Você trabalha com adolescentes e quer usar filmes para motivar? Trabalha com pais e precisa de um filme sobre motivação e persistência? Selecionei 5 filmes que possuem uma abordagem interessante para trabalhar nos seus processos parentais:

Coach Carter (2005)

 

O filme conta parte da biografia de Ken Carter, dono de uma loja de artigos esportivos, que aceita ser o técnico de basquete de sua antiga escola, onde conseguiu recordes e que fica em uma área pobre da cidade. Ele impõe um regime rígido, em que os alunos que queriam participar do time tiveram que assinar um contrato que inclui um comportamento respeitoso, jeito de ser vestir e a obrigação de ter boas notas em todas as matérias. A resistência inicial dos jovens acaba e o time sob o comando de Carter vai se tornando imbatííel. Quando o comportamento do time fica muito abaixo do desejável Carter descobre que muitos dos seus jogadores estão tendo um desempenho muito fraco nas salas de aula. Assim Carter toma uma atitude que espanta o time, o colégio e a comunidade.

Como usar o filme:

Esse é um filme que fala sobre liderança, sobre o respeito aos professores e educadores e sobre como os educadores precisam desenvolver a empatia para conseguir o respeito dos alunos. Pode ser usado com a equipe escolar, para uma discussão profunda sobre as dificuldades no lidar com os alunos e também com os alunos, para um debate sobre a ação e resultados:

  • Quais conhecimentos eles tem adquirido sem colocar em prática?
  • Quais ações eles poderiam tomar agora para de fato experimentar novos resultados?
  • Refletir sobre suas ultimas atitudes. Qual a lição aprendida?

 

Poder Além da Vida (2006)

 

Dan Millman é um talentoso ginasta adolescente que sonha em participar das Olimpíadas. Ele tem tudo o que um garoto da sua idade pode querer: troféus, amigos, motocicletas e namoradas. Certo dia seu mundo vira de pernas para o ar, quando conhece um misterioso estrangeiro chamado Sócrates. Depois de sofrer uma séria lesão, Dan conta com a ajuda deSócrates para descobrir que ainda tem muito a aprender e que terá de agir e pensar diferente para conquistar o que deseja, mas agora com significado e propósito.

 

Como usar o filme:

Esse é um filme que fala de muitos conceitos do coaching e sobre como fazer questionamentos pessoais é importante para encontrar as respostas. É um excelente filme para tratar a busca das conquistas pelos motivos errados e para debater sobre a importância de aproveitar o momento presente e o caminho, não apenas o resultado final.

Para os pais, podemos trabalhar tanto as questões pessoais: O que eles estão valorizando? Como vivem o presente e ensinam aos filhos?

 

Desafiando Gigantes (2006)

 

Nos seus seis anos como técnico de futebol americano de uma escola, Grant Taylor nunca conseguiu levar seu time Shiloh Eagles a uma temporada vitoriosa. Ao ter que enfrentar crises profissionais e pessoais aparentemente insuperáveis, a ideia de desistir chega com uma força incrível, mas depois que um visitante inesperado o desafia a acreditar no poder da fé ele descobre a força da perseverança para vencer.

Como usar o filme:

Líderes comunitários, de igreja ou educadores podem promover sessões de cinema e abordar depois do filme os assuntos principais. Os profissionais parentais também podem pegar trechos dos filmes e passar durante palestras, workshops ou sessões, para causar a reflexão do adolescente ou dos pais para a necessidade de acreditar.

Nunca Desista, nunca volte atrás, nunca perca a fé, esses são alguns ensinamentos desse filme. O trecho do técnico pedindo para o jogador carregar o outro de olhos vendados tem sido amplamente usado como forma de motivação para mostrar que podemos superar nossos limites internos.

 

 

Prova de Fogo (2006) Soletração

 

O filme conta a história de uma menina de 11 anos, chamada Akeelah, que tem um grande talento em soletração de palavras. O diretor da escola onde estuda, ao perceber sua habilidade, e a convida para representar a escola num concurso de soletração, além de se propor a treiná-la. Com sua ajuda Akeelah vai descobrindo possibilidades, desenvolvendo capacidades e influenciando os que estão a sua volta com sua coragem e determinação.

Como usar o filme:

É um filme bacana para conversar com os filhos depois para falar sobre perseverar naquilo que acredita. Para vencer as etapas do campeonato de soletração foi necessário mais que determinação, foi preciso, acima de tudo, desenvolver algumas capacidades. O filme também toca em um ponto importante, como o sentimento de inadequação dos jovens nessa fase da vida e como o apoio dos pais e educadores são importantes.

 

Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

 

John Keating é professor de literatura da Welton Academy e, diferentemente de outros docentes, tem uma visão diferente e revolucionária para a época: Quer que os alunos vivam suas vidas baseados no princÃípio de Carpe Diem. Esse conceito, que significa Carpe Diem do latim, transmite a ideia de que os jovens devem aproveitar o presente que vivem. O foco do filme é inspirar os jovens a serem felizes com as escolhas que fazem no momento atual.

Como usar o filme:

O filme pode ser usado principalmente para abordar a importância dos sentimentos na vida das pessoas. Podemos ensinar aos jovens como a felicidade é construída dentro de nós. Se o jovem não tiver recursos para se sentir feliz, principalmente, no coração, não vai adiantar acontecer nenhuma transformação externa na sua vida.

*

E você? Quais filmes utiliza para motivar seus clientes? Compartilhe ideias e esse artigo com profissionais que podem se beneficiar com esse conteúdo!

 

 

Leia também: 13 filmes que todo coach parental deve assistir