Quais são os principais tipos de coaching?
Quais são os principais tipos de coaching?
Essa é uma dúvida comum das pessoas que se interessam por esse processo tão rico, que gera resultados no mundo todo. Para ajudar a elucidar melhor os nichos do coaching, fizemos um resumo dos principais segmentos do coaching no Brasil. Antes de relatar como funciona cada um deles, é importante esclarecer o principal: Afinal, o que é coaching?
Índice de Conteúdos
Coaching, o que é?
O coaching surgiu na década de 1960 no campo pessoal (life coaching), desde a década de 1980 no campo coorporativo (executive coaching) e desde 2000 no campo parental (parent coaching). Dessas 03 ramificações principais, surgiram outros segmentos que você conhecerá no decorrer do artigo.
A etimologia do coaching vem de uma metáfora de uma carroça que transporta alguém para um lugar para o qual deseja ir. Partindo dessa metáfora, podemos dizer que o coach leva os clientes a determinar sua próxima parada e ajuda-os a chegar lá com ferramentas cientificamente comprovadas.
Coaching diz respeito a ajudar as pessoas a se conscientizarem das suas forças, virtudes, habilidades, talentos e mostrar os recursos disponíveis para que elas sejam capazes de aplicá-los à sua vida pessoal e profissional, superando obstáculos, conquistando objetivos e vivendo mais em alta performance. Mas, como gerar esse resultado em uma pessoa?
Em primeiro lugar, o coaching é um processo. Processo nada mais é do que pequenas etapas que geram ações específicas em direção ao objetivo que se deseja conquistar. O processo de coaching capacita as pessoas a levarem uma vida mais presente e focada nos pequenos passos, que as levarão a alcançar o que querem mais rapidamente. Sendo assim, o processo de coaching se dá de modo gradativo, sessão a sessão, seguindo um padrão e uma estrutura de ferramentas específicas para a situação que a pessoa quer atingir.
E o que são essas ferramentas específicas aplicadas durante o processo do coaching? Elas são a chave para os resultados rápidos e impactantes, construídas através de um método e baseadas em pesquisas feitas nas áreas correspondentes. É um conjunto de passos e perguntas que sistematiza e ordena a aplicação de técnicas e procedimentos, de modo a garantir a replicação dos resultados. Quando os processos são replicados com eficiência e amparados por pesquisas, pode-se dizer que possuem validação científica.
Isso significa que ter uma base teórica e conhecimentos práticos não torna o profissional um coach de resultados, mas é, sim, a estrutura usada para compor as sessões e a sequência para causar a transformação no nicho de especialização.
Os envolvidos no processo de coaching são:
1) Cliente (Coachee): O cliente é o ponto principal da relação do processo de coaching. Ele define a agenda, o objetivo a ser trabalhado e é um participante ativo na parceria com o coach.
2) Coach (profissional): O coach traz um conjunto de habilidade e técnicas para ouvir atentamente (com empatia) o cliente, gerar aprendizado e ajudar na construção de um caminho eficiente de ação para chegar no objetivo. Ele estimula com perguntas e mantém seu cliente motivado. Seu objetivo é ajudar o cliente a definir a longo e a curto prazo as metas e incentivar a tomar as medidas necessárias para alcançar os objetivos, semana a semana.
3) Parceria: O coach será preparado para fazer do cliente o ponto de foco. Podemos concluir que o processo de coaching é uma parceria entre o coach (profissional) e o coachee (cliente), que deseja um maior entendimento e crescimento em determinada área da sua vida e não consegue fazer esse processo sozinho.
O processo de coaching proporciona crescimento, aperfeiçoamento, bem-estar, conexão, aprendizado, aumento de performance, transformação, realizações e conquistas. É eficaz por uma série de razões, sendo a principal a de que o relacionamento de coaching é projetado de forma que o coach e o cliente (coachee) sejam considerados parceiros iguais.
Essa relação não hierárquica fornece uma base para que o cliente e o coach explorem diferentes áreas e sejam criativos na busca de soluções individuais que trabalham especificamente o objetivo do cliente.
Uma nova profissão?
