TUDO SOBRE PARENT COACHING 2017-07-20T20:38:45+00:00
O QUE É PARENT COACHING?
Profissão Parent Coaching
Metodologia Parent Coaching
O QUE NÃO É COACHING
PERGUNTAS FREQUENTES (FAQ)

O que é Coaching?

Talvez você até tenha ouvido falar em Coaching, mas não sabe exatamente como explicar ou como esse processo pode te ajudar profissionalmente, por isso iremos esclarecer o processo:

Segundo a Confederação Internacional de Coaching: “É uma parceria entre o coach (profissional capacitado) e o coachee (cliente) em um processo criativo que os inspira a maximizar seu potencial pessoal e profissional”.

A responsabilidade do coach é:

Descobrir, esclarecer e alinhar o que o cliente deseja alcançar;

Incentivar a auto-descoberta do cliente;

Ajudar o cliente a encontrar soluções e estratégias;

Manter o cliente motivado, focado e responsável pela mudança.

O processo parte do princípio de que a responsabilidade pela mudança deve ser assumida pelo cliente (coachee). Para que o cliente sinta-se motivado a agir e a se responsabilizar, o coach aplica ferramentas e técnicas cientificamente comprovadas, amparadas por um método que garante o resultado.

As ferramentas disponibilizadas no processo de coaching englobam os conhecimentos de diversas ciências como a administração, gestão de pessoas, psicologia, neurociência, recursos humanos, planejamento estratégico, entre outras.

É importante esclarecer que o coaching não trata o passado e muito menos pacientes disfuncionais, que devem ser atendidos por psicólogos e psiquiatras, conforme o caso.

As ferramentas lidam com o presente e o futuro de famílias que apenas estão perdidas sobre a educação dos seus filhos e são uma ótima aliada nos atendimentos dos profissionais que lidam com pais e filhos, nos seus diversos trabalhos.

 

Conforme Grant (2006, p.16), coaching é a “aplicação sistemática da ciência comportamental para o aprimoramento da experiência de vida, desempenho no trabalho e bem-estar de indivíduos, grupos e organizações que não possuem problemas mentais clinicamente significativos ou níveis anormais de angústia”.

 

Os educadores as usarão para serem melhores educadores, os psicólogos para ajudar nos processos familiares e os coaches para ajudar as famílias a atingirem os objetivos.

Parent Coaching Como Profissão

Somos Parent Coaches: Cuidamos das famílias, das raízes, do solo e do adubo, para que os pais consigam fazer os filhos crescerem em um terreno fértil, harmonioso e dar frutos saudáveis, fortes e capazes de brilharem no mundo!

Coaching parental é um modelo baseado em desenvolvimento de habilidades do coach para:

  1. Ajudar a avaliar a situação atual entre pais e filhos;
  2. Identificar os pontos fortes e habilidades do pais;
  3. Explorar possibilidades e soluções;
  4. Criar ações para que o ciclo familiar seja equilibrado.

Os pais e o coach (juntos) trabalham de modo colaborativo, criando soluções, conexões e clareza para:

Implementar um plano para tratar os problemas atuais da família;

Criar estrutura familiar adequada para cada idade dos filhos;

Desenvolver confiança dos pais nas habilidades parentais;

Apoiar o trabalho de escolas e programas educacionais;

Desenvolver habilidades de comunicação mais eficazes;

Trabalhar o sistema familiar e os relacionamentos;

Fornecer ensino e educação contínuos para os pais.

Por que me tornar um Coach Parental?

Em primeiro lugar porque o Coaching Parental é um verdadeiro Oceano Azul de possibilidades. Nos Estados Unidos é uma realidade que movimenta muito dinheiro por ano e no Brasil cresce exponencialmente.

Em segundo lugar o Coaching requer especialização. É como uma faculdade, você faz uma genérica e depois se especializa no nicho que escolheu para viver a sua missão de vida.

O profissional que sair na frente com ferramentas específicas e direcionadas a esse público vai se destacar, ter sucesso e se posicionar como uma autoridade.

O fato é que uma formação tradicional de coaching não forma um profissional de Parent Coaching. As famílias são sistemas vivos, com dinâmicas muito particulares e ter as ferramentas já adaptadas para esse nicho economizará para você TEMPO, ENERGIA e DINHEIRO:

s

s

Quais as Oportunidades no Coaching Parental?

  • Palestras e Parcerias com Escolas: Cada vez mais as escolas precisam de educadores capacitados para atender a demanda na relação aluno-professor-pais e o coaching parental tem as ferramentas certas!
  • Palestras para adolescentes e jovens (Ensino Médio ou Universidades): Os adolescentes e Jovens precisam de orientação e de amparo nessa fase da vida;
  • Palestras para Pais: Os pais precisam de orientação para uma educação mais consciente dos filhos e as ferramentas de coaching são ideais por oferecerem uma estrutura;
  • Dinâmicas em Grupo: Essa é uma opção cada vez mais utilizada pelo profissional parental porque a força do grupo ajuda na consciência e transformação;
  • Atendimentos individuais para casais, mães ou pais: O atendimento com sessões estruturadas usando as ferramentas de coaching estão cada dia mais aceitas. O profissional com o recurso certo para gerar resultado sairá na frente;
  • Atendimento online: Essa é uma forma que cada vez ganha mais espaço porque economiza tempo do profissional e do cliente. O coaching parental é ideal para os atendimentos online porque é dinâmico e possui uma estrutura capaz de gerar resultados mesmo à distância!
  • Programas online: Além dos atendimentos, você poderá criar um programa que ajude o seu público a atingir os objetivos. Todos os meus programas são online e os resultados são fantásticos!

