Os relacionamentos familiares sempre foram um prato cheio para a arte, principalmente para o cinema e a televisão. Todos os conflitos, dramas, alegrias e tristezas que rodeiam a história de uma família se tornaram ótimas matérias-primas.

Dessa maneira, não é incomum vermos histórias com um grande foco em questões como laços de afeto entre pais e filhos, conflito de gerações, traumas familiares e afetivos, e demais temas sobre relacionamentos familiares.

Da comédia ao drama, da tensão ao exagero, o que não faltam são boas tramas e histórias sobre família, e quase sempre com mensagens positivas para o espectador sobre a necessidade de se alimentar os relacionamentos familiares.

Pensando nisso, selecionamos cinco filmes que tratam de relacionamentos diversos no aspecto familiar, e podem servir para levantar discussões e conversas acerca de questões que acontecem dentro do nosso lar. Prepare a pipoca e tenha uma ótima sessão!

Álbum de Família (2013)

Com um grande elenco encabeçado por Meryl Streep e Julia Roberts, o filme é a adaptação de uma peça teatral, abordando os conflitos geracionais da família Weston, cuja matriarca, Violet (Streep), sofre de câncer de boca e tem uma personalidade irascível.

Após o suicídio do patriarca, as filhas, comandadas por Barbara (Julia), reúnem forças para tentar resgatar a (pouca) dignidade que sobrou da família. Mas a guerra de nervos imposta por Violet desencadeia antigos traumas dos relacionamentos familiares.

Extraordinário (2017)

Baseado no livro de mesmo nome do autor R.J. Palacio, o filme é estrelado por Julia Roberts, Owen Wilson e Jacob Tremblay. A história gira em torno do garoto Auggie (Tremblay), portador de uma deformidade facial.

Após ser totalmente alfabetizado em casa por sua mãe (Roberts), Auggie começa a frequentar uma escola essa mudança de rotina proporciona não apenas novos ares para o garoto, mas para as relações familiares de todos .

História de um Casamento (2019)

O filme mostra a delicada relação familiar entre um diretor de teatro (Adam Driver) e sua esposa (Scarlett Johansson), que enfrentam um complicado e traumático processo de divórcio.

Em meio às constantes brigas e busca pela readaptação à vida de solteiro, os dois precisam lidar com as questões que envolvem a ligação que ainda sentem um pelo outro, e o impacto da separação na rotina do filho do ex-casal.

Adoráveis Mulheres (2019)

Estrelado por Saoirse Ronan, Emma Watson, Florence Pugh, Laura Dern e Meryl Streep, a obra aborda os relacionamentos familiares sob a ótica feminina, sendo baseado no livro “Mulherzinhas”, de Louisa May Alcott.

Com o marido atuando na guerra civil americana, Marmee (Dern) precisa criar sozinha as quatro filhas, de personalidades distintas, em meio à pobreza e enfrentando os desafios de uma sociedade patriarcal.

Com o passar dos anos, as garotas vão amadurecendo e enfrentando questões como desencontros amorosos, crises no casamento, incertezas profissionais e doenças. A mais forte delas, Jo (Ronan), se destaca por priorizar o sonho de ser escritora acima de tudo.

Meu Pai (2020)

Abordando o delicado tema da demência, o filme conta a história de um homem que recusa a ajuda familiar, enquanto sofre para lidar com os efeitos da doença. Anthony Hopkins venceu o Oscar de melhor ator pelo papel principal.

Conclusão

Como podemos perceber, existem inúmeros filmes que abordam a temática familiar, sob os mais diferentes aspectos. O lado positivo é a possibilidade de levantar discussões importantes e estão presentes em nosso cotidiano.

No nosso site, temos vários artigos que tratam de diversos aspectos dos relacionamentos familiares, assim como a abordagem de informações relevantes para melhorar os laços de afeto que nos unem. Confira os conteúdos e deixe seu comentário ou sugestão!