Você sabe identificar quais são as melhores ferramentas de coaching existentes no mercado? 

Se você já pesquisou sobre o coaching ou é coach, sabe que, além da capacidade de fazer as perguntas certas e exercer a escuta ativa, o profissional precisa ser bom estrategista para ajudar os clientes a realizar seu verdadeiro potencial.

A estratégia certa vem de uma série de ferramentas e técnicas que os coaches empregam para ajudar os clientes a se entender, definir seus objetivos, identificar seus obstáculos e encontrar maneiras de superá-los.

Neste artigo, você vai descobrir quais são as principais ferramentas de coaching existentes no mercado, mas antes é preciso entender por que elas existem e qual papel desempenham no processo.

Analisando a teoria por trás do coaching

Teoria do coaching

A teoria do coaching tem suas raízes em várias disciplinas, incluindo filosofia, sociologia e antropologia, esportes e ciências da comunicação, com o objetivo de estabelecer mudanças duradouras por meio do processo de aprendizagem profunda.

De todas as teorias que o processo de coaching aborda, duas chamam especial atenção:

Teoria da aprendizagem: O processo de coaching precisa ser capaz de proporcionar uma aprendizagem contínua, o que significa expandir o entendimento do cliente sobre o que é possível fazer para resolver determinada situação, sobre novas formas de pensar e agir, entre outros. 

Muitas pessoas confundem construção de conhecimento com aprendizagem, e talvez esse seja também o seu caso. 

O conhecimento é algo estático. Um indivíduo pode adquirir muito conhecimento ao longo da vida, mas guardá-lo para si e nunca aplicá-lo efetivamente. Já o aprendizado é algo muito mais amplo, pois é a forma de o indivíduo ativar o seu conhecimento. Nesse sentido, a aprendizagem faz com que o sujeito se modifique, de acordo com a sua experiência e com as ações tomadas.

A aprendizagem é elemento essencial no processo de coaching porque ocasiona uma mudança significativa de vida, que ocorre com base também nas experiências dos indivíduos.

Aprendizagem

Sem entender e aplicar as teorias da aprendizagem, o coaching não pode efetivamente facilitar o aprendizado e os resultados; assim, a prática do coaching pode potencialmente desmoronar em um abismo teórico.

Psicologia positiva: A psicologia positiva é um campo que examina como pessoas comuns podem se tornar mais felizes e mais satisfeitas.

A abordagem científica da psicologia positiva estuda pensamentos, sentimentos e comportamentos humanos com foco em pontos fortes em vez de fraquezas.

A psicologia positiva foi idealizada por Martin Seligman, um psicólogo norte-americano, professor da Universidade da Pensilvânia e ex-presidente da Associação Americana de Psicologia. 

Seligman passou anos desenvolvendo uma teoria de bem-estar que chamou de modelo PERMA. O modelo compreende 5 elementos, que criam a base de uma vida florescente:

  • Emoções positivas
  • Engajamento
  • Relacionamentos
  • Significado
  • Realizações

Cada um desses elementos tem três propriedades:

  • Contribuem para o bem-estar;
  • As pessoas buscam cada um deles por si mesmos, não apenas para alcançar os outros elementos;
  • Cada um deles é medido e definido independentemente dos outros elementos.

E como podemos estabelecer uma relação entre a psicologia positiva e o coaching? O próprio Martin Seligman sugeriu que a psicologia positiva é a espinha dorsal teórica inegável do coaching e que as intervenções de coaching bem-sucedidas devem incorporar três conceitos fundamentais por trás da psicologia positiva, de modo a limitar o escopo da prática, a saber: emoções positivas, engajamento e significado.

Sendo o coaching baseado em diversas teorias, como criar uma abordagem prática que leve o cliente gere resultados a partir delas? Por meio das ferramentas de coaching.

Afinal, o que são ferramentas de coaching?

Ferramentas de coaching são estruturas montadas para aplicar as diversas bases teóricas do coaching na prática. Com as ferramentas, é possível para o coach aplicar os conceitos de forma prática e simplificada.

Podemos dizer que as ferramentas materializam a teoria e instrumentalizam o profissional de coach. Geralmente elas são apresentadas em forma de questionários, planilhas, testes, roteiros de perguntas e gráficos que auxiliam no processo global, de acordo com as demandas do cliente, que no processo de coaching é chamado de coachee.