O coaching é uma das profissões que mais crescem no mundo, no entanto, ainda não é regulamentada. Isso significa que o próprio coach negocia as suas condições de trabalho e se responsabiliza pelos resultados e pela aplicação do método. Essa profissão combina prática e procedimentos distintos que precisam estar de acordo com o Código de Ética e Conduta do Coach.
Quando desenvolvida com seriedade, contribui para o aumento da performance e da consciência humana, equilíbrio emocional, poder pessoal e aumento do nível de satisfação.
O processo de coaching desperta cada vez mais interesse porque é voltado para resultados, trabalha para que pessoas se responsabilizem por ações e estrutura o caminho para obter os resultados desejados em um curto espaço de tempo. Geralmente compreende de dez sessões a doze sessões, cada uma com um objetivo dentro do método, para a construção do resultado.
Onde Buscar ajuda dentro do processo de Coaching?
Fique atento a sua necessidade. Cada coach (profissional) possui ferramentas para atendimento no seu nicho específico, assim, se a sua questão é carreira e negócios, procure profissionais formados em instituições sérias nesse nicho.
Se o seu desafio envolve a família, seja nos relacionamentos entre o casal, com os filhos, na estruturação das bases familiares e na educação, um coach parental é a melhor opção.
Para quem deseja fazer do coaching um aliado nos resultados profissionais, a seguir destacamos os principais nichos que você pode atuar:
Life Coaching
O life coaching, também conhecido como coaching de vida ou personal and professional coaching, surgiu na década de 1960 e é o primeiro segmento de coaching que visa identificar os objetivos de uma pessoa e desenvolver um plano viável para ela possa alcançá-los.
É um nicho muito voltado para a alta performance, para a melhoria da qualidade de vida como um todo.
A relação entre o cliente e seu coach de vida é uma parceria criativa que busca:
Identificar, esclarecer e criar uma visão mais clara e completo do que o cliente quer atingir;
Traçar ou modificar as metas de vida, conforme necessário;
Incentivar a autodescoberta e o crescimento do cliente;
Nutrir e ajudar o cliente a traçar estratégias e um plano de ação com base no que melhor se adapta aos objetivos, personalidade e visão do cliente;
Promover a responsabilidade do cliente para aumentar a produtividade e a alta performance.
QUEM PODE APLICAR O PROCESSO DE LIFE COACHING?
O profissional (coach) formado nessa área de atuação.
Um coach de vida é alguém profissionalmente treinado para ajudá-lo a maximizar seu potencial total e alcançar os resultados desejados.
O papel do life coach é o mais amplo de todos os segmentos porque depende de quais são os objetivos específicos do cliente (coachee). Isso porque o coach de vida incentiva e aconselha os clientes em uma série de questões profissionais e pessoais.
Por que uma pessoa contrata um life coach?
As pessoas optam por contratar o coach de vida porque querem ser mais produtivas do que são atualmente, melhorar sua produtividade e ter mais crescimento pessoal, tirar seus sonhos do papel, viver em alta performance e melhorar habilidades e competências.
Em todos os casos, o processo de coaching identifica uma lacuna entre onde o cliente está e onde quer chegar, e o profissional (life coach) aplica as ferramentas para ajudar o cliente a alcançar seus objetivos.
Importante frisar que se o seu objetivo for voltado a carreira, ascensão profissional, business e alavancagem de negócios, um coach executivo pode ser a melhor opção. Assim como se as suas questões são familiares, de relacionamento ou envolvem decisões que afetam, filhos e cônjuge, o coaching parental é o mais indicado.
Quando decidir pela formação em Life Coaching?
Quando o profissional não tem um nicho definido ou possui como missão de vida trabalhar com alta performance e com pessoas que querem se desenvolver individualmente.
O life coaching também é indicado para o desenvolvimento pessoal e para nichos não específicos do coaching. Quando o profissional já definiu o nicho de atuação, o indicado é procurar uma formação específica, porque trará ferramentas mais eficientes.
Ao contrário do que muitos profissionais pensam, ter ferramentas mais amplas não dá maior oportunidade ao coach, pelo contrário, faz com que ele tenha que adaptar ao seu nicho de atuação, demandando tempo e podendo não ter o efeito desejado.
