Meta de descrição: Saiba mais sobre Parentalidade Consciente e entenda como aplicá-la e de que forma ela pode melhorar o ambiente familiar.

Para educar e acompanhar o crescimento e o desenvolvimento de uma criança é preciso estar preparado, pois, com a correria do dia a dia com trabalho, funções da casa e entre outros fatores a rotina pode ser tornar bastante desgastante.

Por isso, o conceito de Parentalidade Consciente, se torna algo tão importante para que pais e mães saibam lidar com todas as situações possíveis, sem que no final do dia possa surgir aquele sentimento de culpa ou dúvida.

São vários os benefícios que a parentalidade consciente pode trazer para o ambiente familiar. Confira!

O que é Parentalidade Consciente?

Podemos exemplificar a Parentalidade consciente, como o papel que exerce o cuidador da criança, atento a todos esses processos. Desta forma, é necessário entender que ninguém nasce pronto, mas está em constante desenvolvimento junto a criançada.

Sua principal base, “consciente”, tem bastante relação com o princípio de Mindfulness, que significa atenção plena ou total. Ou seja, é necessário deixar de lado qualquer categoria de distração e adquirir conhecimento com o momento presente.

Como colocar em prática no ambiente familiar?

Não existem dicas prontas para praticar a Parentalidade Consciente, porém alguns fatores podem ajudar como, por exemplo:

Se atentar as atitudes da criança

Em geral, por trás de cada comportamento como choro ou birra, existe alguma necessidade que a criança sente que não foi atendida, por isso, para colocar em prática a Parentalidade Consciente é preciso analisar a situação.

Ou seja, através das atitudes da criança é possível observar e entender, qual a finalidade e o que ela espera alcançar através dos seus atos.

Oferecer acolhimento

Em primeiro lugar, para uma criança e um adolescente em fase de desenvolvimento, tudo se torna uma novidade, seja ela física ou sentimental. Por isso, nesse momento é necessário oferecer-lhes atenção e acolhimento.

Nem sempre é possível saber o que fazer, mas o primeiro passo é praticar a Parentalidade Consciente, usando sempre a comunicação não-violenta, evitando o uso de julgamentos ou palavras negativas, buscando auxiliar com os sentimentos que podem ser bastante confusos para a criança.

Ter momentos em família

Desenvolver momentos em família, também é um ponto bastante importante para melhorar o ambiente familiar, já que assim será possível aumentar o vínculo, e deixar a educação ainda mais leve.

Por isso, é importante buscar momentos com a família, como realizar brincadeiras, jogos e também compreender as atitudes da criança, pois é necessário entender os seus medos, anseios, frustrações, sonhos, etc.

Conclusão

Por fim, é notável que a Parentalidade Consciente é um processo que precisa ser desenvolvido no ambiente familiar, e pode sim, trazer vários benefícios para o crescimento das crianças.

Além disso, consegue oferecer um ambiente com mais amor, tranquilidade e excelência para todos. Vale a pena lembrar, que para colocar esse conceito em prática é um processo que leva tempo, mas é algo que ajudará no desenvolvimento infantil.

Gostou do nosso post sobre a Parentalidade Consciente? Aproveite e confira outros artigos em nosso blog e saiba mais sobre o assunto, ou se desejar entre em contato conosco.