Como usar as ferramentas de coaching?

A questão de aplicabilidade pode se tornar, por vezes, um pouco abstrata. Isso porque usar individualmente determinada ferramenta já causa certo impacto, no entanto, não é suficiente para gerar aprendizagem profunda e, como já vimos, essa é uma premissa essencial no coaching.

Por isso, a aplicação isolada de uma ferramenta de coaching não caracteriza um processo completo. É por esse motivo que dentro do processo as ferramentas devem vir aliadas a um método e a uma sequência seguros que levará o cliente ao estado desejado. 

Planejamento

O método cria um processo organizado, lógico e sistemático de apresentar as ferramentas de coaching e torná-las seguras e confiáveis. Sem um método, as ferramentas se tornam soltas e ineficientes para o coaching.

A sequência certa garante a estrutura necessária para que o processo de coaching seja replicável, ou seja, que os mesmos resultados sejam obtidos por profissionais diferentes.

Dessa forma, é correto dizer que usar as ferramentas de coaching não é algo aleatório e que a sequência depende do método aplicado e do objetivo do processo.

A partir do método, cada escola de coaching decide usar a sua própria metodologia para criar o caminho para chegar ao objetivo do cliente.

O que é metodologia e como aplicar as ferramentas de coaching a partir dela?

Podemos dizer que metodologia consiste em passos que explicam de forma detalhada e exata de toda ação desenvolvida no caminho do trabalho de coaching. O conhecimento, para se tornar aprendizado, precisa de uma ordem, e a metodologia proporciona essa ordem, fazendo com que o coach consiga chegar ao fim de forma mais organizada. O objetivo da metodologia é a organização do pensamento científico.

Escolher a metodologia certa para o processo de coaching é o diferencial dos profissionais de sucesso. Isso porque cada finalidade requer uma metodologia específica e ferramentas de coaching em determinada sequência para atingir o resultado que o cliente espera.

Por exemplo, um cliente que busca um processo de coaching com o objetivo de desenvolver a carreira precisa de uma metodologia que tenha ferramentas voltadas para business. Já um cliente que busca o processo de coaching para ter um relacionamento melhor com os filhos precisa de uma metodologia que tenha ferramentas de coaching voltadas para a área familiar.

A metodologia da Parent Coaching Brasil é o SER, que trabalha significados, emoções e relacionamentos. Dentro do nicho parental, todas as ferramentas são voltadas para construir com o cliente o perfeito caminho para atingir os objetivos e preservar a saúde dos relacionamentos entre os envolvidos naquele sistema familiar.

As melhores ferramentas de coaching

Existem ferramentas padrão, que fazem parte do método de coaching e que você pode encontrar em todas as áreas, através das várias metodologias diferentes, como em life coaching, executive coaching ou parent coaching. 

A diferença fica por conta das adaptações que cada metodologia faz de modo que a ferramenta seja eficiente naquele determinado nicho, para uma necessidade específica e na ordem de aplicação da ferramenta que, dentro de um processo estruturado de aprendizagem, o cliente consiga os resultados desejados.

Métodos coaching

É correto então dizer que as ferramentas de coaching se moldam ao contexto e ao objetivo, por isso, ainda que sejam aplicadas em várias situações, o que determinará o sucesso é ter uma metodologia confiável amparando o profissional.

Fica claro que não há como determinar as melhores ferramentas de forma generalizada porque cada nicho terá as suas ferramentas específicas, mas algumas delas são estratégicas dentro do processo de coaching e usualmente são vistas na maioria das metodologias. A seguir você conhecerá algumas delas:

1. Perguntas poderosas

É a ferramenta do coaching que mais gera aprendizagem e um dos pilares básicos do processo. Não existe melhor técnica e nem a que dá melhores resultados do que se aperfeiçoar na arte de fazer perguntas.

Pergunte

As perguntas poderosas conduzem todas as ferramentas a chegar no seu objetivo e gerar aprendizados e o desejo da ação. 

