De acordo com alguns registros, a Psicologia Positiva começou a surgir pelo mundo nos anos de 1997, através dos estudos de Martin Seligman.

No decorrer dos tempos, a psicologia vem sendo bastante aplicada dentro da nossa sociedade. Ela exerce um papel fundamental diante dos problemas e patologias da atualidade, notando o que havia de errado e o que não funcionava nas pessoas.

De acordo com alguns registros, a Psicologia Positiva começou a surgir pelo mundo nos anos de 1997, através dos estudos de Martin Seligman.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o post até o final e saiba mais sobre o que é a Psicologia positiva, e quais os seus três pilares fundamentais.

O que é a Psicologia Positiva?

Em suma, a Psicologia Positiva pode ser exemplificada como uma forma de estudo na psicologia, e cuja finalidade é focar em meios que possam trazer para as pessoas a felicidade.

Diferente da psicologia tradicional que foca em identificar desvios mentais, esse ramo está voltado para o incentivo do bem-estar do paciente.

Vale lembrar que, as patologias não são “esquecidas”, apenas o foco é direcionado para os elementos positivos da vida humana.

Qual o objetivo da Psicologia Positiva e quais os três pilares?

O principal objetivo da Psicologia Positiva é focar no desenvolvimento e aperfeiçoamento de características voltadas para perspectivas positivas que mantém a mente saudável e em bom estado.

A Psicologia Positiva tem por base três pilares que focam em conquistar uma vida mais plena. São eles:

O primeiro pilar é o exercício das emoções (estudo das emoções), seu principal foco é na experiência dos sentimentos que são bons, como alegria, amor e esperança.

Já o segundo pilar, está voltado mais para as características do indivíduo, por isso, é um dos pontos mais trabalhados, ou seja, seu foco pode ser em reforçar ou desenvolver traços mais otimistas, como forças e virtudes.

Por fim, o terceiro pilar consiste no estudo das intuições positivas, o seu uso pode trazer uma melhora na qualidade de vida das pessoas, porém, é necessário optar por atividades saudáveis e que sejam agradáveis para o seu círculo de convivência.

A Psicologia Positiva possui um papel importante na atualidade, por isso o seu principal foco é desenvolver uma melhor qualidade na saúde mental.

Os seus benefícios são notáveis, já que ela consegue ajudar na prevenção de doenças, pois, o estado emocional negativo consegue desenvolver ou até mesmo agravar algumas categorias de patologias.

Conclusão

Por fim, é notável que a Psicologia Positiva promove vários benefícios na vida das pessoas, além de ajudar na satisfação e otimismo, é sugerido a adoção de atitudes e comportamentos mais saudáveis.

Algumas pessoas que adotam esse movimento em sua vida, possuem menos hipóteses de desenvolver patologias ou até mesmo doenças cardiovasculares. Por fim, consegue-se alcançar uma vida mais positiva, tranquila e prazerosa.

Continue navegando pelo nosso blog e saiba mais sobre a Psicologia Positiva e quais os seus pilares, ou se desejar entre em contato agora mesmo e tire suas dúvidas conosco.