Como os adolescentes podem ter mais saúde emocional?
Como os adolescentes podem ter mais saúde emocional. Essa é uma pergunta frequente. A adolescência é uma fase da vida mais difícil e mais importante, pois é onde o ser humano está se moldando e onde estão ocorrendo mudanças significativas tanto na mente quanto no corpo.
Todas essas mudanças, consequentemente afetam as emoções dos adolescentes, que por sua vez, refletem em outras áreas da sua vida, como o desempenho escolar e a sua interação social.
Sendo assim, se atentar a saúde emocional dos adolescentes é muito importante para que eles consigam lidar com esse processo de maneira saudável, evitando inclusive, maiores problemas futuros, como depressão e ansiedade, por exemplo.
O adolescente, nesse momento, precisa do apoio de seus familiares e de educadores para que eles possam se manter emocionalmente saudáveis.
Vale ressaltar que quanto mais cedo se aprende a lidar com as emoções, melhor o adolescente saberá lidar com o que está acontecendo com ele. Ou seja, o ideal é começar a trabalhar as emoções desde a infância.
Enfim, confira a seguir como você pode auxiliar um adolescente a lidar com os seus sentimentos e garantir que ele tenha uma boa saúde emocional:
Antes de mais nada, o que é saúde emocional?
Entender o que é saúde emocional é muito importante para que possa auxiliar o adolescente com as mesmas.
Pois bem, a saúde emocional tem relação com a capacidade do indivíduo de reconhecer suas emoções e administrá-las em qualquer que seja a situação. Com isso, as pessoas conseguem viver uma vida plena e atingir os seus objetivos.
O principal desafio, é ter de lidar com os sentimentos que consideramos negativos, como a raiva, o medo, a tristeza e a ansiedade, por exemplo.
Ter sentimentos negativos é algo normal e não dá para simplesmente fugir deles ou ignorá-los. É preciso aprender a lidar.
A importância do gerenciamento das emoções na saúde emocional
Na teoria, gerenciar as emoções, pode até parecer algo fácil, por ser algo inato do ser humano. No entanto, é na prática, é nas mais variadas situações diárias, que vemos o quanto pode ser difícil gerir as emoções.
Na fase da adolescência, quanto todos os sentimentos são tão intensos e exacerbados fica ainda mais difícil ter uma saúde emocional estável.
O problema de não se conseguir gerir as emoções está quando, os sentimentos, sobretudo, os negativos, começam a ser muito frequentes na rotina do adolescente.
Isso porque nesse estágio, provavelmente, as suas emoções já estão afetando todas as outras áreas da sua vida, de maneira tal que já se tornou parte do seu comportamento diário, provocando:
– Transtorno de ansiedade;
– Baixo desempenho escolar;
– Depressão;
– Insônia etc.
Nesses casos é preciso inclusive da ajuda de um profissional para ajudar o adolescente.
Então, como o adolescente pode ter mais saúde emocional?
Já vimos que ter saúde emocional é muito importante para que o adolescente tenha maior qualidade de vida. Saiba que é possível ajudar os adolescentes nesse processo de gerenciamento das emoções.
Entender as fases da adolescência, é algo que auxilia muito os familiares a terem maior empatia para com eles. Já que é melhor iniciar esse processo na infância, logo quando a criança começa a demonstrar os primeiros sentimentos de insatisfação por ser contestado, por exemplo.
A empatia acolhedora dos pais e educadores é essencial para a saúde emocional do adolescente, desde a infância.
A seguir, confira algumas dicas que podem ser trabalhadas no dia a dia com o adolescente:
– Limites devem ser impostos ao adolescente, mas o mesmo não pode ser reprimido, é preciso ter equilíbrio entre liberdade e limites;
– Criar laços com adolescente por meio da empatia, para que ele possa confiar e se abrir;
– Permitir que o adolescente aprenda por meio das frustrações, que sejam proporcionais a sua faixa etária.
Essas são tomadas de ações que à primeira vista parecem muito simples, mas se feitas diariamente dão o total apoio para a construção de uma boa saúde emocional do adolescente.