METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO
As metodologias ativas na educação têm se destacado cada vez mais na busca em transformar a figura do educador parental em um mediador do conhecimento, colocando o aluno como protagonista de seu próprio processo de aprendizagem.
Você já parou para pensar em como isso funciona? Vem comigo conferir neste artigo!
As metodologias ativas são abordagens pedagógicas que envolvem os alunos de uma forma mais ativa no seu próprio processo de aprendizagem, promovendo o protagonismo e se diferenciando do modelo tradicional de ensino.
Essa abordagem pedagógica oferece uma nova perspectiva para o ensino, proporcionando a participação ativa dos estudantes e estimulando o desenvolvimento de habilidades essenciais.
Uma das principais características das metodologias ativas é a valorização do aluno como sujeito ativo no processo de aprendizagem, ao invés de ser apenas um receptor de informações, o estudante é incentivado a construir seu conhecimento de forma autônoma e colaborativa.
Mas, afinal, qual o papel do Educador Parental nesse contexto?
Índice de Conteúdos
1. O Educador Parental no contexto educacional
Muito profissionais que atuam com a educação parental são também professores, educadores, coordenadores ou profissionais do meio educacional, e dessa forma, conseguem através dos métodos da educação parental, auxiliar os alunos na busca por respostas e levar ao estímulo do pensamento crítico e reflexivo.
Neste papel de mediador, o educador parental não precisa ter todas as respostas, mas sim, promover a curiosidade, gerando autodisciplina e capacidade, visando a aprendizagem de uma forma mais independente.
Cabe aos educadores parentais explorarem e implementarem essas metodologias, buscando sempre o aprimoramento de suas práticas e o bem-estar dos estudantes. Inclusive, essa é uma temática muito explorada pelas alunas da Pós-Graduação em Educação Parental e Inteligência Emocional, que trabalham em ambientes escolares e educacionais.
As metodologias ativas também buscam promover a interdisciplinaridade, que ao invés de aprender conceitos de forma isolada, os estudantes são desafiados a aplicar o conhecimento em situações reais e a estabelecer conexões entre diferentes áreas da vida.
Essa abordagem contribui para uma aprendizagem mais significativa, uma vez que conseguem perceber a relevância dos conteúdos para suas vidas e famílias. Ou seja, essa abordagem é especialmente importante no trabalho com adolescentes.
Outro aspecto importante das metodologias ativas é a elevação da colaboração e da cooperação. Através de atividades em grupo, projetos interdisciplinares e debates, os alunos aprendem a trabalhar em equipe, a ouvir diferentes pontos de vista e a construir conhecimento de forma coletiva.
Essa habilidade é fundamental para o desenvolvimento de competências socioemocionais, como a empatia, a resiliência e a capacidade de resolver problemas de forma colaborativa.
As metodologias ativas também estimulam a autonomia e a responsabilidade dos estudantes em relação ao seu próprio processo de aprendizagem.
Ao serem incentivados a tomar decisões, a definir metas e a avaliar seu próprio desempenho, os alunos desenvolvem habilidades de autoconhecimento e autorregulação, tornando-se mais independentes e autônomos, capazes de identificar suas próprias forças e fraquezas.
Escolhem seu próprio caminho de aprendizagem e se adaptam as suas necessidades individuais, se sentindo muito mais engajados e motivados, levando a um aprendizado mais profundo e duradouro.
Essa abordagem pedagógica contribui para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, capazes de tomarem decisões conscientes e de se adaptarem às constantes mudanças.
Neste artigo, falaremos sobre alguns tipos diferentes de aprendizagem que estão dentro das metodologias ativas, além de diferenciar o modelo tradicional de processo de aprendizagem, chamado metodologia passiva, das metodologias ativas.
2. Metodologias passivas x Metodologias ativas
Como dito, as metodologias passivas e ativas são distintas.
Elas são abordagens diferentes para a educação e o processo de ensino-aprendizagem. Elas variam na forma como os alunos estão envolvidos na aquisição de conhecimento e no desenvolvimento de habilidades.
As metodologias passivas trazem os alunos como receptores passivos de informações, sendo colocados apenas para absorver e memorizar as informações apresentadas, e o professor é quem desempenha o papel central na transmissão do conhecimento.