Executive Coaching
O executive coaching, também conhecido como coaching executivo ou coaching de negócios (business coaching), é um dos segmentos do coaching que usa métodos para expandir o potencial do indivíduo em relação a seu ambiente de trabalho e sua carreira profissional como um todo.
É um nicho totalmente voltado ao mundo corporativo e empresarial, para desenvolvimento de uma cultura com missão, visão e valores totalmente alinhada às estratégias e desenvolvimento de organizações. O coaching executivo também é aplicado a empresários, alto executivos, CEOs e profissionais em cargos de liderança, assim como em pessoas que tem como foco principal alavancar a sua carreira e vida profissional.
O desenvolvimento de competências é a especialidade do nicho de coaching de negócios. O mundo corporativo de hoje exige cada vez mais dos grandes líderes o aprimoramento da capacidade de conduzir um negócio ou um grupos de pessoas.
Quem pode aplicar o processo de Executive Coaching?
O profissional (coach) formado nessa área de atuação. O mundo corporativo requer um conhecimento específico do profissional, que é o de entender as necessidades da empresa que o contratou e ter uma visão estratégica aguçada, para extrair de cada membro da equipe o máximo do seu potencial, em benefício da organização.
Quando contratado pelo próprio profissional (não tendo assim nenhum vínculo com uma empresa contratante) o coach de negócios precisa saber conduzir o profissional a atingir a alta performance, seja como líder ou como executor das sua tarefas.
É o nicho que mais exige do coach uma postura enérgica e de sucesso, visto que grande parte dos seus clientes, seja empresa ou individual, possui estratégias agressivas e metas ousadas de negócios e tem como objetivo principal resultados mensuráveis.
Com a onda do empreendedorismo no Brasil, o coaching para pequenas empresas continua crescendo. De acordo com um estudo do Sebrae, 23,4% das empresas morrem antes de completarem dois anos de funcionamento. Após quatro anos, esse número pode chegar a 50% segundo o IBGE.
O coaching executivo ajuda o pequeno empreendedor/empresário a tirar o foco apenas da execução e construir pensamentos e ações estratégica para alavancar os negócios.
Executive Coaching, Business Coaching ou Career Coaching? Existe diferença?
O Executive coaching:
É o processo que visa elevar a performance profissional dos colaboradores de uma empresa, sejam eles executivos ou não, individualmente ou de equipes. O coaching executivo geralmente é contratado por empresas e o profissional (coach) estabelece um cronograma para atendimento da equipe, individualmente ou em grupo, conforme o contrato estipulado. Uma variação que pode surgir desse tipo de trabalho é o team coaching, quando o objetivo maior for o desenvolvimento de equipes.
O Business coaching:
É o processo que visa atingir o objetivo ou uma meta de uma empresa. O foco é em uma meta da empresa e não de uma pessoa, e os responsáveis por fazer a meta ser cumprida são os executivos de cada setor da empresa, ou seja, os líderes e CEO’s. Esse tipo de coaching é o que mais exige aperfeiçoamento e conhecimentos estratégicos por parte do coach, porque requer a integração de vários setores da empresa, possui um período maior de implementação e consequentemente proporciona maior retorno financeiro para o profissional.
O Career Coaching (coaching de carreira):
É o processo que visa o crescimento profissional, como um elemento chave para facilitar a escalada profissional e a transição de carreira. A contratação desse serviço pode ser feita pela própria empresa, para garantir e potencializar a retenção ou escalada dos funcionários dentro da organização, ou pelo próprio profissional, de forma independente, para garantir a sua ascensão profissional ou novas oportunidades no mercado de trabalho.
Negócios e Família – Quem pode ajudar o equilíbrio?
Tem uma famosa frase que diz: “Devemos separar a vida pessoal da profissional” ou “Não leve trabalho para casa”.
O Brasil está muito distante dessa realidade. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, 74% dos brasileiros carregam seus computadores, smartphones e tablets durante as férias ou fins de semana. O país perde apenas para o chineses (92%) e fica à frente dos britânicos (47%) ou dos alemães (50%).
Levar trabalho para casa ganhou até um termo em inglês: blurring. E mais: 83% dos brasileiros pensam que o “blurring” facilita o trabalho.
