Um dos mais emocionantes aspectos da adolescência é a capacidade do cérebro do adolescente de desenvolver novas habilidades de pensamento. Como sua capacidade de pensar em termos abstratos cresce, os jovens adoram debater, desafiar ideias ou valores estabelecidos e questionar a autoridade.

A adolescência é o momento perfeito para aprendizados. Somente na primeira infância as pessoas são tão receptivas assim a novas informações como eles estão na adolescência.

Eles começam questionar noções de verdade absoluta e adquirir a capacidade de apresentar argumentos lógicos. Esse nível mais alto de inteligência ajuda os adolescentes a pensar mais no futuro, avaliar as opções, resolver problemas e estabelecer metas. Parte da conquista de novas habilidades de pensamento inclui cometer erros e aprender com eles.

Os 03 principais componentes das habilidades cognitivas do adolescente

cérebro do adolescente

Na adolescência, desenvolvimento cognitivo ocorre em três áreas principais: 

Primeiro, os jovens fortalecem suas habilidades de raciocínio, que incluem pensar em várias opções e possibilidades, ponderando as coisas hipoteticamente (o antigo “e se …?”, perguntas) e seguindo uma lógica processo de pensamento. 

Segundo, os adolescentes começam a desenvolver habilidades de pensamento abstrato, ou seja, o que não pode ser visto, ouvido ou tocado. Pensamento abstrato permite pensar nos valores, como fé, amor, confiança e espiritualidade, nas crenças e nas forças. Cada parte do pensamento abstrato é trabalhada dentro do coaching teen, por meio de ferramentas específicas para o adolescente.

Terceiro, eles aumentam sua capacidade de pensar a respeito do próximo pensamento, um processo conhecido como “metacognição”. Metacognição permite que os jovens considerem como se sentem em relação ao que pensam, e também pode ser usado para desenvolver estratégias como dispositivos mnemônicos, úteis em memorização e aprendizado.

Esse é um período de intensas alterações cerebrais. Curiosamente, duas das funções cerebrais primárias se desenvolvem em taxas diferentes. Pesquisas recentes sobre o cérebro indicam que a parte do cérebro que percebe recompensas do risco corrido, chamado de sistema límbico, entra em marcha alta no início adolescência. A parte do cérebro que controla os impulsos e fornece uma perspectiva de consequências a longo prazo, chamada de lóbulo frontal, só amadurece mais tarde. 

Isso pode explicar por que os adolescentes no início da curva da adolescência correm mais riscos do que adolescentes mais velhos. Enquanto os lóbulos frontais tornam-se mais desenvolvidos, duas coisas acontecem:

  1. Autocontrole: Os adolescentes são mais capazes de avaliar causa e efeito. 
  2. Mais áreas do cérebro se envolvem no processamento de emoções, o que melhora a interpretação precisa as emoções dos outros.

Achados neurológicos recentes sobre a mudança no cérebro do adolescente

mudança do cérebro adolescente

O cérebro de bebês e crianças pequenas produz bilhões de células cerebrais (neurônios) e conexões entre células cerebrais (sinapses). Então, por volta dos 3 anos de idade, essa explosão de sinapses é “podada”. 

Pesquisadores descobriram um segundo período de superprodução de sinapses que começa pouco antes da puberdade (11 anos em meninas, 12 em meninos), também seguido de poda.

A poda de sinapses parece ser uma parte essencial do cérebro em maturação. Tornando-as mais fracas, permite que as já criadas se tornem mais fortes e mais estáveis, assim como uma poda de uma árvore permite que os ramos restantes consigam prosperar.

O surto de formação de sinapses e poda durante a adolescência ocorre em várias partes do cérebro, incluindo o córtex pré-frontal, responsável pelo raciocínio avançado, incluindo a capacidade de planejar, entender causa e efeito, pensar em cenários e gerenciar impulsos. 

As alterações cerebrais continuam pelo menos até os 21 anos, e alguns cientistas acreditam que a maturação não está completa até 25.