A aula expositiva é um clássico exemplo na qual o professor traz apresentações unidirecionais para os alunos, normalmente com slides ou palestras.
Eles geralmente não trabalham juntos, sejam em projetos ou discussões em grupo, o que pode reduzir as oportunidades de aprendizado colaborativo.
O foco principal é o conteúdo, e a interação entre aluno e professor são limitadas, o que pode resultar em uma experiência de aprendizado menos envolvente e participativa.
Já nas metodologias ativas, os alunos desempenham o papel ativo, sendo incentivados a participar, discutir, resolver problemas e aplicar o conhecimento em situações do mundo real, até mesmo nas próprias famílias.
Elas enfatizam a colaboração em trabalhos, projetos, discussões em grupo e resolução de problemas. Têm como objetivo também, o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, solução de problemas, comunicação e trabalho em equipe.
A interação entre aluno e professor é significativa, e o professor se torna um facilitador do aprendizado, trazendo orientações, desafiando e apoiando os alunos.
Embora as metodologias passivas sejam a abordagem tradicional de ensino, as metodologias ativas envolvem os alunos visando o desenvolvimento de habilidades, promovendo o pensamento crítico e a resolução de problemas.
Dentro de todo esse contexto educacional, um profissional que utiliza a educação parental juntamente com a sua formação base, consegue obter resultados ainda mais expressivos.
3. Práticas de aprendizagem ativa
As práticas de aprendizagem ativa são estratégias que envolvem os alunos de uma forma direta e participativa nesse processo de aprendizado.
Essas práticas promovem o engajamento dos alunos, interação entre eles e o desenvolvimento de habilidades cognitivas e metacognitivas.
Alguns exemplos dessas práticas de aprendizagem ativa são:
– Aprendizagem Baseada em Problemas; Aprendizagem Baseada em Projetos; Aprendizagem Cooperativa, dentre outras.
3.1 Aprendizagem Baseada em Problemas e Aprendizagem Baseada em Projetos:
Na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) são trazidos aos alunos problemas ou cenários da vida real que exigem soluções, fazendo com que os alunos trabalhem em grupo para identificar questões, analisarem informações e desenvolverem essas soluções.
Aqui, o educador parental atua como facilitador, fornecendo orientações conforme o necessário.
Na Aprendizagem Baseada em Projeto (ABPr) são projetos significativos e de longo prazo relacionados ao conteúdo do curso.
Definem metas, planejam, executam o projeto e refletem sobre o aprendizado ao longo do caminho, e isso promove a aplicação prática do conhecimento.
Ambas as metodologias possuem seus benefícios significativos quando se trata em envolver os alunos e promover a aprendizagem ativa.
O educador parental pode integrar elementos de ambas as abordagens em suas práticas de ensino para criar experiências de aprendizado mais ricas e diversas.
4. Aprendizagem Cooperativa ou Aprendizagem Baseada em Times
A Aprendizagem Cooperativa, também conhecida por Aprendizagem Baseada em Times, é uma abordagem pedagógica dentro das metodologias ativas.
Aqui, os alunos trabalham em grupos pequenos para atingir objetivos comuns, sendo a colaboração incentivada, e cada membro é responsável por contribuir para a aprendizagem do grupo.
Além dessas, existem inúmeras práticas de aprendizagem ativa que buscam promover o pensamento crítico e a resolução de problemas, incentivando a colaboração e desenvolvimento de habilidades de comunicação.
Também, essas práticas reconhecem que se aprende melhor quando os alunos são ativos e participantes em seu próprio processo de aprendizado ao invés de meros receptores passivos de informações.
Conclusão
As metodologias ativas estão cada vez mais em destaque pois elas colocam o aluno em foco, ou seja, como protagonista de seu próprio processo de aprendizagem.
Um pouco diferente do tradicional, porém, com grande importância, visando sempre trazer melhores formas de resolução de conflitos e análise de informações.
O educador parental pode atuar de diferentes formas nesse contexto, especialmente se atrelado seu conhecimento com uma graduação já existente. Nesse contexto, ele possui papel de um facilitador, auxiliando, capacitando e mostrando o quão é importante o papel do aluno, fazendo com o que o aluno seja o destaque.
As metodologias ativas são o futuro das próximas gerações!
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Excelente e atual o artigo! Parabéns a equipe PB!