Como o Blurring tem afetado a vida pessoal dos brasileiros? Um estudo publicado no jornal acadêmico “Occupational Health Psychology”, com a participação de 344 casais, comprovou o óbvio: O uso excessivo de aparelhos móveis em casa aumenta os conflitos familiares e gera maior tensão nos relacionamentos.
O fato é que com as tecnologias e as exigências do mercado de trabalho as empresas entraram nas casas das famílias brasileiras. Por este motivo, a Parent Coaching Brasil defende que as empresas também devem permitir que a família entre dentro das empresas!
Ensinar a lidar com as exigências da família, a usar conceitos como liderança, trabalho em equipe e comunicação tanto em casa como no trabalho fará com que o profissional saiba como equilibrar vida familiar X trabalho e aumentar a produtividade. A Parent Coaching Brasil tem o compromisso sério de levar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal para as empresas. Clique aqui e saiba mais.
Parent Coaching
O parent coaching, também conhecido como coaching parental, coaching familiar ou coaching para pais e filhos, é um dos segmentos existentes no coaching. Surgiu no início da década de 2000 dos Estados Unidos e no Canadá e hoje já está presente em muitos países, entre eles o Brasil, através da Parent Coaching Brasil.
Conforme a ACPI (Academy for Coaching Parents International) o papel do processo de coaching familiar é “capacitar e sustentar as relações familiares” e “fazer a diferença na vida das famílias”.
O processo de coaching para pais possui o objetivo principal de ajudar a família a superar os seus desafios parentais. Usando uma metodologia específica, o coach parental ajuda o cliente (coachee) a para descobrir os principais aspectos positivos dentro do sistema familiar e a traçar bases sólidas, como forças, valores, propósito e legado, para nortear as decisões e construir um ambiente familiar saudável.
Toda mãe, pai ou cuidador tem dentro de si as ferramentas certas para estruturar a própria família. O que eles precisam é de alguém que aponte o caminho e ajude-os a ampliar a mente. É um processo, em que os pais e o coach parental trabalham juntos, de modo colaborativo, criando soluções, conexões e clareza para:
- implementar um plano para tratar os problemas atuais da família;
- criar estrutura familiar adequada para cada idade dos filhos;
- desenvolver confiança dos pais nas habilidades parentais;
- apoiar o trabalho de escolas e programas educacionais;
- desenvolver habilidades de comunicação mais eficazes;
- trabalhar o sistema familiar e os relacionamentos;
- fornecer ensino e educação contínuos para os pais.
É no contexto dos desafios do mundo moderno que o coaching parental pode ser aplicado com extrema eficiência, como forma de devolver aos pais a autonomia para serem os líderes da vida dos filhos – para envolvê-los na educação, torná-los mais participativos e, principalmente, fazê-los se responsabilizar pelo sucesso da educação saudável e da prevenção da saúde física, mental e emocional dos seus filhos.
Filhos são espelhos. Cuidar dos pais por meio do coaching familiar é, para a sociedade moderna, a melhor forma de prevenção.
Quem pode aplicar o processo de Parent Coaching?
Assim como em outros segmentos, também existe a figura do coach, profissional qualificado para ajudar os pais a alcançarem seus objetivos de vida. É extremamente importante que o profissional seja formado com ferramentas específicas para o nicho parental, de forma a extrair os melhores resultados.
Isso porque o nicho parental é bastante específico e requer do coach parental um conhecimento sobre os ciclos de vida das famílias, os principais desafios de cada ciclo e sobre o funcionamento de um sistema familiar.
Dentro de cada etapa e ciclo do processo de coaching familiar, o profissional terá à disposição ferramentas para trabalhar as dinâmicas familiares e levar o cliente a conquistar objetivos respeitando os seus próprios ciclos de vida e os dos filhos.
Como funciona a formação completa Parent Coaching?
A Parent Coaching Brasil possui a formação completa Expert. Nela, a profissional tem à sua disposição toda a fundamentação teórica para atuar no nicho, desde os princípios básicos para atender esse tipo de público, até as ferramentas já prontas para causar impacto em famílias.