Metodologia Parent Coaching

O processo do Parent Coaching é baseado no Método S.E.R: Significado, Emoções e Relacionamentos.

SIGNIFICADO – É a bússola. Determina os valores de cada membro da família, CRIA a identidade.

Quem é essa mãe nessa fase do filho? O que ela se tornou? Quem ela gostaria de ter se tornado? Como ela pode se tornar o que ele deseja (eu ideal)?

Quem é esse filho adolescente. Quem esse filho se tornou? Como aceitar esse filho, aceitar que ele cresceu, que ele mudou?

Como usar essa realidade para fortalecer e não para diminuir a relação?

EMOÇÕES – É o pano de fundo. As emoções são um fio condutor para o bem-estar e a satisfação. Aprender a gerar em você emoções positivas vai

ampliar a sua consciência naturalmente e te permitir ver novos caminhos. Aqui você vai aprender a lidar com a sua raiva, a sua tristeza, a sua

sensação de fracasso, culpa. E vai aprender a lidar com as oscilações do filho adolescente.

RELACIONAMENTOS – Relacionamentos saudáveis é o que nos dão a sensação de apoio e de conexão. Relacionamentos positivos são a base das instituições positivas, sejam elas famílias, empresas ou comunidades. Os nossos momentos de maior emoção geralmente acontece quando estamos juntos de pessoas e nos sentindo conectados com pessoas.

O que esse método proporciona:

Uma sensação de realização com a maternidade e a própria vida;

Relacionamentos que acrescentem sentimentos de gratidão e conexão;

Um significado que estará presente na família e que trará o pertencimento;

O prazer de experimentar emoções positivas;

A realização de saber que RESGATOU a sua relação com o seu filho e com você mesma.

O objetivo da metodologia é capacitar profissionais para que eles ofereçam aos pais a liberdade de escolher suas próprias soluções, partindo do princípio que as soluções têm a ver com situações parentais específicas.

Também encoraja os pais a desenvolverem uma abordagem semelhante à de um coach com seus filhos e consigo mesmo diante de cada ciclo de vida familiar, se adequando e percebendo as mudanças entre um ciclo e outro e munido das ferramentas necessárias para aquele momento de vida familiar.

Fundada em princípios de Individualidade, Responsabilidade e Sentido, baseada na Investigação Apreciativa, oferece aos pais habilidades práticas de relacionamentos, enquanto trabalha para a sua visão de longo prazo de uma família saudável, usando como base os estudos de inúmeras referências internacionais, como John Gottman, Humberto Maturana, Daniel Goleman, Carl Rogers, J.O. Prochaska, Virginia Satir, Martin Buber, Tad James, Martin Seligman, Robert Dilt, G. Egan, John Andrew Willians, Lawrence Shapiro, entre outros.

O que NÃO é Coaching

Eu vejo muita dúvida ao mencionar o que o profissional de coach faz. Quem procura saber exatamente como o processo de coach funciona costuma se tranquilizar, entender e até usar essa informação a seu favor.

Assim como em qualquer profissão, existe o profissional ético, dedicado, que aprende e aplica com responsabilidade as ferramentas e o profissional que só se interessa pelo status, dinheiro ou vantagens.

O Coach ético entende que não pode ultrapassar os limites da sua competência, que é o de fazer um belíssimo trabalho para famílias que precisam estruturar os ciclos, mas que não possuem problemas mais sérios (que devem ser tratados por profissionais específicos).

O Coach (profissional capacitado) não faz terapia, mentoria, consultoria, aconselhamento ou autoajuda.

CONSULTORIA – Um consultor é um especialista em certa área. Ele é contratado para dar recomendações e apontar soluções.

MENTORING – O mentor costuma ser um funcionário mais velho, geralmente um gerente, diretor ou supervisor, que se vale de sua experiência para acompanhar, aconselhar e treinar funcionários mais jovens, em uma relação semelhante à de mestre e discípulo.

ACONSELHAMENTO – designa um conjunto de práticas diversas, incluindo orientar, ajudar, informar, amparar e tratar. E como o próprio nome diz, inclui também o ato de aconselhar.

AUTOAJUDA – O rótulo de “autoajuda” costuma ser aplicado a autores com diferentes backgrounds e formação, que desenvolvem suas próprias “fórmulas” por meio das quais, supostamente, os indivíduos irão atingir determinados fins – por exemplo: enriquecer, ter sucesso, ser mais feliz, viver melhor, etc.