Há uma importante ligação entre o desenvolvimento do cérebro e a capacidade de um adolescente considerar consequências das suas ações, desenvolver lógica, planejar ou filtrar pensamentos antes de desfocar totalmente.

O desenvolvimento cerebral parece variar entre indivíduos, por isso é impraticável identificar determinada idade única em que os jovens atingem plena maturidade no pensamento e no raciocínio.

O cérebro do adolescente e a mentalidade cognitiva

teenager brain

Esta seção detalha alguns dos aspectos cognitivos – maneiras de pensar e crer – vivenciados por adolescentes como resultado do desenvolvimento do cérebro.

Não acho justo

Avanços nas habilidades de raciocínio levam adolescentes a se interessar pelo o que é justo ou injusto. Eles são rápidos em apontar inconsistências entre as palavras e as ações dos adultos. No entanto, o não desenvolvimento completo do cérebro adolescente ainda torna difícil que eles vejam nuances em argumentos e opiniões.

Eles tendem a ver as coisas em extremos preto e branco, permitindo pouco espaço para erro

Suas habilidades de raciocínio podem ser aprimoradas, com o incentivo a falar sobre seus pontos de vista, suas crenças políticas ou espirituais, ou incentivando-os a fazer pesquisas conscientes na Internet ou em revistas/livros especializados.

O pesquisador PHD Laurence Steinberg sugeriu que adultos e adolescentes têm visões diferentes de conflito. Os adultos se estressam por problemas do dia a dia, porque veem as decisões como decorrentes de distinções morais de certo e errado, tradições, regras e costumes sociais e crenças. Já os adolescentes tendem a ver as decisões simplesmente como questões de escolha pessoal.

Um exemplo clássico de estresse do dia a dia para os pais: “Arrume seu quarto!”.

Adultos veem essa questão do ponto de vista moral (a limpeza é sinônimo de bom cidadão; limpar o seu quarto é a coisa certa a fazer). Já o adolescente está mais comprometido com a questão da justiça: “Meu quarto é o meu domínio”; “Não é justo que os meus pais imponham as suas regras no meu quarto”; “O que o fato de o meu quarto estar arrumado ou desarrumado importa no meio de tantas outras coisas mais relevantes no mundo?”.

Adolescentes estão menos interessados ​​na moral e nos bons costumes, e esse tipo de conflito pode não ser significativo para eles. Portanto, os pais podem ficar chateados – e geralmente ficam – com mais frequência do que o seu filho adolescente.

Eu quero assumir uma causa!

adolescencia

Uma experiência consistente na adolescência é o constante sentimento de estar “no palco” e que todos e tudo está centrado em sua aparência e ações. Essa preocupação decorre do fato de que o cérebro mudou e estimula realmente os adolescentes a passar uma quantidade excessiva de tempo pensando sobre e olhando para si mesmos.

Isso não significa os jovens são inerentemente egoístas. Pelo contrário, o desenvolvimento cognitivo também os capacita a direcionar a atenção para algo maior que si mesmos. 

Abrace esse paradoxo e aceite isso.

A nova capacidade de considerar conceitos abstratos pode fazer os adolescentes quererem se envolver em coisas que têm significado mais profundo. 

Eles querem enfrentar grandes problemas e são frequentemente atraídos por causas. Isso não apenas amplia a perspectiva, mas também os capacita a viver melhor em sociedade. Depois de ler sobre crueldade com animais, por exemplo, um adolescente pode tornar-se vegetariano e ativo em campanhas de direitos pelos animais. 

Apoie seus interesses e ajude-os a encontrar maneiras (grandes e pequenas) de contribuir para as causas em que acreditam. Esse é um excelente caminho para os adolescentes migrarem da autoconsciência para uma maior consciência do mundo.

Diante de tantas descobertas sobre o cérebro do adolescente, é essencial que o profissional que lida com esse público se mantenha sempre atualizado sobre todos os assuntos que permeiam esse universo. Se você quer saber como lidar com adolescentes a partir dessas descobertas, te convido a Baixar gratuitamente o Guia Completo A Adolescência Blindada.

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