Conheça os 4 pilares do Parent Coaching quando aplicado em alunos do Ensino Médio

Conheça os 4 pilares do Parent Coaching quando aplicado em alunos do Ensino Médio

 

Eu sou apaixonada pelos adolescentes. Comecei a minha carreira como Coach atendendo coaching vocacional para jovens com dúvidas sobre qual profissão escolher, mas me apaixonei mesmo pelo mundo de possibilidades que esses jovens possuem.

Um dos motivos de criar a Certificação Parent Coaching foi justamente conseguir atingir mais jovens através de profissionais competentes e especializados, que poderiam levar mais longe esse trabalho.

E que bom que você chegou até esse artigo porque isso significa que você também tem essa missão ou pelo menos se interessa pelo tema. Eu quero compartilhar agora com você de forma resumida os 04 Pilares do Coaching para os Estudantes do Ensino Médio.

No final desse artigo você vai descobrir:

Como o coaching parental pode estar presente nas escolas e ajudar os adolescentes;

Como o educador se movimenta diante dos Pilares;

Como é possível trabalhar temas relevantes para a educação moderna;

Como se tornar um Coach parental e levar esse trabalho lindo para as escolas ou jovens.

Os pilares abaixo ajudam o aluno a se superar, não somente na vida acadêmica mas por toda sua vida, e podem ser adotados pelos educadores e pela escola, como uma bússola: Se algo não está funcionando bem, é porque um desses pilares está faltando:

PRIMEIRO PILAR: SISTEMAS ACADÊMICOS

O Coaching Parental ajuda o jovem estudante a focar e transitar dentro do sistema educacional de modo sustentável, conseguindo atingir as notas sem ter grandes desgastes emocionais.

Para isso o estudante aprende quais sãos as suas forças, assim como sua motivação. Conseguirá colocar em prática as ferramentas e exercícios que aprendeu e, por último, aprenderá a criar os próprios métodos que farão sua vida mais fácil e a identificar os pequenos passos, que no final farão uma grande diferença.

SEGUNDO PILAR: AUTOCONHECIMENTO

O Coaching Parental possui como prioridade aumentar seu autoconhecimento e construir uma fluidez nos pensamentos, emoções e hábitos. O adolescente está criando a sua própria linguagem que fará ele ter um diálogo interno, crenças empoderadoras ou limítrofes, hipóteses e perspectivas.

Por isso o processo é tão essencial, porque ensina o jovem a falar a sua linguagem e a descobrir através de perguntas poderosas e reflexão que a ação será muito mais efetiva se ele aprender a controlar o nível de estresse. Essa constante descoberta construirá as habilidades interpessoais e a fundação da fluência pessoal.

TERCEIRO PILAR: LIDERANÇA NATURAL

Através do Coaching Parental é possível ao adolescente ter contato com a sua liderança natural, que não significa necessariamente ser o líder na escola ou capitão do time, mas o líder das criações que ele quer colocar no mundo e como elas trarão um impacto para a comunidade. Liderança passa pelo processo de enxergar o que é possível, mas atravessa e vai até a habilidade de criar experiências nas pessoas. Olhar para si mesmo (erros e acertos) e fazer diferente. Esse terceiro pilar ajuda o jovem a entender uma nova forma de liderança, que é uma das mais importantes habilidades a ser desenvolvida.

QUARTO PILAR: GRUPO DE SUPORTE

Esse pilar precisa estar presente durante todo o processo, para que o jovem sinta a segurança em colocar as suas questões conscientemente. Pedir ajuda pode ser desafiador, para muitos pode representar que não é bom suficiente. Ensinar ao jovem que perguntar pra quem ele sabe que pode contar é uma característica de força. Aprender quando e como pedir por ajuda é uma habilidade importante nos dias de hoje, com os desafios que hoje enfrentamos na juventude. Dar e receber ajuda é um pilar ricamente estimulado durante todo o processo.

Embora parece que o jovem não se importa, ele na verdade quer ser ouvido. O processo de Coaching Parental proporciona ao adolescente a escuta ativa, com empatia e sem julgamentos.

