O que é o Coaching Escolar? Como funciona o Coaching Educacional na escola? Quem pode fazer? Diariamente eu escuto estas perguntas, em especial de diretores, coordenadores e professores. Considero importante saber do que se trata, uma vez que coaching escolar não é disciplina ou curso para ser colocado dentro da estrutura da escola.

O coaching se tornou um dos mercados que mais cresce no Brasil e atrai pessoas em busca de formação para os diferentes nichos. O setor educacional não fica de fora pois apresenta a cada dia a necessidade de melhorar o desempenho acadêmico e de formar das pessoas para realizarem sonhos e transformam vidas.

O Coaching Escolar é um processo que pode ser exercido por um profissional (coach) formado com teorias, habilidades e técnicas para aplicar ferramentas, provocar reflexões através de perguntas  e realizar a escuta ativa. O coach deve ser aquele que consegue levar o seu coachee (cliente) a estabelecer caminhos, tarefas e posicionamento para alcançar os objetivos.

Na escola o coaching escolar pode ser desenvolvido com lideranças, professores, estudantes e famílias para que possam estabelecer ações e corresponsabilidades para alcançar o sucesso no ensino-aprendizagem. A Cultura de Coaching Escolar (CCE) quando realizada dentro da escola pode ser chamada também de Coaching Educacional, termo que será usado a partir de agora neste artigo.

COMO POSSO COLOCAR O COACHING EDUCACIONAL DENTRO DA ESCOLA?

São diversos os caminhos que podem ser seguidos para fazer a implantação da Cultura de Coaching na Escola, mas todos passam pela aplicação das ferramentas em todos os membros da comunidade escolar. O mais indicado é realizar momentos separados ou simultâneos, com os seguintes segmentos:

  • Liderança, ou seja, Diretores e Coordenadores para que saibam como engajar os diversos segmentos da escola na busca do sucesso nos indicadores de aprendizagem;
  • Professores para que consigam realizar atividades que lhe tragam resultados satisfatório, engajadores de sucesso e empoderamento;
  • Profissionais de todos setores da escola para se reconheçam enquanto membros da instituição e sejam capazes de esclarecer o objetivo da escola e as funções que ocupam contribuindo para o sucesso;
  • Estudantes para que consigam potencializar habilidades, empenho nas atividades e demonstrem compromisso, autonomia, produção com resultados satisfatórios nas avaliações de aprendizagem; e
  • Famílias para que façam o acompanhamento do processo ensino-aprendizagem com o compromisso de engajamento do estudante para com a escola e sua prática pedagógica.

A ESCOLA PRECISA IMPLANTAR O COACHING EDUCACIONAL PARA TODOS DE UMA ÚNICA VEZ?

Não existe obrigatoriedade de implantar a Cultura de Coaching Escolar de uma única vez na escola. É indicado começar pela equipe de liderança, assim eles tomam conhecimento do processo que será trabalhado com os demais profissionais, ajudam na sensibilização dos colaboradores, compreendem o diagnóstico da escola, traçam metas juntos e tem clareza de onde quer chegar.

professora orientando os alunos
Foto: Canva

A forma como o coaching educacional é implantado na escola deve ser transparente para a equipe. É essencial que as lideranças da escola aprovem, apoiem e se envolvam durante todo processo como verdadeiro parceiro do coach para que as metas e objetivos acordados sejam brilhantemente atingidos.

Os líderes são os responsáveis para envolver, engajar e apontar caminhos a serem seguidos pelos membros da escola. Para isso é importante que conheçam os pontos fortes e as fraquezas que a escola tem antes de estabelecer o que fazer.

Os professores são os indicados a realizarem o processo de Coaching Escolar, podendo ser simultâneo a liderança, ou não.

Aqueles que estão diretamente ligados com o desenvolvimento dos estudantes devem ser os primeiros atendidos, pois o processo ajuda reconhecer forças e virtudes, capacidades, habilidades e pontos fracos de cada professor identificando assim, o que precisa melhorar enquanto desenvolvimento humano.

A maioria dos professores ficam surpresos quando realizam o processo por que não se conhecem e tão pouco realizarem o autocuidado. O Coaching Educacional faz o professor ser capaz de se reconhecer enquanto pessoa e compreender o limite do outro.

O estudante pode fazer o processo aplicado pelos professores, com apoio do Coach. É importante valorizar a história de cada estudante, dando-lhes espaço para mostrar seu potencial, respeitando as limitações e estimulando-os para atingirem resultados de excelência.

A escola que valoriza o aluno consegue envolvê-lo para a busca do autoconhecimento, desempenho na aprendizagem e colaboração entre professores, escola e família.

O COACHING EDUCACIONAL TEM FERRAMENTAS PRÓPRIAS PARA CADA SEGMENTO?

Sim. Cada segmento tem características próprias, por isso existem ferramentas diferentes a serem aplicadas gerando compromisso durante o tempo pré-estabelecido para cada segmento.

As famílias podem ser envolvidas através de encontros para orientações de convivência social, acolhimento, regras e rotinas, de autocuidado corporal, emocional e afetivo e mostrando a necessita conhecer o filho para saber lidar com ele.

O Coaching Educacional, aplicado às famílias, ajuda a escola com seus objetivos, regras, compromisso com família e a colaboração de todos para o desenvolvimento das atividades.

Nos encontros a escola pode mostrar os indicadores de resultados de aprendizagem e colocar em evidência o trabalho dos professores.

