Adolescência: como os pais podem apoiar os filhos nessa fase?
A adolescência é um período marcante da vida, pois é nessa fase que ocorrem diversas mudanças nos indivíduos. A profundidade com que as transformações acontecem acaba sendo muito difícil também para os pais, que podem enfrentar dificuldades para entender os seus filhos.
Apesar disso, é imprescindível fornecer todo o apoio possível e compreensão aos jovens, visto que este é também um momento de descobertas e entendimentos porque os adolescentes deixam para trás a infância e se tornam novas pessoas.
Algumas condutas dos pais podem facilitar o processo e garantir que estes indivíduos contarão com o apoio necessário para atravessar essa fase difícil da vida da melhor forma.
Índice de Conteúdos
Mudanças físicas e comportamentais
Entender tudo que o que a adolescência engloba facilita bastante para que os pais de jovens possam apoiá-los ao longo de todos os processos de mudança, que serão muitos.
A fase definida pela Organização Mundial da Saúde como a adolescência é compreendida entre os 10 e os 19 anos de idade. Durante esses anos são muitas as mudanças, tanto no âmbito físico quanto em questões emocionais.
Alguns comportamentos são muito comuns nessa fase. Os adolescentes passam a apresentar atitudes que podem variar, como agressividade, irritabilidade e ansiedade. Estes são efeitos das mudanças físicas pelas quais os jovens passam.
Diante de tantas alterações e sem muita compreensão sobre elas, há uma forte tendência que os adolescentes se sintam confusos e acabem se fechando para os pais.
Assim, eles podem se sentir igualmente confusos ao não reconhecerem mais a criança da qual há pouco sabiam tudo.
Por isso, o passo mais importante nessa fase é estabelecer com os filhos um diálogo sincero e que forneça apoio para eles neste período de dificuldade, de modo que possam sempre ter em mente que os seus pais estarão dispostos a ajudá-los.
Autoridade e imposição de limites: como estabelecer?
Por mais que seja necessário desenvolver uma relação aproximada com os adolescentes, os pais precisam contar com autoridade. É um desafio exercer este papel, visto que este é um período da vida no qual os jovens têm tendência a se rebelar contra esse tipo de ação.
Novamente, o diálogo é necessário para firmar a autoridade dos pais a respeito de determinados assuntos. Ao mesmo tempo, devem ocorrer conversas sinceras com a finalidade de estabelecer os limites e defini-los de forma muito clara para que não sejam ultrapassados.
Acolher impondo regras claras
É essencial que os pais criem um ambiente com limites bem estabelecidos e reais, mas que também seja acolhedor para os jovens. Impor regras não é a mesma coisa que rigidez. As regras precisam ser estabelecidas com os limites, pois estas impõem de uma forma assertiva o que pode ou não ser feito.
Para que o processo seja eficiente e tenha bons resultados, os pais precisam ser justos nos seus posicionamentos e compreensivos, ouvindo também o lado dos filhos para que estes possam mostrar as suas visões e tenham segurança para dialogar.
Interação social
Os pais precisam entender que um aspecto muito importante dessa fase da vida é que cada adolescente se portará de uma forma. Alguns sentirão mais necessidade de estar com os seus amigos e outros podem agir de forma oposta.
Durante a adolescência é necessário que os pais compreendam que os adolescentes podem adotar estas posturas por diversos motivos, como a autoestima. Ela pode ser mostrada através de sintomas como a timidez, que impede que os jovens consigam obter uma interação social satisfatória.
Também deve ser uma tarefa dos pais ajudar os adolescentes nesse processo, construindo diálogos com a finalidade de compreender os motivos pelos quais agem dessa forma. Se for necessário, devem buscar ajuda de profissionais adequados e que podem auxiliar nesse processo.
Proporcione um ambiente saudável e de confiança
A adolescência é uma fase cheia de desafios e de obstáculos a serem superados não somente para os jovens.
Os pais também precisam atravessar a adolescência dos filhos da melhor forma possível, garantindo que eles consigam se desenvolver em um ambiente saudável que proporciona uma boa qualidade de vida.
Portanto, o ideal é que os pais busquem sempre mais informações de valor, que possam beneficiar e incentivar o diálogo, fornecendo experiências e novas formas de ver as situações para construir uma relação de confiança com os filhos ao longo de toda a adolescência .
Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre o processo de coaching? Acesse o nosso site.