Nos dias atuais, não existe apenas o QI como média para a inteligência humana, com o decorrer dos tempos e com o avanço da ciência, foi descoberto o QS (Quociente Espiritual).

Com isso, o ser humano conseguiu entender que não é suficiente o indivíduo ser um gênio, se ele não souber lidar com suas emoções. Por isso, confira o nosso artigo até o final e saiba mais sobre o Quociente Espiritual-QS e como ele atua no nosso cérebro.

QS: o que significa?

O Quociente Espiritual, pode ser exemplificado com o terceiro quesito das faculdades intelectuais, como a forma em que o ser humano encontra para lidar com as questões essenciais e encontrar o seu ponto de equilíbrio.

Vale lembrar que, o QS não está ligado à religiosidade, apenas com as questões do nosso próprio cérebro.

Com o desenvolvimento da ciência, alguns estudiosos conseguiram perceber uma área do nosso cérebro chamada de “ponto de Deus” baseada principalmente nos valores da vida.
Quando uma pessoa consegue desenvolver essa parte, ela também consegue praticar a sensibilidade, perdão, compaixão, entre outros.

A Inteligência Espiritual, está bastante ligada à capacidade que o ser humano encontra para equilibrar a razão e o seu ponto de vida, de acordo com suas crenças e valores.

Como essa inteligência atua no cérebro?

Em primeiro lugar, o Quociente Espiritual atua no nosso cérebro envolvendo alguns temas como o desenvolvimento de virtudes, a existência e como enfrentar os obstáculos que encontramos na caminhada.

Nos dias atuais, a ausência de empatia, egoísmo e entre outros aspectos contribuem para que as pessoas vivam sempre estressadas e que ainda podem desenvolver doenças mentais.

Porém, atualmente existem formas para conseguir praticar o Quociente Espiritual e se desenvolver como, por exemplo: buscar mais autoconhecimento, possuir crenças e valores, mudar comportamento e até pensamentos considerados “sabotadores”, entre outros quesitos.

Uma pessoa que possui Inteligência Espiritual, tem características como o desejo de servir, viver o atual, superar desafios, possui equilíbrio espiritual, sabe lidar com experiências negativas, respeita as pessoas e suas opiniões e consegue dominar o seu estresse.

Além disso, o ser humano consegue analisar e agir com direção, possuindo uma trajetória com mais significado e nunca deixando de lado os seus valores.

Conclusão

O Quociente Espiritual-QS vem sendo cada vez mais aperfeiçoado conforme o passar dos anos, e são vários os benefícios que essa média de inteligência consegue trazer para a vida do ser humano.

Atualmente, existem vários meios e estudos que podem ajudar as pessoas a desenvolver o QS, e assim conseguir alcançar o desenvolvimento dos nossos valores e crenças que vão refletir bastante nas ações do nosso dia a dia.

Gostou do nosso post? Então continue conosco e confira outros artigos do nosso blog como, por exemplo: como ter autoridade no Nicho Teen e saiba mais sobre o assunto.