Durante todo o processo de coaching parental, o coach será capaz de devolver aos pais seus valores e visão básicos, para si e para seus filhos, transformando assim suas vidas e nossos mundo. O coach formado pela Parent Coaching Brasil abre o espaço para que os pais possam explorar, examinar e descobrir soluções que fazem sentido para aquele núcleo familiar.
O método utilizado pela Parent Coaching Brasil é o S.E.R – Significado, Emoções e Relacionamentos.
Significado:
É a bússola. Determina os valores de cada membro da família, CRIA a identidade. Quem é essa mãe nessa fase do filho? O que ela se tornou? Quem ela gostaria de ter se tornado? Como ela pode se tornar o que ele deseja (eu ideal)?
Quem é esse filho. Quem esse filho se tornou? Como aceitar esse filho, aceitar que ele cresceu, que ele mudou?
Emoções:
É o pano de fundo. As emoções são um fio condutor para o bem-estar e a satisfação. Aprender a gerar em você emoções positivas vai
ampliar a sua consciência naturalmente e te permitir ver novos caminhos. Aqui você vai aprender a lidar com a sua raiva, a sua tristeza, a sua sensação de fracasso, culpa. E vai aprender a lidar com as mudanças das fases do filho.
Relacionamentos:
É a bússola. Determina os valores de cada membro da família, CRIA a identidade.
Quem é essa mãe nessa fase do filho? O que ela se tornou? Quem ela gostaria de ter se tornado? Como ela pode se tornar o que ele deseja (eu ideal)?
Quem é esse filho. Quem esse filho se tornou? Como aceitar esse filho, aceitar que ele cresceu, que ele mudou?
Como usar essa realidade para fortalecer e não para diminuir a relação?
Nossos padrões são os mais altos. Integridade é um dos nossos valores. Por este motivo queremos profissionais realmente engajados na causa de transformar pais e filhos.
Kids Coaching
O kids coaching, também conhecido como coaching infantil ou coaching para crianças, é um dos segmentos do coaching que ajuda crianças a desenvolver as habilidades, confiança e uma capacidade de lidar com obstáculos da vida.
O processo de kids coaching desenvolve confiança, resiliência e inteligência emocional para saber lidar com situações que podem parecer assustadoras aos olhos de uma criança. O objetivo é que essas habilidades desenvolvidas tornem-se parte de quem a criança e ajude-a a se tornar um jovem feliz, confiante e resiliente.
Usando ferramentas adaptadas para o universo infantil, o processo de kids coaching visa facilitar o entendimento da criança sobre si mesma e ensiná-la a explorar o ambiente em que vive para que ela possa criar maneiras mais assertivas e criativas de lidar com a sua realidade.
O que o processo de coaching infantil se propõe a desenvolver nas crianças:
Autoconfiança
Motivação
Melhor relacionamento com colegas, irmãos, familiares e outras pessoas importantes
Aumento da auto-estima
Melhor compreensão de si e de seus sentimentos
Técnicas úteis para gerenciar suas emoções
Maior nível de compreensão de auto-responsabilidade e auto-respeito
Melhor foco e concentração
Redução de preocupações e ansiedade
Quem pode aplicar o processo de kids coaching (coaching infantil)?
Um profissional (coach) que tenha formação nessa área específica é o mais indicado para aplicar o coaching para crianças. Por se tratar de um público infantil, a primeira etapa do coaching para crianças é a autorização e entrevista com os pais, que são os responsáveis por relatar os comportamentos desafiadores da criança e a personalidade, bem como quais objetivos esperam do processo.
A especificidade do público requer do kids coach (coach infantil) a competência de desenvolver uma linguagem adequada à idade do público que vai atender. Isso porque o processo é feito de forma presencial e a confiança da criança no profissional é primordial para o sucesso do processo de coaching. Além disso as ferramentas costumam ser bem lúdicas, com dinâmicas, pintura, jogos infantis, entre outros.
Os pais participam de algumas sessões pontuais, a critério do coach infantil.
A partir de quantos anos é possível aplicar o método kid coaching?
