Fazer os adolescentes se interessarem por leitura não é tarefa fácil para muitos pais, por isso selecionamos 14 livros indicados adolescentes que vale a pena ler. Em um mundo tecnológico e rápido, o hábito de ler acaba ficando em segundo plano. Por ano, o brasileiro lê em média 2,43 livros, como mostrou a pesquisa divulgada na 4ª edição dos “Retratos da Leitura no Brasil”, desenvolvida em março de 2016, pelo Instituto Pró-Livro.

Mas, afinal, como despertar o gosto pela leitura?

Muitos pais correm para comprar grandes clássicos aos filhos, ou livros que fizeram parte da própria adolescência, e acabam se frustrando com o desinteresse.

Impor um determinado gênero ou livro pode não ser o melhor caminho para despertar a paixão pela leitura nos filhos e sim deixar que o jovem encontre “o livro” que prenderá a sua atenção e o gênero que mais interessa para ele, que pode ser diferente do estilo dos pais.

Como mãe ou pai você pode ajudar nessa busca por um livro que desperte o interesse, contar as próprias experiências e até apresentar alguns títulos, mas sempre tomando o cuidado de manter a mente aberta para novas literaturas, gêneros e gostos do adolescente.

E pode enviar o link deste artigo. Nele pedimos aos nossos especialistas parentais que selecionassem  alguns livros apropriados (e apreciados) para os jovens.

A lista está separada por categorias, o que facilita a compreensão e a escolha:

Mais lidos pelos adolescentes nos últimos anos

Essa é uma lista dos “TOP 5”  livros que despertaram um interesse maior por parte dos adolescentes nos últimos anos, segundo sites especializados. Começar por algum desses pode ser uma boa ideia, mas lembre-se de ler o resumo do livro com o adolescente para ver se a história desperta interesse.

1. O Mundo de Sofia

O fato de o mar estar calmo na superfície, não significa que algo não esteja acontecendo nas profundezas – O Mundo de Sofia.

Livro recomendado por Carolina Alessandra Freitas, Parent Coach, Psicóloga e Pedagoga:

O Mundo de Sofia é um livro de Jostein Gaarder que aborda a filosofia de uma forma prazerosa,  através das aventuras de Sofia Amundsen que, estando prestes a completar 15 anos, começa a receber cartas misteriosas.

Apesar de agradar a todas as idades, o livro foi escrito para adolescentes.

 Além de trazer um verdadeiro curso de filosofia disposto em ordem cronológica, se passa de forma tão leve que os dilemas reais, de seu ritual de passagem do mundo infantil ao adulto e os conflitos de seus próprios valores nascentes com os valores de sua mãe.

Ele também leva o adolescente a se questionar se é um mero personagem de sua história ou é responsável por mudá-la a qualquer momento.

2. O Caçador De Pipas

E esse é o problema das pessoas que são sinceras: acham que todo mundo também é – O caçador de Pipas.

O livro O Caçador de Pipas de Khaled Hosseini  narra a tocante história da amizade entre Amir e Hassan, dois meninos que vivem no Afeganistão na década de 1970.

Durante um campeonato de pipas, Amir perde a chance de defender Hassan, num episódio que marca a vida dos dois amigos para sempre.

Vinte anos mais tarde, quando Amir está estabelecido nos Estados Unidos, após ter abandonado um Afeganistão tomado pelos soviéticos, ele retorna a seu país de origem e é obrigado a acertar as contas com o passado, se redimindo do que fez de errado.

Um livro que ensina que a verdade é sempre melhor do que a mentira, por mais que possa machucar você mesmo ou outra pessoa. Seja sempre honesto em relação a tudo na sua vida.

3. A Saga de Harry Potter

Pode se encontrar a felicidade mesmo nas horas mais sombrias, se a pessoa se lembrar de acender a luz – Harry Potter.

A Saga de Harry Potter de J. K. Rowling é composta por 07 livros sucesso absoluto entre os adolescentes, é uma boa pedida para leitura, mesmo que o jovem já tenha assistido aos filmes.

Descobrir a diferença entre o livro (que contém mais detalhes) e os filmes é algo que os adolescentes gostam de fazer.

Harry Potter é um garoto órfão que vive infeliz com seus tios, os Dursleys. Ele recebe uma carta contendo um convite para ingressar em Hogwarts, uma famosa escola especializada em formar jovens bruxos.

Inicialmente, Harry é impedido de ler a carta por seu tio, mas logo recebe a visita de Hagrid, o guarda-caça de Hogwarts, que chega para levá-lo até a escola. Harry adentra um mundo mágico que jamais imaginara, vivendo diversas aventuras com seus novos amigos, Rony Weasley e Hermione Granger.

Comece pelo primeiro e, se o adolescente se interessar, compre os demais.

