmo conceito de SMART precisa ser aplicado para definir metas, por isso, no exemplo acima, em um prazo de 6 meses, quais ações deverão ser tomadas por essa mãe para que consiga ter conversas prazerosas com o filho adolescente? Se faz parte do objetivo SMART não brigar e não perder a cabeça, quais atitudes essa mãe precisa mudar para desenvolver essa habilidade a partir de hoje?

Quais são as consequências de não definir um objetivo SMART no processo de coaching?

Consequências

A definição de objetivo SMART traz estrutura e rastreabilidade. Objetivos não SMART trazem inconsistência ao processo e é o maior fator de falhas em um processo de coaching. Os erros mais cometidos por profissionais que não possuem as ferramentas adequadas são:

1) Formular um objetivo não SMART: Objetivos vagos, sem mensuração e pouco relevantes diminuem a motivação. O objetivo não pode ser tão desafiador que fique impossível de ser alcançado para o cliente, mas também não pode ser tão básico a ponto de não inspirar a ação. O “morno” no processo de coaching não é bom, o ideal é que o coach se torne um especialista em fazer o cliente “ferver”.

2) Formular um objetivo que poderia ser uma meta: O cliente sempre tenderá a formular objetivos dentro da sua zona de conforto ou que dizem respeito ao problema atual. O papel do coach parental é entender até onde o cliente pode chegar antes mesmo que ele saiba, para depois incentivá-lo a ampliar o máximo possível os seus horizontes. 

3) Não fracionar o objetivo em pequenas metas realizáveis: Grande parte dos coaches que formulam metas como objetivos finais não entende que os objetivos podem ser transformados em pequenas metas realizáveis e que na maioria das vezes o coach levará o cliente até o primeiro trecho, que é exatamente onde o cliente inicialmente queria chegar, ao mesmo tempo que presenteia o cliente com um plano de ação amplo, no qual ele será o condutor dos seus sonhos e objetivos futuros.

4) Formular um objetivo não alcançável: Embora os objetivos possam ser traçados para o futuro, o coach precisa ter o cuidado de perceber quando eles se tornaram demais para o cliente, a ponto de fazê-lo desacreditar que é capaz de realizar. Cada cliente possui uma tolerância para o objetivo, alguns terão muita inspiração quando um objetivo a longo prazo é traçado (10 anos), já outros se sentirão mais confortáveis quando o objetivo for mais a curto prazo (1 ano, por exemplo). Encontrar a justa medida do cliente é um dos desafios do coach.

5) Tornar o caminho pesado demais: Assim como objetivos a longo prazo podem desconectar, objetivos de curto prazo podem tornar o caminho pesado demais para o coachee. Quando a meta é organizar a sua agenda diária, o cliente pode colocar todas as suas fichas nessa organização sem perceber que o fato de ter uma agenda organizada trará benefícios maiores, como a possibilidade de fazer um curso que deixou para trás com o nascimento dos filhos, de ter um hobby, de se cuidar mais etc. Além disso, todas as vezes que a agenda não for cumprida, o cliente sofrerá um pico de desmotivação muito grande porque a organização da agenda por si não traz a relevância necessária para a motivação contínua.

Como aplicar metas SMART no coaching parental?

Objetivo SMART

O coach parental vai direcionar o objetivo do cliente para algo que inclui naturalmente a família e todo o sistema. É importante dentro do processo parental o perfeito entendimento de uma fase anterior, que dentro do método da Parent Coaching Brasil chamamos de “Descoberta, para que possa formular um objetivo coerente não apenas com os valores individuais, mas também preservando a harmonia de toda a família.

Nos processos de coaching tradicionais (life, executive), a definição do objetivo SMART se dá logo na primeira ou na segunda sessão. No processo de coaching parental, precisa ocorrer antes o entendimento do sistema familiar e de todos os papéis, para que o cliente se torne capaz de definir um objetivo que não comprometa os membros da família, trazendo-os para colaborar.

É necessário também que o coach parental seja capaz de conduzir o cliente para um objetivo familiar saudável, e esse papel se torna ainda mais desafiador se apenas uma das partes envolvidas estiver participando do processo. É por esse motivo que aplicar ferramentas de coaching genéricas em um processo parental pode ser bastante arriscado, mesmo sendo ferramentas de coaching tão conhecidas como metas ou objetivo SMART.

Dominar a arte de transformar objetivos confusos em objetivos SMART é uma das maiores competências do coach. Sendo coach parental, adquirir a habilidade de olhar o cenário familiar e incluir a família no objetivo do cliente é mágico. Clique para conhecer o nosso curso de ferramentas para coaching.