Algumas instituições de coaching afirmam que com crianças a partir de 2 anos de idade já é possível aplicar o método de modo informal e não estruturado. A partir dos 6 anos é possível iniciar o processo estruturado, com aplicação das ferramentas em uma sequência definida. O processo é aplicado em crianças até 11 ou 12 anos.
Nota da Parent Coaching Brasil sobre o processo de coaching infantil:
Acreditamos que crianças são espelhos. Na fase da infância, a criança está voltada para os pais e aprende por modelação ou modelagem (espelhamento). Por este motivo a Parent Coaching Brasil não possui uma formação kids coaching, para ferramentas específicas para serem aplicadas diretamente em crianças.
Nossa filosofia e metodologia visa atingir os pais, através da formação parent coaching, para que estes sejam os responsáveis por se munirem de conhecimentos e ferramentas para gerar, no ambiente familiar, a mudança que a criança precisa para crescer com a autoestima elevada e se relacionar com o meio que a cerca de maneira segura e eficiente.
Quando os pais se tornam saudáveis, espelhos comportamentos melhores, educam por valores consistentes e criam um ambiente seguro e fértil para o desenvolvimento infantil.
Coaching Teen (para adolescentes)
O teen coaching, também conhecido como coaching para adolescentes ou coaching juvenil é um segmento que tem como objetivo desenvolver habilidades de vida nessa fase da adolescência.
As ferramentas de coaching Teen devolvem no jovem a capacidade exercer a liderança em sua vida, bem como na escola, em casa e na sua comunidade. É um protagonismo essencial para os dias em que vivemos, para restaurar o equilíbrio da sociedade através dos que, em breve, ingressarão no mercado de trabalho e contribuirão econômica e socialmente para o mundo.
O processo é todo desenvolvido para que o adolescente, ao final do processo de coaching teen, consiga:
- Aplicar o seu estilo de aprendizado para aumentar as notas;
- Compreender o seu estilo de motivação e se tornar mais proativo;
- Reduzir o estresse criando formas de lidar com a vida mais eficazes;
- Sentir-se mais confiante e animado sobre o seu futuro;
- Demonstrar naturalmente as forças e habilidades em todas as áreas da vida.
Os estudos sobre o cérebro do adolescente é relativamente novo. Durante muito tempo apenas podíamos compreender a adolescência pelas características da puberdade e pela explosão de hormônios. Agora, com as recentes descobertas da neurociência sobre o não desenvolvimento completo do cérebro do adolescente, podemos explorar com mais verdade quais recursos, de fato, o adolescente precisa para construir uma vida com amor, saúde, fé, confiança, sabedoria e felicidade.
O coaching para adolescentes usa exatamente todo esse potencial descoberto pela psicologia positiva, psicologia do esporte e neurociência em prol da vida e de decisões melhores em um período de vida onde a individualidade e as escolhas são colocadas em evidência. É devolver o equilíbrio na medida certa, não para tirar do jovem a ousadia e a liberdade, mas para ensiná-lo a vivê-la de modo a não se prejudicar e nem aos outros.
A maioria dos pais quer dar, mas os adolescentes simplesmente não sabem como aceitar seus conselhos, apoio, cuidado e sabedoria. O abismo que se cria nessa fase da adolescência, entre pais e filhos, quando não trabalhada pode acarretar problemas sérios na vida adulta.
Existe um mundo a ser explorado, desconhecido e assustador, novo e fascinante. O processo de coaching teen é um excelente parceiro para preencher essa lacuna, representada pelo distanciamento do jovem com a sua unidade familiar porque ajuda o jovem a olhar para dentro e a perceber o limite entre se afastar do seu sistema familiar de origem para explorar o mundo e voltar para se sentir seguro junto com os seus pais.
Quem pode aplicar o processo de teen coaching (coaching para adolescentes)?
Um profissional (coach) que tenha formação nessa área específica é o mais indicado para aplicar o coaching teen. Isso porque as ferramentas de coaching são mais eficientes quando adaptadas ao universo do público que se deseja atingir.
O público jovem requer uma empatia maior, já que boa parte do público adolescente chega mais desconfiada nas sessões e precisa se sentir segura para confiar no processo.
Um diferencial para atendimento em coaching para adolescentes é que os jovens estão extremamente antenados com as tecnologias, o que permite que o atendimento das sessões também possa ser à distância.
