A adolescência é uma fase repleta de mudanças e desafios. Superando obstáculos na educação dos adolecentes, um desafio para nós adultos.

Nesse período, os adolescentes estão lidando com o desenvolvimento da sua identidade, mudanças hormonais, pressões sociais e muitas outras questões que podem interferir na sua educação e no seu processo de aprendizagem.

Eu sei que educar adolescentes traz muitos desafios, seja no engajamento em sala de aula, na orientação sobre suas escolhas acadêmicas e profissionais até o uso excessivo das tecnologias.

Por isso, é importante compreender os principais obstáculos que os adolescentes enfrentam nessa fase. Mas mais do que isso, precisamos usar estratégias eficazes para garantir que essa fase seja passada com segurança. 

Assim, garantimos um vínculo saudável entre a família, e preparamos esse jovem para o futuro.

Mas afinal, como nós, adultos, podemos ajudar o adolescente a superar esses obstáculos e garantir que tenham um futuro brilhante? É o que vamos falar nesse texto, continue acompanhando. 

Os maiores obstáculos na educação dos adolescentes

Eu trabalho diariamente com adolescentes e também com profissionais educadores parentais, e a maioria das queixas vem dos mesmos obstáculos:

  1. Distrações digitais: A tecnologia pode ser um grande obstáculo na educação do adolescentes, já que muitos jovens gastam muito tempo no celular, em vez de estudar.
  2. Falta de envolvimento parental: Infelizmente, muitos pais não estão envolvidos na educação dos seus filhos, o que pode ser um grande obstáculo a superar.
  3. Falta de conexão com adultos de referência: Muitas vezes, o adolescente não tem uma pessoa adulta que seja referência em sua vida. Por vezes, seus pais são ausentes, não há conexão com os professores, e o adolescente não encontra uma referência que sirva de padrão para seguir. 

Esses são obstáculos que podem ser superados, mas exigem um esforço, especialmente por parte dos adultos, para que a conexão com o adolescente seja restabelecida, e o vínculo familiar fortalecido.

Para isso, as famílias podem contar com a ajuda de educadores parentais que, além de conhecerem técnicas específicas, também possuem ferramentas científicas para realizar esse trabalho e superar os obstáculos na educação dos adolescentes.

Mas afinal, como superar esses obstáculos?

A verdade é que existem várias maneiras de superar os obstáculos na educação dos adolescentes, e garantir que tenham um futuro brilhante!

Podemos pontuar algumas estratégias simples, que vão ajudar famílias a garantirem que a fase da adolescência seja saudável:

  • Estabeleça limites de tempo para as tecnologias: é verdade que as tecnologias podem servir de grande avanço em praticamente todos os aspectos da nossa vida, mas, como educadora parental, eu recomento fortemente que o uso seja limitado. O convívio social é necessário.

    Que tal tentar um detox digital? 

  • Esteja presente: você que é pai, mãe, ou responsável pela educação de um adolescente, é fundamental se fazer presente, por exemplo, participando das reuniões escolares.
    Além disso, vocês definiram uma expectativa clara sobre o desempenho do adolescente? Isso é fundamental! 
  • Encoraje a comunicação aberta: dentro e fora de casa. Esse é um aspecto básico mas que faz toda a diferença. Converse abertamente com o adolescente do seu convívio e o estimule a desenvolver esse tipo de comunicação com as outras pessoas também;
  • Participação em atividades extracurriculares: incentivar o adolescente a paraticipar de atividades extracurriculares pode ajudar a estabelecer conexões significativas com seus professores e colegas de classe, e principalmente, com a família;

Não hesite em pedir ajuda

É comum que muitos pais se sintam perdidos quando o assunto é educação de um adolescente. Mas, não deixem de pedir ajuda quando necessário, isso fará com que toda a família consiga fortalecer o seu vínculo e conexão, além de permitir que o adolescente passe por essa fase de forma saudável.

O educador parental pode ajudar os pais a entender melhor as necessidades e desafios dos adolescentes e encontrar estratégias para lidar com essas questões.

Eles podem ensinar técnicas de comunicação e oferecer orientação sobre como estabelecer expectativas claras e realistas para o desempenho acadêmico, por exemplo.

Além disso, também podem fornecer suporte emocional para ajudar os adolescentes a lidarem com o estresse e a ansiedade, que estão cada dia mais frequentes nessa fase.

Esse trabalho também pode ser desenvolvido em colaboração com os professores para criar um ambiente de aprendizagem mais positivo e engajado.

Existem muitas formas de ajudar os adolescentes a superarem os obstáculos da adolescência, e realizar esse trabalho em conjunto com profissionais, é garantia de sucesso.

Agora eu quero saber de vocês, pais, profissionais, quais são os maiores obstáculos que vocês tem enfrentado por aí? 

Aproveite para conhecer o nosso curso Decifrando Adolescentes, feito especialmente para ajudar pais e profissionais nesses desafios.

Vamos juntos transformar famílias, uma de cada vez, a começar pela sua!