Nos tempos em que vivemos, é impossível evitar a tecnologia. No entanto, o uso dela, em muitos casos, extrapola o que é considerável saudável e esse excesso de tecnologia acaba afetando também o meio familiar.

E não estamos nos referindo somente aos filhos que não saem dos smartphones, muitas vezes os pais também pecam pelo excesso.

Uma pesquisa realizada pela revista infantil americana Highlights, mostra que 62% das crianças têm reclamações sobre seus pais, que muitas vezes se distraem com o uso de ferramentas tecnológicas. Não é de hoje que se fala sobre esse “convívio” excessivo no mundo virtual, que tem afetado a capacidade de interação no mundo real.

Mas não é só isso, esse excesso de tecnologia no meio familiar pode causar outros 3 problemas graves em casa. Confira a seguir:

Problemas de diálogo

Como pais e filhos se distraem muito frequentemente enquanto usam alguma ferramenta tecnológica, é muito comum que os problemas de diálogo ocorram. Além de afetar a compreensão da mensagem que se quer passar, isso também pode causar estresse e brigas desnecessárias.

Afastamento afetivo

Como vimos acima, muitos filhos reclamam que os pais se distraem frequentemente com o uso de smartphones, tablets, etc. (isso também vale para os filhos). O que ocorre é que essas situações, muitas vezes, causam o sentimento de exclusão. Os familiares se sentem deixados de lado e, às vezes, se veem como menos importantes que um smartphone, por exemplo.

O resultado disso é o afastamento afetivo. Se o indivíduo não se sente importante, é natural que busque o afastamento.

Problemas psicológicos

Em muitos casos, esse sentimento de exclusão, de “não pertencimento” acaba cooperando para o desenvolvimento de problemas psicológicos como a depressão e a ansiedade.

Todos esses problemas estão intimamente interligados e ocorrem em cascata. Por isso é tão importante utilizar essas tecnologias de forma consciente, a fim de evitar prejuízos para o ambiente familiar.

Como evitar problemas familiares sem deixar a tecnologia de lado?

A tecnologia não precisa ser uma vilã dos relacionamentos familiares. A verdade é que com cautela, ela pode ajudar a aproximar e fortalecer as relações. Por isso é importante definir um tempo para as crianças, por exemplo, para o uso dos aparelhos eletrônicos.

É interessante eliminar o uso dele nos momentos em que todos estão juntos, durante as refeições, por exemplo. Dessa forma, o diálogo e a interação de forma física podem ser mantidos normalmente, o que é de extremamente importante para um ambiente familiar saudável.

A tecnologia está presente em nossas vidas e não irá deixar de ser parte dela. Por isso é tão importante utilizá-la de forma consciente, sempre evitando os excessos.

Está em busca de entender melhor sobre o convívio familiar e como melhorá-lo? Então não deixe de ler o artigo: Conheça as principais dificuldades no relacionamento entre pais e filhos.

A Parent Coaching Brasil tem como objetivo oferecer todo o apoio necessário para a estruturação de famílias unidas e saudáveis. Quer fazer parte dessa missão? Então conheça melhor sobre nossos Cursos voltados para os profissionais parentais.