Quando um recém-nascido entra para a família, tudo muda. Os horários de sono, a alimentação, as rotinas básicas, enfim: a organização familiar sofre fortes impactos, em diferentes intensidades.

Entenda, de uma vez por todas, o que é parentalidade e o que você pode fazer a respeito para tornar a vida em família mais fácil.

O que é parentalidade?

A parentalidade é um termo que vem sendo amplamente utilizado para definir todas as atividades necessárias para garantir a subsistência de seus filhos.

O neologismo é derivado da palavra inglesa “parenting”.

Os adultos de referência são os responsáveis por cuidar, criar vínculos emocionais, educar e fortalecer a independência dos pequenos.

É importante citar que, ainda que os laços sanguíneos tenham bastante força em nossa sociedade, eles não são necessários para haver a construção da parentalidade: afinal, casais adotivos não são menores que parentes biológicos!

Quais práticas positivas devem ser praticadas?

– Recém-nascidos e crianças ainda muito pequenas têm dificuldades para se expressar. Portanto, é fundamental ter atenção aos sinais e agir de acordo;

– Nossos filhos são, em grande medida, um reflexo de nossas ações. Ter empatia, generosidade e honestidade são apenas alguns exemplos de valores positivos que devem ser trabalhados diariamente dentro de casa;

– Expressar carinho e tecer elogios quando a criança fizer boas ações é fundamental para que ela se sinta valorizada por seus esforços;

– A vida não é só trabalho: dedique algum tempo do seu dia para brincar e dar bastante carinho e atenção aos seus filhos!

Leia, também: Como o coaching parental pode ajudar os pais na criação dos filhos?

O que deve ser evitado?

– Educar e impor limites é fundamental, desde que não haja excessos: cuidado para não praticar controle excessivo;

– Agressões físicas ou verbais não só não resolvem os problemas, como podem ocasionar outros a longo prazo para a mente da criança. Não são poucos os casos em que os pequenos acabam se tornando adolescentes e adultos com transtornos psicológicos por conta de abusos;

– Negligenciar atenção e carinho é o mesmo que abandonar suas obrigações enquanto responsável pela vida do outro: é importante readequar sua rotina para acompanhar corretamente o desenvolvimento de seus filhos;

– Não elogiar os filhos quando fazem algo de positivo faz com que eles se sintam desvalorizados, desmotivados.

Onde entram os profissionais de parentalidade?

Em muitos casos, os pais enfrentam grandes dificuldades em conduzir a criação de seus filhos. Vários estão com os ânimos à flor da pele, desmotivados, tristes e cansados. Os profissionais de parentalidade trabalham com o objetivo de tornar as coisas melhores e mais fáceis para todos.

Profissionais de parentalidade ajudam os pais na tratativa com seus filhos, ensinando-os a lidar com eles de maneira mais simples e direta, melhorando a comunicação e construindo um ambiente familiar mais harmonioso e equilibrado.

Peça ajuda!

Não há vergonha alguma em admitir que precisa de uma mãozinha para conduzir melhor o seio familiar. Pelo contrário: é uma demonstração de amor.

A Parent Coaching Brasil dedica seus esforços em formações inovadoras para que profissionais parentais façam ainda mais diferença na vida de muitas famílias.

Acesse nosso site, saiba tudo sobre parent coaching e conheça nossos cursos!