O grande filósofo grego Sócrates usava uma técnica poderosa, conhecida como maiêutica. “A maiêutica socrática tem como significado ‘dar à luz’, ‘dar parto’, ‘parir’ o conhecimento. É um método ou técnica que pressupõe que a verdade está latente em todo ser humano, podendo aflorar aos poucos na medida em que se responde a uma série de perguntas simples, quase ingênuas, porém perspicazes.” (Wikipédia)

Engana-se quem acredita que as perguntas são feitas aleatoriamente, sem contexto. No coaching, por meio de uma sequência de perguntas, o profissional leva o cliente a tirar de dentro de si mesmo as respostas às questões que sozinho ele não está conseguindo responder.

As perguntas poderosas, além de respeitar o contexto, também possuem um grau de poder, que deve ser usado de acordo com o que se pretende extrair de resposta do cliente:

Abertas: As respostas são mais detalhadas, o cliente precisa refletir para responder. Exemplo: Me conte mais a respeito do que aconteceu.

Reflexivas: São perguntas que vão fazer você pensar e refletir. Exemplo: Qual legado você deseja deixar para os seus filhos?

Conduzem a metas, ao futuro, à ação: São as que colocam o cliente em ação. Exemplo: O que você precisa fazer para conquistar o seu objetivo?

As perguntas também seguem uma ordem:  “o que”, “como”, “qual”, “onde”, “quem”, “com”.

Na metodologia da Parent Coaching Brasil, levamos sempre o coach a se tornar mestre em fazer perguntas, para que com a experiência ele possa conduzir todo o processo de transformação com base unicamente nessa técnica.

2. A roda da vida

Nem sempre as ferramentas são complexas. A roda da vida é um típico exemplo de ferramenta simples de coaching, mas extremamente eficaz, que permite aos clientes entender onde estão atualmente e onde gostariam de estar no futuro.

Com a avaliação de diferentes aspectos da vida e dos objetivos atuais, a roda da vida incentiva a autorreflexão, ajuda seus clientes a obter insights sobre seus níveis de equilíbrio e satisfação com a vida, além de identificar seus pontos fortes e fracos.

Como coach, você pode utilizar esse exercício para ajudar seus clientes a descobrir por que a roda da vida está desajustada, como gostariam que a roda fosse e como fazer essas mudanças acontecerem.

As áreas a serem trabalhadas na roda da vida dependem do tipo de coaching e da metodologia. No coaching parental, por exemplo, as áreas são totalmente adaptadas para atingir o objetivo de entender a dinâmica familiar.

O coach pedirá que o cliente avalie, em uma escala de 0 a 10, o seu nível de satisfação em cada área específica. Após a conclusão da avaliação, o cliente e o profissional têm uma representação visual da satisfação com a vida, a partir da qual os clientes podem entender onde estão atualmente, onde gostariam de estar no futuro e, mais importante, quais domínios exigem mais atenção.

3. Objetivos e metas SMART

O coaching é um processo extremamente objetivo e isso significa que estabelecer um ponto de partida e um ponto de chegada é essencial. Durante o processo, o cliente precisa determinar o objetivo que deseja alcançar e o coach deve assegurar que o objetivo e as metas estipuladas são SMART.

Objetivos

Metas SMART é uma ferramenta que tem o objetivo de definir metas construídas de forma a se considerar 5 atributos: S (Específico), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal).

Os objetivos principais devem ser pensados de maneira tangível, positiva, controlável e até mesmo desafiadora. De modo simples, esses são os requisitos básicos de uma excelente meta. Se o cliente estiver confuso sobre o objetivo que deseja no processo de coaching, é responsabilidade do coach trabalhar todos os pontos SMART para obter o máximo de resultado. 

4. Perdas e ganhos

É uma ferramenta extremamente estratégica e que pode ser usada em muitos momentos dentro do processo de coaching. A aplicação da ferramenta geralmente se dá com a definição do objetivo e das metas SMART. 

Pensando no que o cliente deseja alcançar, algumas perguntas são feitas pelo coach de modo a gerar maior clareza sobre: 

  • O que você ganha se tiver isso? – motivadores / prazer

O coach leva o cliente a pontuar todos os motivadores que no final resultarão em benefícios para ele. Lembrando que é algo que ainda não se tem e pode-se ganhar.