A partir de quantos anos é possível aplicar o método teen coaching?
As ferramentas de coaching para jovens podem ser aplicadas a partir dos 13 anos. Alguns profissionais (coach) conseguem aplicar aos 12 anos, dependendo da maturidade do jovem.
O Organização Mundial da Saúde prevê que o período da adolescência vai até os 19 anos. Uma série de estudos médicos publicada pela revista especializada “The Lancet” em abril de 2012 afirma que a adolescência vai até os 24 anos. A metodologia da Parent Coaching Brasil prevê o atendimento do adolescente com as ferramentas teen coaching até os 20 anos, podendo ser estendida conforme a necessidade e objetivos.
Como funciona a formação em coaching para adolescentes (Coaching Teen)?
A certificação Parent Coaching Teen possui um método exclusivo que ampara todas as ferramentas: SER (significado, emoções e relacionamentos) e também utiliza os ciclos da investigação apreciativa para estruturar seus programas: Descoberta, Sonho, Planejamento e Destino.
São 4 ciclos harmoniosos e em cada um o profissional aprenderá a usar ferramentas para trazer à consciência do jovem um importante pilar na construção de uma vida com mais propósito e significado, amparado por emoções positivas e relacionamentos saudáveis.
Além da estrutura base, amparada do método SER e na Investigação Apreciativa, para a construção da certificação Parent Coaching Teen foram utilizados 4 pilares de sustentação:
1) Autoconhecimento
2) Vida acadêmica
3) Relacionamentos
4) Liderança
Durante toda a certificação, o profissional terá o passo a passo de como utilizar as ferramentas de coaching para jovens nos diversos contextos e como obter os melhores resultados. Um material valiosíssimo para profissionais que lidam com adolescentes.
É de extrema importância para o jovem construir caminhos para respostas emocionais apropriadas e o processo de Coaching Teen ajuda os jovens a navegar em situações difíceis, cada vez mais comuns entre adolescentes em virtude do mundo moderno.
Coaching Escolar (Educacional)
O coaching escolar, também conhecido como coaching educacional é um dos segmentos do coaching com maior potencial de crescimento nos próximos anos. Isso porque a forma como o Brasil lida com a educação e valoriza os professores, coordenadores pedagógicos, diretores e demais profissionais da educação precisa ser revista imediatamente.
Um dos maiores desafios das instituições de ensino é solucionar a seguinte pergunta: Como apoiar as crianças e os pais, bem como reconhecer o que é preciso para atender às necessidades de funcionários e administradores?
A nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina que a Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global e assumir uma visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto – considerando-os como sujeitos de aprendizagem – e promover uma educação voltada ao seu acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e diversidades
Nesse contexto, o uso das ferramentas de coaching educacional é perfeito como um meio para construir uma cultura de aprendizagem dentro da escola. A chave para o sucesso do coaching escolar é torná-lo parte da filosofia de responsabilidade partilhada para a liderança e vivenciada por todos.
Coaching na Educação, uma necessidade
O papel do coaching na educação tem sido principalmente desafiar os alunos e educadores a alcançar o seu pleno potencial. Com uma abordagem centrada nas pessoas, o coaching escolar apoia a ideia de aprendizagem personalizada e da autorresponsabilidade, fornecendo uma perspectiva diferente de aprendizagem tanto de alunos quanto do corpo docente.
Embora relativamente jovem, o coaching escolar já marca uma forte presença nos Estados Unidos, na Austrália e no Reino Unido, sendo neste último usado inclusive pelo Departamento de Educação desde 2003, no processo de melhoria contínua para líderes escolares.
Essa aceitação do coaching no ambiente escolar tem uma justificativa principal: o coaching é um meio extremamente eficiente para desenvolver a liderança com inteligência emocional.
Um estudo realizado pela Fundação Annenberg para a Reforma Educacional relatou uma série de descobertas que oferecem validação poderosa para o coaching:
1) O coaching incentiva a prática colaborativa e reflexiva e permite que os professores apliquem seu aprendizado com maior profundidade, frequência e consistência do que aqueles que trabalham sozinhos.