Visa transferir ao jovem saudável, sem disfuncionalidades, mecanismos para que ele continue a lidar com os desafios da vida moderna, em cada etapa da vida.

Também visa ampliar a visão do jovem para que ele não paralise diante das cobranças, como por exemplo a escolha da profissão, o vestibular, entre outras.

Um processo de Coaching completo dura 10 sessões e traz a reflexão desafios que os jovens enfrentam no dia a dia e também transfere ferramentas para que ele seja capaz de lidar com os novos desafios, para a VIDA.

As ferramentas e perguntas poderosas da Certificação Parent Coaching possuem dois propósitos:

O primeiro é dar uma estrutura e guiar o seu trabalho de coach parental.

O segundo é te mostrar que as mesmas ferramentas usadas nos pais também proporcionam aos jovens a transformação que eles precisam para a vida, quando usadas por um profissional dedicado e que já possui experiência no trabalho com jovens.

O programa Parent Coaching é linear: O coach aprende as ferramentas, transfere o conhecimento ao jovem que aprende os conceitos e os aplica em sua vida.

Por outro lado, o Programa é cíclico: Dá a oportunidade de voltar e ver e rever cada ferramenta e conceitos para um entendimento ainda mais profundo e mais resultados.

As ferramentas também são flexíveis, podem ser usadas em um processo formal de Coaching parental, assim como o profissional pode combinar diferentes ferramentas e ser criativo nos desafios que proporciona aos jovens da escola que trabalha.

O educador consegue transformar um estudante participante passivo em um criador pró ativo da sua vida. Uma vez que fez essa mudança é fundamental na educação moderna, a escola ou o profissional que conhecer as ferramentas de coaching parental verá a vida dos seus alunos tomarem rumos e níveis além do que imaginava.

Se você identificou no Coaching Parental a oportunidade que buscava para impactar a vida dos alunos, dos adolescentes e da comunidade eu te convido a conhecer a Certificação Parent Coaching. São as principais ferramentas de Coaching Parental que estruturam e norteiam uma gama de trabalhos que podem ser efetuados pelo profissional e que causa impacto significativo na escola inteira.

Com as mesmas ferramentas é possível para o educador:

  1. Impactar os jovens do Ensino Médio;
  2. Impactar os pais, através de palestras e atendimentos mais assertivos, voltados para perguntas poderosas;
  3. Impactar os professores e todo o corpo docente da escola, através de trabalhos específicos e multiplicação de conhecimento.

Faça parte. Prospere impactando vidas.

Clique aqui e faça a sua inscrição para a Próxima Turma

 

————————————————-
Veja também:

A autocrítica está impedindo você de avançar? Descubra os 5 Segredos para acabar com ela!

 

Por | 2017-07-17T03:52:22+00:00 julho 17th, 2017|Parent Coaching|3 comentários

Sobre o Autor:

Administradora de empresas, com MBA em Coaching e Certificação de Master Coach. Ao longo de toda a trajetória profissional, testou e aplicou inúmeras ferramentas, em diversas ordens e clientes com estruturas familiares diferentes, até chegar em um método que funciona para o Coaching Parental, na prática. Possui vários produtos voltados a Pais e Filhos (www.jacquelinevilela.com.br) e um site para a conexão dos adolescentes com os seus talentos (www.laboratoriodetalentos.com.br

3 Comentários

  1. Délia 21 de julho de 2017 em 20:43- Responder

    Oi Jaque, quero saber se esse curso tem outras ferramentas específicas ou são as mesma do curso que já fiz com você.

    • Jacqueline Vilela 10 de setembro de 2017 em 11:33- Responder

      Oi Délia, a Formação Expert tem ferramentas completamente novas para o nicho parental.

  2. Danielle 31 de agosto de 2017 em 16:51- Responder

    Muito bom. É com adolescentes e OP q quero atuar. É muito positivo o Parent Coaching.

Deixar Um Comentário