13 Filmes que Todo Coach Parental Deve Assistir

Nesse artigo eu vou te mostrar 13 Filmes que deve fazer parte do arsenal do coach parental. Filmes podem ser excelentes aliados nos processos de coaching parental e trazer inúmeros aprendizados que ajudam a família a resolver as suas próprias questões.

A ordem não importa, tudo vai depender do cliente que você atende e da situação que deseja abordar. O importante é você saber que filmes conectam porque são feitos através da Jornada do Herói.

Vamos aos escolhidos:

Capitão Fantástico (2016)

O filme conta a história de dois pais que, preocupados com o rumo do mundo, decidem se isolar no meio do mato e criar os filhos de acordo com a visão de mundo que acreditam, isolados da vida urbana e do consumismo. O filme leva leva pais e profissionais a refletirem: Até onde os extremos são bons para os filhos?

É um filme que mostra o papel do pai, que vive o capitão, o chefe da família, um cara de ideias fortes, que ama seus filhos e assume o barco depois da doença e falecimento da esposa. Seus filhos, entre sete e 18 anos, têm pensamento crítico, excelentes referências culturais, ótimo desenvolvimento musical, aptidão física de um atleta de ponta. No entanto, algumas cenas do filme mostram o exagero desse tipo de educação, que trás uma deficiência nítida de socialização dos filhos ao longo da trama. Por outro lado, o filme mostra a fragilidade do nosso sistema de ensino e os perigos do consumismo infantil. Uma excelente reflexão para a família sobre formas de educar e de amar os filhos e sobre os laços construídos através dos modelos escolhidos de educação.

Reflexões a serem exploradas pelo coach parental com os clientes:

A família mostrada no filme é julgada pela forma com que educa os filhos. No entanto, esses filhos possuem um forte senso de pertencimento que fica evidente inclusive para os familiares que criticam esse estilo de vida. Cada família pode construir suas linhas de educação, desde que percebam (assim como o pai capitão percebeu) que não podem extrapolar os direitos dos filhos. É um importante filme para trabalhar o equilíbrio entre o que os pais acreditam e o que é bom para os filhos e as diversas formas de educar.

 

Questão de Tempo (2013)

É um filme absolutamente delicioso de assistir. Ao completar 21 anos, Tim é surpreendido pelo seu pai com a de que pertence a uma linhagem de viajantes no tempo, bastando apenas ir para um local escuro e pensar na época e no local para onde deseja ir. É aí que começa uma trajetória de escolhas e das consequências de mudar o passado. A maioria das pessoas vive parte da vida pensando no que não viveu e voltar ao passado dá a falsa impressão de que pequenas mudanças traria uma vida melhor. O filme mostra que essas pequenas mudanças podem causar perdas irreparáveis e que a construção da sua vida é feita desses percalços e de fracassos.

Reflexões a serem exploradas pelo coach parental com os clientes:

Questão de Tempo ensina uma preciosas lições de moral: viva cada momento como se fosse o último, aprecie as menores coisas da vida e não será necessário refazer nada.  São apresentados valores familiares, uma intensa amizade entre pai e filho, o amor de cônjuge, o de irmãos e aquele entre amigos.

 

Um homem de Família (2000)

É um filme antigo, mas extremamente valioso para as famílias. Coloca em cena o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal. Jack Campbell é um investidor de Wall Street rico e solteiro com a vida dos sonhos em Nova Iorque. Tudo muda num passe de mágica quando ele acorda em um quarto no subúrbio de Nova Jersey com Kate, a sua atual esposa, com quem anteriormente ele havia deixado de se casar, e ainda com duas crianças que ele sequer conhecia o chamando de pai. Jack percebe então que esta é justamente a vida que ele teria se não tivesse se transformado em um investidor financeiro quando jovem.

Reflexões a serem exploradas pelo coach parental com os clientes:

Um homem de família trabalha o extremo de focar apenas no trabalho e esquecer as outras áreas da vida. É um filme para trabalhar o equilíbrio da nossa roda da vida, tão importante no coaching parental. Também um ótimo momento para refletir sobre o SER e o TER e sobre essa cultura de status e consumismo que tanto afeta as famílias modernas.

Click (2006):

Imagine só poder adiantar aquela discussão de relacionamento até o ponto em que tudo está resolvido ou passar adiante uma situação desagradável, para não ter que enfrentá-la? O filme Click explora essa possibilidade no papel de Michael, um workaholic preocupado em mostrar serviço para o chefe ao mesmo tempo em que tem a sua presença cobrada pela família. Sob pressão, ele acredita ser uma boa ideia usar o controle remoto com super poderes para acelerar as coisas e facilitar a sua vida, mas tudo sai dos eixos quando ele percebe que o controle agora toma as decisões sozinho.