4. A Menina Que Roubava Livros

Uma pessoa triste tentando fazer outra pessoa triste sorrir, isso se chama amizade, a verdadeira amizade – A menina que roubava livros.

Uma menina, no entanto, consegue escapar dela em três oportunidades diferentes.

A história do livro A Menina que Roubava Livros, de Markus Zusak, se passa em plena Segunda Guerra Mundial. A personagem principal é Liesel Meminger, uma sobrevivente com uma mãe comunista, perseguida pelo nazismo.

Adotada por um casal que aceita recebê-la por dinheiro, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, e os lê na biblioteca do prefeito da cidade.

5. A Rainha Vermelha

Tenho medo de estar sozinha mais do que qualquer outra coisa. Então, por que eu faço isso? Por que eu afasto as pessoas que amo? O que há de errado comigo? Eu não sei. E eu não sei como fazer isso parar – A Rainha Vermelha.

O livro A Rainha Vermelha (no original Red Queen) de Victoria Aveyard é o primeiro título da série juvenil escrita pela autora norte-americana. No filme o mundo é dividido entre dois grupos: aqueles que têm sangue vermelho e os que possuem sangue prateado.

A protagonista Mare Barrow, uma jovem de 17 anos, nasceu com sangue vermelho e tem uma vida dura em seu vilarejo pobre. Por um golpe de sorte, a jovem consegue um emprego no palácio real, onde passa a conviver com os prateados. É lá que descobre que, apesar da cor do seu sangue, também tem um poder misterioso.

TOP livros recomendado por especialistas

6. Pare o Mundo que eu Quero Descer

Parece que eu falo uma língua lá de Marte e os meus pais uma língua aqui da terra. Às vezes, eu tento falar com eles, papo cabeça, como eles falam, sqn, a língua enrola e não sai –  Pare o Mundo que eu quero descer.

Livro recomendado por Jacqueline Vilela, Escritora e CEO da Parent Coaching Brasil

O Livro Pare o Mundo que eu Quero Descer fala sobre a força da amizade e das escolhas e ajuda o adolescente a querer descobrir o seu papel no mundo.

A adolescência é o momento da escolha da profissão, mas também um momento de muita confusão na vida dos adolescentes. Através do adolescente de 16 anos chamado João, personagem principal do livro, a autora aborda os dilemas que permeiam o momento da decisão.

João não faz a mínima ideia do que quer para o futuro, enquanto o seu melhor amigo, Felipe, parece muito decidido. Isso os afasta e cria uma crise de identidade que só será resolvida com a criação do clube dos 04. Leve, de fácil leitura, é um excelente livro para pais e filhos lerem juntos.

7. Porque tanta pressa de crescer

Livro recomendado por Ana Paula Sant’Ana Alves, Coach Parental:

O personagem principal (Matthew) faz com que você entre no seu mundo aos pouquinhos sem parecer intruso, ele faz com que você sinta seus problemas e angústias (que na pré adolescência são enormes, mais ainda na adolescência…). Adolescente, 14 anos.

O livro Por que tanta pressa em crescer? de Brian Keaney conta a história de um garoto que passa por muitos desafios, sai da inocência e começa a lidar com um mundo difícil e autoritário, e precisa fazer escolhas.

Também aborda os problemas familiares, como os conflitos entre os pais, a diferença entre os filhos, uma menina que quase nunca falava com alguém e passava boa parte do tempo assistindo televisão e em causas contra os maltratos aos animais.

E um menino que construiu uma amiga imaginária (Elisabeth), e passava seu tempo escrevendo cartas para ela que nunca eram enviadas, afinal elas não tinham um destino.

8. Saia do Caixão

Saia desse caixão e viva a vida que você está deixando de viver. O Criador te deu tudo. Basta você pegar. A escolha é sua. Jovem, 17 anos.

Livro recomendado por Ana Paula Sant’Ana Alves, Coach Parental:

Com um nome forte, o livro Saia do Caixão de Pablo Marçal é excelente para adolescentes a partir dos 15 anos porque traz ensinamentos sobre princípios, em uma  linguagem fácil e dinâmica.

Ele convida o adolescente a sair do modo “zumbi”, da alienação, para ir em busca de uma vida com significado.

9. O Diário de Anne Frank

Livro recomendado por Rose Pallu, Coach Parental:

O livro Diário de Anne Frank, que traz o depoimento da pequena Anne Frank, morta pelos nazistas após passar anos escondida no sótão de uma casa em Amsterdã, ainda hoje emociona leitores no mundo inteiro.

Seu diário narra os sentimentos, os medos e as pequenas alegrias de uma menina judia que, como sua família, lutou em vão para sobreviver ao Holocausto. Lançado em 1947, O diário de Anne Frank tornou-se um dos livros mais lidos do mundo.