  • O que você perde se tiver isso? – sabotadores / dor

O coach pede para o cliente avaliar quais são as possíveis perdas caso o coachee conquiste o objetivo. Muitas pessoas realizam grandes transformações sem pensar no futuro e acabam carregando o peso de uma decisão mal planejada. Saber definir esses pontos ajudará a decidir se a mudança é viável ou não.

  • O que você ganha se NÃO tiver isso? – motivadores / prazer

Cuidado neste ponto, pois é comum se confundir. Aqui o coach explora com o cliente as motivações e os prazeres que podem interferir na conquista do objetivo. São chamados de sabotadores por apresentar resistências durante o processo. 

  • O que você perde se NÃO tiver isso? – sabotadores / dor

Considere essa etapa como um estilingue para o êxito. As dores muitas vezes são transformadas em combustível para alcançar os objetivos. O coach elucida para o cliente tudo o que ele vai perder não conquistando o que deseja e usa a dor como motivação para alcançar seus objetivos.

5. Análise de SWOT

É uma ferramenta de coaching que tem como objetivo identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que fazem parte da vida do cliente.

A partir dessa análise, é possível se preparar estrategicamente para a ação. Isso acontece porque a ferramenta é extremamente adaptável tanto para a vida profissional quanto para a pessoal.

A sigla SWOT é um acrossílabo das palavras, em inglês:

Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). 

Formas coaching

Em sua essência, a ferramenta mostra as ações das quais o indivíduo tem controle e as que não dependem dele, mas que podem ser adaptadas. Conhecendo seus contextos interno e externo, será a hora de traçar planos e colocar em prática as estratégias.

A ferramenta de SWOT pessoal dá a oportunidade de o cliente se conhecer melhor, identificar seus pontos fortes e a melhorar. Aproveita-se também para determinar seus próprios planos de ação para superar seus obstáculos e dificuldades, sempre fortalecendo seus talentos e competências, encontrando o equilíbrio interior e aproveitando as oportunidades.

6. Administração do tempo 

A administração do tempo é um desafio para a maioria das pessoas. Todos nós temos a mesma quantidade de tempo durante o dia e a noite, então, qual é o segredo de algumas pessoas produzirem mais e outras, menos?

Modos coaching

Muitas ferramentas de coaching são usadas para ajudar o cliente a gerir melhor o seu tempo, e uma das mais conhecidas é a da tríade do tempo.

O nome tríade é utilizado porque o método consiste em classificar os compromissos em três categorias diferentes: importante, urgente e circunstancial. 

Importante: São atividades que fazem você se aproximar dos seus objetivos e daquilo que acredita, por isso, dão uma sensação de satisfação ao serem realizadas. Elas têm tempo para acontecer e você já começa sabendo que, se seguir o seu planejamento, conseguirá concluí-las. Aqui, se encaixam projetos profissionais em geral, atividades físicas, lazer, trabalhos voluntários, entre outros.  

Urgente: As tarefas urgentes são aquelas que possuem pouco tempo para ser realizadas ou quando o tempo já se esgotou. Existem casos em que elas aparecem de maneira inesperada, em cima da hora, ou podem ser, também, fruto de procrastinação, o que faz com que atividades que eram importantes se transformem em urgências.

Circunstancial: A última classificação se refere às atividades que não agregam e que fazem com que você desperdice o seu tempo. Diferente das tarefas importantes, essas não aproximam você dos seus objetivos e podem até fazer com que se afaste deles. Alguns exemplos incluem: ir a eventos por obrigação, responder a e-mails e mensagens sem importância, situações que aceita apenas para ser educado, entre outros.

O objetivo da tríade do tempo é conseguir conciliar e manter a harmonia e o equilíbrio entre a família, o trabalho e o lazer. Uma tríade próxima da ideal deve apresentar, mais ou menos, o seguinte resultado:

  • Esfera da importância: 70%
  • Esfera da urgência: 20%
  • Esfera circunstancial: 10%

Em uma pesquisa realizada por Christian Barbosa, entre 2005 e 2008, o especialista descobriu que:

  • a tríade feminina é, geralmente, dividida da seguinte forma: 44,39% – urgente; 30,99% – importante; 24,62% – circunstancial.
  • a tríade masculina, comumente, é composta assim: 36,73% – urgente; 35,47% – circunstancial; 27,80% – importante.