Reflexões a serem exploradas pelo coach parental com os clientes:

O coach pode explorar a temática da família em si, do casamento, do trabalho, das prioridades na vida. Sobre a importância de viver o agora, com todos os desafios e sobre a nossa vontade de ter sempre uma solução imediata ou de evitar problemas, quando na verdade temos que enfrentá-los e crescer com eles, afinal, aborrecimentos e dificuldades contém valiosas lições para a nossa vida.

 

A estranha vida de Timothy Green (2012)

Um filme para assistir em família, em uma tarde fria ou chuvosa. Leve e emocionante ao mesmo tempo, esse filme idealizado pelos estúdios Disney conta a história de um casal estéril que após várias tentativas frustradas de engravidar,  enterra uma caixa em seu quintal, contendo todos os seus sonhos e características do filho idealizado durante todos esses anos. Logo, nasce Timothy Green, que é muito mais do que parece, trazendo com ele uma magia que vai mudar a maneira de todos sentirem o amor.

Reflexões a serem exploradas pelo coach parental com os clientes:

A história é, acima de tudo, uma reflexão sobre a família, a que temos, ou a que nós inventamos. É sobre o filho idealizado e o filho real, com todos os defeitos e características peculiares, que o faz tão especial e único.

 

Um Sonho Possível (2010):

Filme indispensável, essencial em todos os sentidos. Baseado numa história real, o filme conta a história de Michael Oher, um jovem negro, filho de uma mãe viciada, com boa vocação para os esportes, mas péssimo rendimento escolar. Ele é acolhido por Leigh Anne Tuohy, que se envolve cada vez mais com a história do jovem e muda para sempre a sua vida. Michael acaba se tornando mais tarde um astro do futebol americano.

Reflexões a serem exploradas pelo coach parental com os clientes:

O filme aborda temas como a solidariedade, o amor incondicional, a caridade. Mostra uma mãe forte, direta e capaz de tudo pelos filhos, que não faz distinção entre os biológicos e o adotivo. Um filme para o coach explorar a capacidade que existe em cada ser humano para ser o melhor e superar suas deficiências, mesmo contra todas as probabilidades, quando esse jovem tem o apoio dos que ama e quando focamos nos pontos positivos.

 

Mãos Talentosas (2009):

Baseado em uma história real este filme retrata a vida de um menino que se considerava burro por tirar notas muito baixas. Na escola, todos zombavam dele por causa disso, porém ele tinha uma mãe que sempre o incentivava e isso deu a ele tanta força de vontade, que o fez chegar a ser o melhor aluno da sala. Esse menino tinha o objetivo de ser um médico, cresceu e conseguiu atingir seu propósito tornando-se o melhor neurocirurgião do mundo, isso aconteceu graças a duas cirurgias realizadas com sucesso.

Reflexões a serem exploradas pelo coach parental com os clientes:

O coach pode explorar com os pais a importância do apoio para o sucesso de um filho, a necessidade de não rotular e acreditar sempre na capacidade de superação. Muitos pais, ao perceber a dificuldade dos filhos nos estudos começam a pressionar, a cobrar e a depreciar, quando deveriam apoiar e incentivar outras formas de aprender.

À prova de Fogo (2008):

No trabalho o bombeiro Caleb é um profissional que cumpre com todos os princípios, sendo um deles nunca deixar um companheiro para trás numa situação de perigo. Já em sua casa, a esposa Catherine sente com um marido ausente com os constantes desentendimentos, que a leva a pedir o divórcio. O pai de Caleb pede então que ele inicie uma experiência de 40 dias, denominada “O desafio do amor”, na tentativa de salvar o casamento.

Reflexões a serem exploradas pelo coach parental com os clientes:

O filme explora a importância de voltar-se para o outro no casamento, os conflitos entre casais e como não assumir a responsabilidade sobre o relacionamento traz consequências nocivas ao casal. A mensagem do filme deixa claro que é preciso investir no relacionamento e que quando há amor ainda há esperança de transformar o relacionamento.

 

À procura da Felicidade (2007)

Um filme emocionante do começo ao fim. Chris Gardner enfrenta uma vida difícil. Despejado de seu apartamento, abandonado pela esposa que não aguenta mais a vida miserável, este pai solteiro e seu filho não têm onde morar. Chris consegue um estágio não remunerado em uma firma de prestígio. Sem dinheiro, os dois são obrigados a viver em abrigos, mas Chris está determinado a criar um vida melhor para ele e seu filho.

Reflexões a serem exploradas pelo coach parental com os clientes:

É um excelente filme para mostrar a força do relacionamento pai e filho, além da perseverança e da resiliência. O filme mostra como a esperança e o sonho podem ser concretizados com esforço e trabalho com paixão. Também pode ser trabalhado fases difíceis na vida dos pais e como os filhos muitas vezes precisam da presença, mesmo em situações adversas.