O QUE O COACHING EDUCACIONAL MUDA NA ESCOLA?

Grupo de jovens
Foto: Canva

Primeiramente muda a relação entre as pessoas que ali convivem e passam a se conhecer, reconhecer e respeitar o próprio limite e o modo de ser do outro.

Depois, quando cada membro compreende o seu estilo de aprendizagem passa a exercer a linguagem que o outro precisa para compreendê-lo, melhorando assim, a comunicação e a escuta ativa.

Quando o coaching faz parte do processo de melhoria da escola, o resultado garantirá maior chance de a equipe engajar-se no compromisso com o seu desenvolvimento, pois, os indivíduos são incentivados a identificar e refletir as próprias necessidades, abrindo novos repertórios mentais, emocionais e comportamentais.

A equipe pode refletir sobre o aprendizado e demonstrar o impacto do coaching em seu dia a dia, permitindo que o coaching seja usado como processo de mudanças pessoais e interpessoais.

É POSSÍVEL INSERIR O COACHING EDUCACIONAL NA PARTE BUROCRÁTICA DA ESCOLA?

Sim. É possível realizar o Coaching Educacional sem interferir na rotina da escola. Os encontros podem ser agendados dentro do calendário escolar e reuniões de atendimento ao professor. Ser associado ao Projeto Pedagógico por se tratar da formação pessoal e reflexões de resultados.

A gestão da escola pode deixar estabelecido o que vai executado dentro da rotina para:

  • Os professores realizando encontros dentro da formação continuada e atividades a serem desenvolvidas nos planos de aulas.
  • Os alunos podem ter encontros no horário de aula, com o professor responsável pela turma, ou promover encontros no contra turno com apoio da coordenação pedagógica. Os compromissos assumidos a partir das reflexões nos encontros podem ser colocadas nas atividades de sala ou tarefa de casa.
  • As famílias podem receber as ferramentas por meios de comunicação existentes na escola para responderem em casa e as reuniões serem reservados espaços para refletir resultados e gerar encaminhamento a serem executados.

QUANDO O PROCESSO DE COACHING EDUCACIONAL GERA RESULTADO NA ESCOLA?

A partir do primeiro encontro é notável a mudança de comportamento dos participantes. O processo não permite colocar culpa no outro. A reflexão é realizada a partir da própria resposta relacionada com o que cada um está sentindo, como está se comportando, o que deseja fazer e qual compromisso vai assumir para alcançar o objetivo, sendo assim, a mudança de postura acontece espontaneamente.

Crescimento educacional
Foto: Canva

Ao implantar o processo do Coaching na escola a primeira ação é fazer o diagnóstico do perfil da gestão escolar, dos colaboradores e dos indicadores de aprendizagem.

Os encontros são definidos com a equipe gestora que estabelece o tempo e quantidade de encontro a serem realizados. Agora para o Coaching Educacional se tornar cultura na escola faz-se necessário repeti-lo por no mínimo três anos consecutivos.

O processo de Coaching Educacional não demora muito e pode ser realizado em encontros semanais ou oficinas semestrais, durante o ano letivo.

O COACHING EDUCACIONAL É UMA DISCIPLINA DENTRO DO CURRÍCULO?

Não. O Coaching não é uma disciplina, é um processo que envolve autoconhecimento e auto responsabilidade para despertar autoconfiança, autoestima e empoderamento. Como processo pode ser incorporada na rotina da escola dentro das atividades realizadas.

Com o processo a gestão escolar consegue deixar claro para a equipe o pretende alcançar e colocar todos como responsáveis para executar tarefas rumo ao resultado de sucesso com a linguagem assertiva.

O Coaching Educacional é alinhado aos pilares existentes na educação – conhecer – fazer – conviver e ser e atende as Competências da BNCC com a gestão emocional, empatia, autocuidado e autoconhecimento.

A formação da CCE atende quatros pilares de desenvolvimento:

  • Desenvolvimento de liderança educacional;
  • Boas práticas educacionais;
  • Elevação de performance acadêmica dos estudantes e
  • Engajamento dos pais e da comunidade.

Todo o processo da CCE está dentro das ações de conhecer, sonhar, planejar e saber aonde quer chegar partindo da realidade e traçando caminhos para conquistar o sucesso, compreendendo que o que se propõe para a formação humana não desvinculada do ensino-aprendizagem.

O Coaching Educacional desperta para a realidade que a escola está vivendo, provoca reflexões para reconhecer forças, habilidades e valores e ao mesmo tempo buscar o que está faltando para o desenvolver o autocuidado, a autoconfiança e a autoestima, exercendo assim, diferentes modos de olhar a educação.

Comemorando o sucesso
Foto: CME Dom Bosco/2019 (Arquivo Pessoal)

A escola que realiza o Coaching Educacional passa a comemorar pequenas vitórias, valorizar cada profissional que integra a equipe e dar importância aos trabalhos realizados.

Referências:

Certificação Parent Coaching Escolar – Parent Coaching Brasil.” https://cursos.parentcoachingbrasil.com.br/escolar-mb/. Acessado em 26 set.. 2020.
“IDEB – Resultados e Metas – Ideb – Inep.” http://ideb.inep.gov.br/resultado/. Acessado em 26 set.. 2020.
Processo – Wikipédia, a enciclopédia livre.” https://pt.wikipedia.org/wiki/Processo. Acessado em 26 set.. 2020.

Texto escrito por:

Iolanda Garcia
Professora e Coach Educacional