O relato tocante e impressionante das atrocidades e dos horrores cometidos contra os judeus faz deste livro um precioso documento e uma das obras mais importantes do século XX.

10. Outro Lado de Mim

Eu terminei de ler o livro “Outro lado de mim” e tive a sensação, ao finalizar a leitura, de ter assistido a um filme. Desses leves, com uma juventude bonita e divertida, com amigos leais e as implicâncias e pinimbas comuns entre “grupinhos” de escola.

Livro recomendado por Rose Pallu, Coach Parental:

O livro Outro lado de mim da jovem autora Jessica Macedo traz a história de duas adolescentes que estudam na mesma escola. Várias situações adversas são vividas por elas, que descobrem que mesmo sendo tão diferentes, em muito se parecem.

Algumas características que envolvem nossos adolescentes, no que se refere ao despertar do primeiro amor, relacionamento entre amigos e suas diferenças e a importância do respeito a cada um, além das mudanças que são marcantes na passagem da adolescência para a vida adulta, são alguns assuntos tratados.

11. O cavaleiro preso na armadura: Uma fábula para quem busca a Trilha da Verdade

Livro recomendado por Jacqueline Vilela, Escritora e CEO da Parent Coaching Brasil

Uma fábula para quem busca a trilha da verdade. O cavaleiro preso na armadura é um conto cativante que traz muita sabedoria de vida.

O cavaleiro que protagoniza esta fábula vive em busca do seu verdadeiro eu, mas não encontra as verdades que procura por estar sempre preso em sua armadura pronto para guerrear.

A história funciona como uma orientação para adultos e jovens que acabam se distanciando dos amigos e da família, seja por estabelecerem outras prioridades, ou simplesmente por não saberem como demonstrar carinho.

12. Eu, Malala (edição juvenil)

Minha mãe pedia para eu cobrir o rosto, porque os meninos estavam me olhando. E eu falava: ‘mas eu também estou olhando para eles, mãe!’ – Malala

Livro recomendado por Jacqueline Vilela, Escritora e CEO da Parent Coaching Brasil

Uma lição de vida. E de coragem. Malala Yousafzai ficou conhecida como a adolescente que desafiou os talibãs no Paquistão ao defender o direito que as raparigas têm à educação numa altura em que era proibido às mulheres irem à escola.

Por recusar esta ordem, Malala foi alvejada na cabeça à queima-roupa, mas sobreviveu e acabou distinguida com o Nobel da Paz, tendo sido a mais jovem de sempre a receber o galardão. Agora vive em Inglaterra – apesar de tudo, ainda com saudades de casa – e conta-nos a sua história neste livro.

13. O Apanhador no Campo de Centeio

Há coisas que deviam ficar do jeito que estão. A gente devia poder enfiá-las num daqueles potes enormes de mostruários de vidro e deixá-las em paz.

Livro recomendado por Jacqueline Vilela, Escritora e CEO da Parent Coaching Brasil

O livro O Apanhador no Campo de Centeio de J. D. Salinger (Editora do Autor) é um dos clássicos preferidos de leitores adolescentes e adultos. A obra conta a história do jovem Holden Caufield, que busca a própria identidade ao retornar do internato onde estuda para casa.

Holden passa por muitos conflitos internos, mas também por situações um tanto quanto peculiares que definem a época em que o livro foi escrito.

14. Adivinha quem não voltou pra casa

Fazia tempo que uma história não me deixava tão ansioso. Eu DEVOREI esse conto e passei o tempo todo com o coração na boca.

Livro recomendado por Jacqueline Vilela, Escritora e CEO da Parent Coaching Brasil

O livro Adivinha quem não voltou para casa de Pedro Poeira é um conto sobre família, segredos e aquilo que fazemos pelas pessoas que amamos.

Num dia você é jovem e se preocupa apenas com o dever de casa e o horário em que o seu desenho favorito vai passar na TV. No outro, sua mãe não volta pra casa.

Se dona Mônica tivesse levado o celular ou ligado de algum telefone público, os filhos definitivamente teriam tido uma noite melhor. Agora, cansados e irritados — pela noite sem dormir, pela preocupação com a mãe, pelo medo do abandono.

Murilo e Melissa percorrem a cidade em busca da mãe desaparecida ao mesmo tempo em que lidam com uma verdade aterrorizante: um dia, as pessoas que amamos seguirão seus próprios caminhos.

E você? Gostou das indicações?

Lembrando que todos os  livros indicados trazem também grandes ensinamentos e esse foi o ponto de partida para a seleção.

Me conta: – Qual livro o seu filho adolescente já leu e gostou? Nos ajude a aumentar essa lista.

Você também pode querer ler:

05 Filmes para Motivar e trabalhar com adolescentes e Pais

Por que a adolescência é uma fase tão difícil e complicada