 

Como Estrelas na Terra– Toda Criança é Especial (2007)

O filme conta a história de um menino e 9 anos chamado Ishaan Awasthi, ele sofre de dislexia, estuda em uma escola normal e repetiu uma vez o terceiro período e está correndo o risco de isso acontecer de novo. O menino diz que as letras dançam em sua frente e não consegue acompanhar as aulas e nem prestar atenção. Seu pai acredita que ele é indisciplinado e o trata com rudez e falta de sensibilidade. Quando o professor conhece Ishaan, percebe que o menino sofre de dislexia e decide ajudá-lo. Este não era um problema desconhecido pelo educador que decide tirar o garoto do abismo no qual se encontrava . Ele ensinou Ishaan a ler e escrever, a partir desse momento o menino vai superando a opressão da família e suas próprias limitações, passa a ver a dentro da escola, um novo significado.

Reflexões a serem exploradas pelo coach parental com os clientes:

Este filme retrata a realidade na qual vivemos, os alunos com diversas deficiências são colocados em escolas despreparadas para ajudar a encaminhar para um diagnóstico preciso, além de professores que não estão preparados para essa mudança. Trata a importância do apoio dos pais, do olhar do professor e do trabalho em conjunto para ajudar a criança com dificuldade.

 

A Dona da História (2004)

Se você quer um filme brasileiro, esse é uma boa pedida para explorar relacionamentos.O filme mostra duas épocas diferentes, uma onde o casal está apaixonado e cheio de planos e outra 32 anos depois, quando a crise no casamento se instala. Carolina começa a questionar a decisão de abandonar seus sonhos de ser uma grande atriz, para se casar com o grande amor de sua vida. O filme vai mostrando o que teria acontecido se ela tivesse seguido outras opções. A cada mudança no passado, são mostrados os desdobramentos no presente.

Reflexões a serem exploradas pelo coach parental com os clientes:

Esse filme é perfeito para trabalhar a falta de diálogo entre os casais e o abismo que se cria quando uma das partes decide abrir mão de sonhos pelo parceiro, mas pelos motivos errados. Mostra como muitas vezes os casais ocultam desejos e tomam a maioria das decisões apenas para “agradar” o outro, perdendo completamente a identidade ao longo do caminho,  e o quanto essas ações são prejudiciais em um relacionamento.

 

Não sei como ela consegue (2011)

Um excelente filme para abordar o papel de muitas mães modernas. Quem é que consegue ser a esposa perfeita, cuidar dos filhos e participar de todas as suas atividades dentro e fora da escola, deixar a casa impecável e ainda bombar no trabalho? Kate é uma executiva lotada de trabalho. Com dois filhos  pequenos e um marido que a ajuda muito, ela vive se desdobrando em mil. Ela sofre com algumas coisas que não consegue dar conta, até que leva um choque de realidade que a faz perceber certas coisas que estavam bem a sua frente.

Reflexões a serem exploradas pelo coach parental com os clientes:

Esse filme permite explorar a vida corrida de mulheres que trabalham fora e que possuem posições de destaque em empresas e na família. Será mesmo que o importante é dar conta de tudo? Ou organizar a rotina de modo que faça sentido para família?

 

Duas Vidas (2000)

Outro filme antigo excelente filme para ver com a família. Russos, na casa dos 40 anos, encontra um garoto gordinho, de oito anos, que na verdade é ele mesmo, só que 32 anos mais novo. O menino traz à memória do protagonista recordações indesejáveis da infância e, por sua vez, fica infeliz ao ver o que se tornaria mais tarde: “um homem sem cachorro e sem namorada”. Ele também tem uma relação complicada com o pai e no decorrer do filme os motivos desse distanciamento fica mais claro. O filme trata de como os pais podem criar feridas nos filhos sem imaginarem e como em algumas situações estão lidando com os próprios medos e problemas, enquanto educam.

Reflexões a serem exploradas pelo coach parental com os clientes:

O filme traz a necessidade de cura da criança interior e de fazer as pazes com os pais. O personagem tem possui uma incapacidade de dizer o que sente e um tique nervoso no olho, decorrente de uma situação com o seu pai. A cura das relações familiares e a aproximação da criança interior é essencial.

Coloque nos comentários as suas sugestões de filmes para profissionais Parentais, que você usa ou já usou nos seus atendimentos ou que assistiu e viu uma mensagem importante e que precisa ser compartilhada!

Compartilhe a lista com os profissionais parentais que você conhece.

 

 

Leia também: 05 Filmes para Motivar e Trabalhar com Adolescentes e Pais

Por | 2018-02-01T12:32:04+00:00 setembro 24th, 2017|Empreendedorismo, Mães Empreendedoras, Parent Coaching|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário