Conheça técnicas para ter autoridade no nicho teen, e saiba como aplicá-las para uma transição de fase tranquila e consciente.

Sabemos que a adolescência é um período mais delicado, pois é uma transição entre conhecimento e amadurecimento dos jovens. É neste período que é importante ter autoridade no nicho teen com técnicas para desenvolver habilidades e valores dos adolescentes.

Princípio do Nicho Teen

Adolescentes geralmente estão na fase de tentar entender sobre seu corpo, desejo, sentimentos, relações familiares, ou amorosas. Portanto, no começo, quando tudo é novidade, quando se está saindo da fase das brincadeiras, entram no lugar as ansiedades.

Também a crise existencial e uma montanha-russa de emoções. Dessa forma, diante de um momento confuso, é importante ter a ajuda de um profissional qualificado para entender e oferecer os melhores caminhos.

Os desafios da transição entre infância e adolescência

Com tanto sentimento confuso é muito comum sentir: irritabilidade, dificuldade em expressar sentimentos, falta de autoestima e comprometimento. Essas questões se não tratadas impactam em uma série de fatores negativos na formação de caráter dos jovens.

Dessa maneira, como consequência disso, existem altas taxas de jovens depressivos, ansiedade e agressividade como forma de comportamento. Por isso a importância de um mentor que seja autoridade nesse nicho teen. Para entender caso a caso e formular com suas capacidades, soluções e aprendizados.

A estrutura que a família deve dar

Há muito tempo entendemos que a família é o pilar que nos dá estrutura desde muito antes de sabermos andar. Família está muito associada ao suporte e criação que temos. No nicho teen é importante entender que isso tende a ser um pouco mais complexo, pois os tempos são outros.

Sobretudo, com o avanço na tecnologia e acesso às redes sociais que acontecem cada vez mais cedo. Para isso é importante conhecer a raiz do problema e manter sempre um diálogo com seu filho. Com isso ele ganha cada vez mais liberdade de expressar o que sente.

Dados comprovam que adolescentes vivem conectados virtualmente

Segundo pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil, 24,3 milhões de crianças e adolescentes utilizam a internet. Ou seja, mais de 86% da população. Portanto, com uma interação 100% virtual é comum haver problemas posteriores de interação, socialização e postura diante de situações consideradas difíceis.

No nicho teen, profissionais capacitados estudam formas de comportamento aproveitando também a era da internet para a criação de programas de desenvolvimento. Assim sendo, conta também com projetos para potencializar e proporcionar uma experiência positiva ao jovem.

Incentivando o Nicho Teen

Diante de todos esses fatos uma coisa é certa: todos já passamos dessa fase e muitos outros ainda irão passar. É de extrema importância entender esse nicho teen, essa nova era. Pois, ele tem o objetivo de propor soluções e claro, de forma facilitadora e descontraída.

A adolescência não tem que ser uma fase marcada por experiências ruins e conflituosas. É necessário e eficaz construir desde muito jovem, suas virtudes e valores de forma consciente e tranquila.

Aproveite e veja também o nosso artigo sobre as Principais mudanças que ocorrem na puberdade feminina e masculina.

Fontes:

Adolescência (adolescencia.org.br)
Educar-se para educar – conheça a história da educação parental (cangurunews.com.br)
Por que a adolescência é uma fase tão difícil? | Super (abril.com.br)
SciELO – Brasil – Família e adolescência: a influência do contexto familiar no desenvolvimento psicológico de seus membros Família e adolescência: a influência do contexto familiar no desenvolvimento psicológico de seus membros
Brasil tem 24,3 milhões de crianças e adolescentes que usam internet | Agência Brasil (ebc.com.br)
O papel das escolas e comunidades na transição escolar da criança | Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância (enciclopedia-crianca.com)
O_Desenvolvimento_do_Adolescente_-_18_09_2019_-_Final.pdf (sbp.com.br)
Como os adolescentes sentem as emoções? – NUMI (nucleonumi.com.br)