7. Shazam

Essa é uma ferramenta coringa no coaching. Trata-se de um conjunto estratégico de perguntas para serem feitas para dar uma injeção de significado e propósito no cliente e acessar a mente inconsciente. Algumas metodologias chamam essa ferramenta de “levanta astral”:

  • Quais foram os três fatos/dias/momentos maravilhosos/bons da sua vida?
  • Quais foram os três fatos/dias/momentos ruins/tristes da sua vida?
  • Se você pudesse voltar no tempo e escolher um desses seis fatos/dias/momentos, para qual voltaria?
  • Tem mais alguma coisa que você acredita ser muito importante compartilhar comigo agora?
  • O que move você? O que o motiva? O que faz você acordar todos os dias e levantar da cama?

Em um primeiro momento, pode parecer uma ferramenta extremamente simples, no entanto, reserve um tempo para você mesmo responder a essas perguntas e verá o quanto não estamos acostumados a pensar em questões dessa natureza.

8. Valores

Fazer com que o cliente descubra seus próprios valores é uma etapa muito importante em um processo de coaching. 

A palavra “valor” vem do latim “valere” e significa ser forte ou se sair bem. Os valores estão no cerne do processo de tomada de decisão humana.

Quando um sistema familiar se alinha com os valores pessoais dos membros, o senso de pertencimento acontece. Cada membro não apenas trará a própria energia, criatividade, entusiasmo e disponibilidade, como também assumirá o compromisso com o bem-estar dos demais membros. Libertar essa energia equivale a libertar a alma da família.

Recursos coaching

Para uma sessão de valores, o coach precisa ter sempre em mente:

1) Valores são estados emocionais que governam as nossas decisões;

2) Princípios ou padrões de comportamento que ocasiona um julgamento do que é importante na vida;

3) Valores são únicos para cada indivíduo e apontam para o que é mais importante na vida daquela pessoa.

Em outras palavras, quando falamos de “valores”, estamos falando sobre os princípios profundamente arraigados, ideais, ou crenças que as pessoas utilizam ao tomar decisões.

Hierarquia de valores

Os valores determinados pelos indivíduos encontram-se, organizam-se em escalas de consciência e subordinam-se uns aos outros de acordo com a sua importância relativa.

Não atribuímos a mesma importância para todos os nossos valores. Na hora de tomar uma decisão, cada indivíduo hierarquiza os valores de forma distinta, de acordo com os seus próprios critérios.

Basicamente, nessa hierarquia de valores, os valores mais elevados são os mais duradouros, proporcionam maior evolução pessoal e podem ser distribuídos mais amplamente.

Ao definir os valores do cliente, o coach deve então pedir para que ele ordene hierarquicamente.

Critério de valores

Além de uma hierarquia, os valores possuem um critério. Cada ser humano nomeia o valor de acordo com os seus filtros de vida, suas crenças e vivências.

Podemos então dizer que pessoas com valores iguais possuem critérios de valores diferentes. Os critérios dizem respeito aos parâmetros que cada um possui como o ideal para cada valor, assim como os valores-meio usados para vivenciá-los.

9. Missão e propósito

Quando temos missão, propósito e valores bem definidos, conseguimos avançar de forma avassaladora em direção aos nossos sonhos. Uma missão não é algo que uma força externa nos atribui, mas sim algo que nós atribuímos para a nossa vida e que serve como a razão pela qual nos sentimos atraídos a ir em uma direção.

Procedimentos coaching

É a forma que cada pessoa tem de encontrar a paz de espírito, influenciar pessoas e se relacionar melhor, para interagir com o mundo de maneira magnificente. É, por meio do seu propósito, dar a sua contribuição, deixar o seu legado no mundo.

Já o propósito é o que nos inspira, motiva e nos torna plenos. É uma razão de existência, não se atinge, se vive por ele. Não se define, descobre.

O coach utilizará as perguntas poderosas para gerar clareza sobre a missão do cliente, de modo que ele possa se inspirar para atingir o objetivo.

10. Roadmap

O roadmap é um roteiro estruturado e sequencial de como materializar o projeto. Até este momento, tudo o que o cliente e o coach parental têm são ideias, sonhos e objetivos.

Também já foram realizados brainstorms sobre os possíveis caminhos para se chegar onde deseja, mas nada estruturado, por isso usar essa ferramenta na sequência do objetivo é mandatório.