2) O coaching apoia os professores para melhorar sua capacidade de refletir e aplicar seus aprendizados ao seu trabalho com os alunos e também no trabalho deles.
3) O coaching promove mudanças culturais positivas. As condições, os comportamentos e as práticas exigidas por um programa de coaching eficaz podem afetar a cultura de uma escola ou sistema, proporcionando esforços mais amplos para melhorar a cultura e as condições escolares.
4) O coaching também foi relacionado ao aumento do uso da metodologia para medição dos resultados pelos professores. Programas eficazes de coaching respondem às necessidades específicas sugeridas pelo método e permitem que os professores direcionem melhor as questões e os desafios da escola para criar coerência dentro dela, concentrando-se em áreas estratégicas de necessidade que foram sugeridas por evidências, e não por opiniões individuais e às vezes conflitantes.
5) Outra descoberta-chave foi que o coaching educacional promove a implementação do aprendizado e a responsabilidade recíproca. Coaching é um suporte integrado que tenta responder às necessidades dos alunos e professores de forma contínua, consistente e dedicada. A probabilidade de usar novas responsabilidades de aprendizagem e compartilhamento aumenta quando os colegas, guiados por um coach, trabalham juntos e se responsabilizam por melhorar o ensino e a aprendizagem.
6) O coaching apoia a liderança coletiva em um sistema escolar. Uma característica essencial do coaching é que ele usa as relações entre coaches, diretores e professores para criar a conversa que leva a mudanças de conhecimento, comportamentais, pedagógicas e de conteúdo. O coaching distribui liderança e mantém o foco no ensino e na aprendizagem. Esse foco promove o desenvolvimento de habilidades de liderança, aprendizado profissional e suporte para professores que visam maneiras de melhorar os resultados dos alunos.
Como funciona a formação em coaching para educadores (Coaching educacional)?
As ferramentas de coaching educacional podem ser aplicadas por um profissional certificado (coach) e especializado em coaching educacional. Tem sido usada tanto por proprietários de escola (no treinamento do seu corpo docente) quanto por profissionais que aplicam o método nas escolas (como contratado para desenvolver as equipes internas).
O método visa promover a implantação da cultura de coaching escolar para que a instituição de ensino, ao final do processo de coaching escolar, consiga:
- viver pela cultura de coaching criada;
- aumentar os seus resultados globais;
- manter os trabalhos ao longo dos anos;
- ter uma equipe motivada e integrada com valores e propósitos comuns;
- criar uma atmosfera de aprendizagem contínua que inspire alunos e impacte diretamente na performance deles.
Diante de todo o cenário de mudanças da educação mundial, o processo de coaching surge como um espaço seguro onde o potencial do corpo docente pode ser explorado e nutrido, tomando forma e força:
- Para alunos, o coaching pode reduzir o stress, melhorar as habilidades sociais e emocionais e o desempenho acadêmico.
- Para professores, líderes e administradores educacionais, o coaching ajuda com as transições para novos papéis, criação de um ambiente colaborativo, maior senso de pertencimento, desempenho da equipe e criação de uma cultura baseada em valores.
- Para as organizações, o coaching é também utilizado eficazmente para melhorar habilidades de ensino e desempenho, assim como aproveitar a energia e o pensamento positivo dos membros da equipe.
- Para a relação professor/aluno, o coaching traz o aumento das percepções e dos sentimentos positivos do aluno acerca do professor, influencia fatores como o seu ajustamento psicológico, a sua integração social, o desenvolvimento de competências sociais, o envolvimento do estudante com a escola e a qualidade do seu desempenho acadêmico.
Com os profissionais credenciados, o parent coaching escolar oferece para as instituições de ensino e educadores uma nova forma de se relacionar. É uma mudança essencial no atual contexto em que vivemos.
O coaching escolar é bastante flexível. Pode ser usado na sua totalidade, através de um trabalho sério de médio/longo prazo, para mudança do ambiente escolar como um todo, quanto para trabalhos mais específicos, como o desenvolvimento da liderança, desenvolvimento e alta performance da equipe, desenvolvimento de professores, engajamento dos pais e melhoria de desempenho de alunos.