Atualmente muitos estudiosos vêm se dedicando a entender como uma forma de educar acolhedora e humanizada, pode ser um diferencial no desenvolvimento humano. Nesse cenário, um conceito recente vem trazendo resultados, a educação neuro compatível.

Diferente de métodos tradicionais que estabeleciam regras e formas enraizadas de criação, essa filosofia traz um novo jeito de olhar para o desenvolvimento de cada indivíduo. Afinal, todos nós temos nossas próprias características e individualidades como ser humano.

Mas afinal, o que é a educação neuro compatível?

Criado pela psicóloga brasileira Márcia Tosin e fundamentado na Psicologia Evolutiva, Antropologia e Neurobiologia, o conceito busca pensar a educação voltada à evolução. Ou seja, a partir de uma perspectiva evolutiva.

Desse modo, é respeitada a maturidade de cada criança, assim como suas respectivas necessidades.

Compreende-se que cada desenvolvimento biológico é único e deve ser levado em conta na educação. Com base nesse valor, e renunciando ao punitivismo ou submissão da criança aos educadores que se estabeleceu a educação neuro compatível.

Como funciona?

Para colocar o conceito em ação, primeiramente é preciso entender que práticas anteriormente aplicadas que tentavam encaixar as crianças em formas e padrões não serão utilizadas. A educação será voltada às necessidades da criança.

É proposta uma educação em rede, ao invés da hierarquia entre pais e filhos. Sem relações de poder e imposição. Afinal, somos todos iguais e importantes, sejam os adultos ou as crianças. E isso é ensinado a criança.

Do mesmo modo, métodos punitivos de castigo também não são indicados. O acolhimento é sempre feito com base no amor e compreensão. Levando a ensinamentos e não traumas ou medos que irão impactar na vida adulta futuramente.

Um exemplo: A terapia do sono

Apesar de parecer complicada, a aplicação da educação neuro compatível é feita de forma simples e fluída, exatamente por respeitar as etapas de maturidade infantil. Assim, etapas de aprendizado, não são puladas ou impostas precocemente.

A exemplo, temos uma questão que aflige muitos criadores, ou mesmo profissionais que são procurados pelos pais. Crianças que não dormem durante todo o período noturno, ou que acordam muitas vezes durante a madrugada.

Ao invés de tentar impor à criança a rotina, é indicado um processo de acolhimento, compreendendo as necessidades do bebê. Indicando a importância do contato materno, do aleitamento noturno, para o desenvolvimento infantil.

Além de criar um ambiente seguro e propício para que a criança se sinta confortável, como apagar as luzes. E ter uma programação e não uma rotina rígida e imposta. Aguardando e incentivando que tudo aconteça de forma natural.

Afinal, as mudanças de padrão de sono são normais durante o crescimento e não há um tempo determinado para a criança dormir sozinha. Isso varia de acordo com a necessidade de se sentir seguro e com o processo maturativo.

Concluindo

Métodos de ensino e criação que tentavam encaixar a criança em padrões e formas estabelecidas socialmente, podem ser verdadeiramente frustrantes. Afinal, somos seres diversos, com características de aprendizado próprias.

E isto é completamente normal. Pensando nesse respeito ao próprio desenvolvimento da criança que surgiu a educação neuro compatível. Um conceito humanizado e focado nas próprias necessidades infantis.

Para que, dessa forma, as crianças tenham seu espaço de aprendizado e maturação respeitados e acolhidos, por seus educadores e pela sociedade.

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