TERAPIA – O processo de Coaching não trata pacientes disfuncionais e não aborda temas do passado. Ele possui foco no futuro.

Todas as famílias são disfuncionais? Não. A psicologia positiva veio para nos mostrar que existe uma enorme parcela da população que precisa apenas de ferramentas, de estrutura, de organizar a família, ressignificar as crenças e entender que possui os mecanismos para educar o filho.

E para essa parcela o Parent Coaching se mostra um processo rápido, eficiente e muito apreciado pelos pais.

 

Perguntas Frequentes (FAQ)

O que é Coaching?

Segundo a Confederação Internacional de Coaching: “É uma parceria entre o coach (profissional capacitado) e o coachee (cliente) em um processo criativo que os inspira a maximizar seu potencial pessoal e profissional”.

A responsabilidade do coach é:

Descobrir, esclarecer e alinhar o que o cliente deseja alcançar;

Incentivar a auto-descoberta do cliente;

Ajudar o cliente a encontrar soluções e estratégias;

Manter o cliente motivado, focado e responsável pela mudança.

Leia mais aqui

Quais os requisitos para ser Coach?

Não há pré-requisitos para ser um coach. A metodologia, técnicas e ferramentas são utilizadas para atuar com indivíduos em busca de resultados positivos em diferentes áreas de suas vidas.

Quais os requisitos para ser um Parent Coach?

Ter como missão contribuir com Pais, mães e filhos no desenvolvimento de sistemas familiares saudáveis. Embora a procura seja de psicólogos, educadores e coaches que definiram o nicho Parental, outros profissionais que atendem pais e filhos procuram o método.

É um Curso de Formação?

O Curso Parent Coaching Certificação não é uma formação. O curso oferece as 10 principais ferramentas, estruturadas e adaptadas ao coaching parental, que podem ser usadas pelos psicólogos, educadores e coaches e que acrescentam (e muito) nos atendimentos e nos resultados.

Esse curso é ideal para quem busca um primeiro passo que seja viável financeiramente e que ao mesmo tempo traga resultados concretos ao cliente.

O Curso Possui Certificação em Parent Coach

A Formação EPC (Expert em Parent Coaching) é um curso completo, com certificado Parent Coach entregue em evento ao Vivo.

A formação é ideal para quem quer entrar profundamente em todos os recursos disponíveis para a área Parental e estruturar o negócio com ferramentas completas e direcionadas para o nicho.

A Formação Certifica o Profissional como Expert em Coach Parental, com o selo Parent Coaching.

Terei Certificado?

Sim. Todos os cursos possuem certificado emitido pela empresa Laboratório de Talentos, CNPJ: 24.716.018/0001-52.

Poderei aplicar em Adolescentes?

Sim. As ferramentas são aplicadas também em público adolescente, com a mesma eficácia e durante as aulas eu falo mais sobre o assunto.

São ferramentas só para quem trabalha com adolescentes ou para qualquer idade?

As ferramentas podem ser aplicadas em Pais que possuem filhos de qualquer idade. Não são exclusivas para pais de adolescentes.

Posso trabalhar com Grupo de Mães e de Pais?

Sim, perfeitamente. Essa é, inclusive, um modo muito poderoso de promover mudanças e potencializar resultados. O Coaching Parental funciona muito bem em grupos.

O curso é online ou presencial?

O curso é 100% online, com aulas gravadas e disponibilizadas em área de membros para os participantes. Cada ciclo é disponibilizado respeitando o método e a curva de aprendizagem dos participantes.

Para o EPC (Expert em Parent Coaching) há um Evento ao Vivo em São Paulo onde a Certificação é entregue.

O Programa é Regularizado?

Não existem formações em coaching regularizadas pelo MEC (Ministério da Educação) ou qualquer órgão regulador. O coaching ainda não é uma profissão regularizada.

Por que devo confiar?

Embora não seja regulamentado, as ferramentas de Coaching são cientificamente comprovadas e eficientes. Eu demorei muitos anos adaptando as ferramentas para o Parent Coaching e criando uma metodologia que funcione. A confiança vem na autoridade que adquirida ao longos dos anos nos atendimentos e depoimentos dos clientes.

Posso aplicar o que eu aprendi no curso nos meus treinamentos presenciais ou online para pais?

Sim, desde que dados os devidos créditos. Estamos prezando pela correta veiculação das ferramentas, em prol de atingirmos o maior número possível de mães e pais, sempre com ética nas condutas.

É expressamente proibido fazer cursos de formação para coaches e profissionais usando as ferramentas aprendidas.

Terei acesso ao conteúdo posteriormente?

Sim, você terá acesso a todo o conteúdo e aulas gravadas por um período de 2 anos. E esse prazo é porque eu acredito que o bom profissional colocará em prática o aprendizado e incorporará as ferramentas no seu dia a dia, sem precisar fazer uso delas no futuro.

As ferramentas são muito úteis no início dos processos, mas o verdadeiro processo de coaching consiste em se tornar muito expert nos processos.