Esse é o momento em que o coach estrutura os próximos passos e prepara o cliente para o ciclo do planejamento, organiza todas as opções e os caminhos e ordena tudo em uma sequência lógica para as próximas ações.

Mecanismos Coaching

O roadmap é uma poderosa ferramenta visual e descritiva que apontará como será o caminho a ser percorrido até o objetivo final, com os seus marcos mais importantes e quebrando em metas administráveis.

O cliente tem em mente o objetivo final, os caminhos, mas ele ainda não tem a visualização de como operacionalizar e quais são os primeiros passos da jornada.

O roadmap é uma espécie de linha do tempo visual, orientadora dos principais marcos que o cliente deve conquistar para chegar ao seu objetivo. A partir do roadmap, o próximo ciclo será iniciado, com um planejamento mais consistente de todas as etapas.

11. Crenças

As crenças representam uma das estruturas mais importantes do comportamento humano, por isso entender como um mecanismo de crença se instala é crucial para ajudar o cliente a dar novos significados a tudo o que acontece.

O fato é que as crenças mais fortes surgem na infância e são desenhadas a partir de supostas verdades que um dia nos foram ditas e que tomamos como verdadeiras, porque foram passadas por pessoas próximas a nós, geralmente nossos pais. 

A natureza humana é a de atribuir significado a acontecimentos, pessoas, sentimentos e demais aspectos da vida. A partir do significado, criamos diferentes hipóteses sobre o futuro e sobre a nossa própria identidade, que podem ser positivas ou negativas.

Na infância, esses significados, estímulos, valores e influências não vêm da criança e sim dos seus cuidadores. Quando negativos, a criança vai criando visões equivocadas sobre a vida, sobre o mundo e também ela mesma. Na vida adulta, isso acaba trazendo consequências negativas no modo de encarar os problemas, e, em um processo de coaching, esse fato se torna muito notável.

Metodologia Coaching

Alguns exemplos de crenças limitantes presentes na vida adulta:

  • “Eu não sou capaz de fazer isso”;
  • “Preciso fazer tudo pelos outros, caso contrário não irão me amar”;
  • “Eu não tenho dinheiro para realizar meus sonhos”;
  • “Esse é o meu jeito e eu não vou mudar”;
  • “Não tem como mudar essa situação”;
  • “Eu não tenho tempo para nada”;
  • “Para ser feliz, eu tenho que ficar nesse relacionamento”;
  • “Minha família nunca me apoiaria nos meus sonhos”;
  • “Eu sou uma pessoa desorganizada”.

Em algum momento dentro do processo de coaching, o coach convida o cliente a olhar para as suas crenças. Por serem padrões inconscientes, o cliente muitas vezes não é capaz de enxergá-las sozinho.

Por isso, é fundamental identificar, o quanto antes, quais são as origens de cada uma de suas crenças limitantes, conscientizar o cliente dos males de continuar acreditando nelas e conduzi-lo por meio de ferramentas de coaching efetivas para eliminá-las completamente. 

Técnicas coaching

Além de todas as ferramentas acima também podemos citar como relevantes para o desenvolvimento humano e para o processo de coaching os perfis comportamentais e coaching assessment, que ajudam a estabelecer uma relação entre as características do cliente e a forma de conduzir o processo.

Até aqui você já entendeu que as ferramentas de coaching, quando aplicadas individualmente, não causam um processo completo de aprendizagem. É preciso uma ordem certa, estipulada por uma metodologia confiável e de acordo com a finalidade de cada pessoa.

As ferramentas de coaching relatadas podem não ser as melhores em determinado contexto. Assim como as mesmas ferramentas podem ser utilizadas de formas diferentes, adaptadas para o nicho pretendido.

Como as ferramentas são acompanhadas de perguntas poderosas, seguir uma metodologia específica para o nicho em que você deseja atuar é sempre a melhor opção.

A Parent Coaching Brasil trabalha no nicho parental. Todas as nossas ferramentas são adaptadas e voltadas para a área da parentalidade, em uma ordem diferenciada e com as perguntas poderosas de que o profissional precisa para gerar a transformação na vida das famílias. Clique e conheça os nossos cursos.