Saiba como a Educação Parental tem papel fundamental no desenvolvimento das crianças e entenda como aplicar esses ensinamentos para oferecer uma vida saudável.

Com a complexidade no processo de educar e ensinar as crianças para que tenham uma vida plena, entra a Educação Parental e os inúmeros benefícios que esse assunto traz no desenvolvimento e na vida adulta das crianças. Entenda tudo sobre o assunto e os principais pontos para atuar de forma responsável em todas etapas de crescimento de seus filhos.

O que é Educação Parental e sua Importância?

A educação parental, ou simplesmente educação dos pais, compreende os ensinamentos que são repassados aos pais para colaborar na construção de laços sólidos com as crianças, oferecendo um ambiente acolhedor e estruturado onde a criança pode se desenvolver de forma saudável, física, cognitiva e emocionalmente, o que ajuda a reduzir o risco de abusos e negligências que elas possam sofrer futuramente.

Esse conceito surgiu na Áustria há mais de 100 anos pelo psicólogo Alfred Adler, chegando nas Américas por volta de 1920. A nomenclatura atual começou a ser usada em 2010 e teve seu conceito aperfeiçoado ao longo de todo esse tempo, após inúmeros estudos e análises por profissionais da área da psicologia e psicanálise.

Desenvolver essas práticas parentais de forma positiva aumenta igualmente o poder dos pais em desenvolver um senso de adaptação maior nas crianças, além de os ajudar a gerir os comportamentos que possam prejudicar seu desenvolvimento, explica M. F. Rodrigues em sua tese “Efeitos de um programa preventivo de orientação parental com base em práticas positivas”.

Processo de Humanização

Esse modelo de educação tem o objetivo de ajudar os pais a lidar melhor com os desafios de separar o filho de si mesmos, o percebendo e reconhecendo como outro ser humano com diferentes características e personalidade.

O processo de criação e educação por si só já exige muito dos pais, além das pressões externas de conhecidos e da sociedade como um todo. Através do Coaching Parental, esses pais conseguem ter uma visão mais humana de si mesmos e de seus filhos, ajudando a fugir do perfeccionismo, entendendo melhor suas dores e enfrentando as falhas de ambos os lados de uma maneira mais saudável. Algumas das principais características que englobam a Educação Parental:

  • Saber orientá-los ao invés de criar discussões e brigas;
  • Liderar a criança ao invés de ser autoritário;
  • Ensinar com entusiasmo ao invés de apontar erros;
  • Usar sempre uma comunicação não violenta;
  • Cuidar de sua segurança emocional;
  • Entender e lidar com seus estágios de desenvolvimento;
  • Saber como estabelecer limites, começando por si mesmo.

Adultos Ensinando o que Não Tiveram na Infância

Ainda que possa parecer desafiador, considerando o modelo de educação que era usado antigamente, a educação parental contribui igualmente aos pais que nunca tiveram um apoio para desenvolvimento quando eles mesmos eram crianças.

Uma das coisas mais comuns era a punição corporal, que hoje já é considerado um abuso físico que não só humilha, como pode traumatizar. Alguns resultados observados nas crianças são o isolamento, desenvolvimento de sentimentos negativos, baixa autoestima, dificuldades de aprendizagem e o aumento da agressividade.

Para se ter ideia, foi só em 2014 que houve alteração no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) proibindo castigos físicos em crianças e o adolescentes, ficando conhecida na época por ”Lei do Menino Bernardo” com a extensa divulgação desse caso na mídia.

Ainda que exija dedicação de pais que possuam seus próprios traumas, colocar esse modelo da educação parental em prática traz benefícios muito maiores e mais relevantes. Os profissionais ressaltam como é importante tentar, ainda que com erros e aprendizados no caminho, para poder ressignificar sua própria história e construir um futuro mais saudável para outro ser humano, na infância como em sua vida adulta.

Os benefícios de desenvolver a educação parental são muitos e englobam toda a vivência da criança durante seu desenvolvimento. Para compreender um pouco mais como ela atua, listamos abaixo três dos vários benefícios resultantes desse modelo.

Benefícios para as Crianças

Desenvolvimento da Autoestima:

    elas se tornam pessoas que conseguem avaliar mais corretamente a si mesmas, conhecendo seus pontos fortes, limitações e ajudando a diminuir o medo de se mostrarem como realmente são, assumindo sua individualidade, autenticidade e aceitando melhor seus defeitos. Entre outras coisas, estimular a espontaneidade corretamente desde cedo ajuda nesse processo.

Ter Pensamento Crítico:

    pais que incentivam as crianças a tirarem suas próprias conclusões, questionando crenças e os ensinando a pensar, estão no caminho certo. Peça a opinião dela e a motive a compartilhar suas ideais sobre diferentes assuntos, isso ajuda muito a criar um pensamento crítico individual, dificultando que seja manipulada e pense sempre dentro de esteriótipos já existentes.

Cria Senso de Responsabilidade:

    incentivá-las a tomar decisões, explicar sobre erros que todos cometemos e incluir responsabilidades que sejam só delas, ajuda no processo de entenderem que todas ações têm consequências, a importância de assumir erros e as ajuda a se tornarem pessoas muito mais capazes de organizar e cuidar de suas vidas quando adultas.

O Coaching Parental e sua Importância

No Brasil, o Coaching Parental tem sido o modelo de ensino com mais visibilidade e aplicabilidade, já que provê uma forma de capacitar os pais de maneira mais intuitiva e saudável no desenvolvimento da educação de seus filhos.

Estudos de especialistas, como do autor Thomas Gordon, mostram que o comportamento das crianças está também relacionado ao local em que ela cresce e com pessoas que ela interage socialmente. Tendo o poder na mão, os pais precisam entender que depende deles e de suas atitudes para colocar em prática o que foi aprendido através do Coaching Parental.

Profissionais que trabalham essa metodologia garantem ensinamentos que contribuem para uma formação mais inclusiva e aberta a reflexões sobre os diversos assuntos que englobam o desenvolvimento da criança, sendo completo em todos os campos.

Esse processo tem como principal base trazer discussões sobre a realidade da família, desenvolvendo uma visão mais clara sobre como lidar com os desafios parentais, esclarecendo dúvidas e fornecendo o apoio necessário dentro desse universo.

Qualidade no Ensino e nos Resultados

A Parent Coaching Brasil ajuda profissionais a auxiliarem famílias com uma orientação sólida na criação dos filhos, atendendo às suas necessidades e fornecendo um ambiente saudável para seu desenvolvimento.

Usando a metodologia S.E.R., provê conhecimento a partir das áreas do Significado, das Emoções e dos Relacionamentos. Entende os sistemas familiares como organismos vivos em que a interação entre todos seus membros é muito importante, assim como seu comportamento e suas decisões podem afetar a todos dentro do âmbito familiar.

Para entender mais sobre essa formação, a importância do profissional de Coaching Parental e suas áreas de atuação, continue explorando nossos artigos aqui em nosso blog e entre em contato conosco.